Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 1 - Lago dos Tigres

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Santa Catarina

Cidade

Belmonte

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TELEDERMATOLOGIA: USO DA FERRAMENTA PARA DIAGNÓSTICOS, CONDUTAS E RASTREAMENTO DE CÂNCER PELE NA APS

Apresentação/Introdução:

O objetivo do uso de tecnologias é o fortalecimento da capacidade resolutiva respondendo os problemas demandados e atender com integralidade à saúde na APS.A frequência de dermatoses na APS é alta apresentando grande impacto na qualidade de vida das pessoas.Escassez de políticas públicas nesta área e o tempo destinado ao ensino dermatológico na graduação médica reduzido tornam o acesso ao especialista restrito e a espera longa.Entretanto muitas dermatoses são benignas ou podem ser resolvidas na própria APS.O cenário do SUS com demandas reprimidas e a distância geográfica ao acesso à especialidade SUS sendo o rastreamento de câncer de pele e as outras dermatoses deverá cada vez mais ter enfoque nas ações das equipes APS.A teledermatologia tem sido apontada como uma interessante alternativa visto que a fotografia digital é a ferramenta mais comum para a captura de informações diagnósticas como substituto da visualização imprescindível para o diagnóstico possibilitando uma avaliação de médico especialista independendo da distância.A nossa população na grande maioria tem pele de cor clara e a economia agrícola com exposição frequente ao sol.A pesquisa tem intuito de mostrar a eficiência e a resolutividade do método de telediagnóstico na APS do Município de Belmonte no período de 2019 a 2022.Instrumento de relevância para o manejo e diagnostico oportuno com objetivo de ampliar o olhar em relação ao agravo em dermatologia contribuindo com a qualificação e resolubilidade APS-SUS.

Objetivos

Geral: Demonstrar a importância do uso do teledermato para o diagnóstico precoce das patologias de pele. Definir hipóteses diagnósticas, condutas dermatológicas e a resolutividade do método de telediagnóstico para rastreamento do câncer de pele e outras dermatoses na APS do município de Belmonte.Específico:Quantificar as hipóteses diagnostica para câncer de pele melanoma, não melanoma e outras dermatoses expedidas na teledermatoscopia em relação a demanda total enviada pela Equipe de APS. Destacar a importância do telediagnóstico como ferramenta de apoio no tratamento de doenças de pele na APS.Fortalecer a adesão à Teledermatologia como ferramenta de apoio para classificação de risco e regulação de acesso a especialidade médica em dermatologia no SUS.Diagnóstico e tratamento oportuno das doenças de pele com embasamento no uso do teledermato.Reduzir custos no encaminhamento e tratamento com a regionalização. Promover entendimento sobre o tema melhorando a qualidade de vida dos usuários.

Metodologia

Os dados levantados no período 2019 a 2022 de todos os pacientes que procuram a APS, que relatam ou apresentem algum tipo de alteração de pele, onde serão avaliados e encaminhados por profissional médico para a realização do exame de teledermato. Incentivar a realização do exame através da realização de campanhas com o uso do teledermato para identificação de doenças de pele. Com o resultado da tele consultoria e se tratando de alguma patologia de pele, baseado na classificação de risco e hipótese diagnóstico serão dados os encaminhamentos necessários. Município realizara compra de serviço regional da especialidade de Dermatologia para essas situações especificas, onde não haverá custo para o paciente quando a porta de entrada for à APS e com laudo da teledermatoscopia. Referência e contra referência dos casos para dados estatísticos. Analise de custo benefício quando do uso da ferramenta. Utilização dos registros de telediagnósticos realizados na APS para análise de variantes como: Número de hipótese diagnóstico de câncer de pele do tipo MELANOMA. Número de hipótese diagnóstico de câncer de pele NÃO MELANOMA (CEC ou CBC).Número de hipótese diagnóstico em OUTRAS DERMATOSES. Número de exames com indicação de TRATAMENTO na UBS Número de exames sem hipótese diagnóstico. Número necessário de encaminhamentos realizados a especialidade de dermatologia com classificação de risco. Paciente terá o agendamento para a realização do exame imagem e de devolutiva do resultado do laudo.

Resultados

No período 245 exames analisados se percebeu um aumento no número de exames realizados sendo encontrado os seguintes resultados:09 hipóteses diagnóstico de MELANOMA, 52 hipóteses diagnóstico de NÃO MELANOMA, 138 hipóteses diagnóstico de OUTRAS DERMATOSES, 46 SEM HIPÓTESE diagnóstico, mas com necessidade de avaliação presencial de especialista e 133 encaminhamentos a REFERENCIA DE DERMATOLOGIA.No ano de 2022 para incentivar uso da ferramenta utilizamos das campanhas já desenvolvidas pela APS de saúde da mulher e saúde do homem e livre demanda para dentro dos cuidados de saúde estimular o cuidado com a pele e realizando quando necessário o exame.Com uma população de aproximadamente 2635 habitantes verificou-se número alto de diagnósticos de MELANOMA a forma mais grave do cancere de pele.Na análise de classificação de risco o que mais se destacou com 80 casos foi a VERDE(Avaliação clinico-cirúrgica com especialista) com 77 casos a BRANCA(Sem necessidade de intervenção ou acompanhamento no momento) com um número expressivo de 53 casos AMARELO(Encaminhar com Prioridade ao Ambulatório de Referência) e 37 casos na cor AZUL (Tratamento na Unidade Básica de Saúde).Em análise aos dados podemos perceber que temos muitos casos de doenças de pele que podem ser resolvidas nas APS(114) mediante apoio técnico disponibilizado pelo telediagnóstico.E ainda muitos casos de doenças de pele sem diagnóstico e tratamento adequado.Resultados positivos proporcionando entendimento e qualidade de vida.

Conclusoes

Santa Catarina é referencia nacional em laudos a distancia em dermatologia.A teledermatoscopia se mostrou eficiente no diagnóstico precoce para o câncer pele do tipo MELANOMA pois nenhum teve metastase.Com o uso da ferramenta e a distancia geográfica da referencia SUS em dermatologia o município fez a compra de serviço regional em dermatologia proporcionando um atendimento especializado de qualidade totalmente gratuito.A ferramenta é extremamente relevante na vida das pessoas acometidas por essas patologias por sermos um município com uma população de pele clara uma economia agrícola com exposição frequente aos danos causados pelo sol e pela distância da referência SUS.O telediagnóstico dá suporte no tratamento de muitas dermatoses na APS pois além de hipóteses diagnósticas no laudo são feitas sugestões de tratamento possibilitando que o mesmo aconteça na UBS auxiliando a ESF a oferecerem um atendimento eficiente e resolutivo contribuindo para o aumento na qualidade de vida dos indivíduos.A ferramenta esta disponível de forma gratuita e possibilitou aos usuários acesso oportuno ao serviço, diversas dermatoses com diagnóstico e tratamento precoce, otimização dos recursos públicos e proporcionando um serviço de excelência no SUS.