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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

13

Estado

Santa Catarina

Cidade

Balneário Camboriú

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TELECONSULTORIA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ: QUALIFICANDO A FERRAMENTA DE REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA.

Apresentação/Introdução:

Uma Rede de Atenção à Saúde deve estar organizada de forma hierarquizada, territorializada e que garanta o acesso integral e equânime a todos os cidadãos adscritos em um determinado território. Para tanto, torna-se cada vez mais indispensável a utilização de ferramentas e recursos, por parte dos municípios, que garantam o direito à Saúde de sua população, valorizando a resolutividade e eficiência de suas ações, reduzindo assim os riscos à saúde coletiva. Neste sentido, preocupado com a intensa demanda reprimida de suas filas de espera, nas diversas especialidades médicas, o Município de Balneário Camboriú decide implantar a ferramenta da Teleconsultoria do Programa Telessaúde de forma articulada entre a Atenção Básica e Especializada de Saúde. A Teleconsultoria é uma consulta registrada e realizada entre profissionais de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, podendo ser realizada em tempo real ou por meio de mensagens. A proposta de implantação desta ferramenta foi a de qualificar os encaminhamentos dos profissionais médicos da Atenção Básica aos Especialistas Ambulatoriais da Atenção Especializada, contribuindo assim para uma rede de capacitação e instrumentalização de profissionais de Atenção Primária e Estratégia de Saúde da Família, otimizando o uso de vagas especializadas, reduzindo assim as demandas reprimidas.

Objetivos

Objetivo Geral: Diminuir a demanda reprimida das filas de espera das diversas especialidades médicas ambulatoriais do município, bem o tempo médio de espera do paciente aguardando por primeira consulta. Objetivos Específicos: Ampliar a resolutividade da Atenção Básica, propondo uma ferramenta de referência e contrarreferência que diminua as demandas reprimidas na Atenção Especializada de Saúde Utilizar a tecnologia a favor das práticas de saúde, com foco na qualificação dos encaminhamentos de pacientes entre os dispositivos de saúde Instrumentalizar o profissional da Atenção Básica para que possa conduzir, de forma mais segura e assertiva, as demandas de saúde nas Unidades Básicas de Saúde Ampliar a qualidade da assistência do usuário do SUS, em nível primário, enfatizando o cuidado continuado e longitudinal na Atenção Básica.

Metodologia

A implantação da Teleconsultoria em Balneário Camboriú iniciou em maio de 2017, com a Especialidade de Dermatologia. Em julho de 2019 implantou-se as Teleconsultorias em Ortopedia e Reumatologia. Em novembro de 2020 foram implantadas as de Endocrinologia, Cardiologia e Neurologia. Em março de 2023 foram implantadas as de Gastroentorologia, Cirurgia Geral e Angiologia. O fluxo de atendimento implantado, com o uso desta ferramenta, consistia que, para encaminhamentos de pacientes às especialidades supracitadas, o médico da Atenção Básica deveria realizar uma teleconsultoria, na qual preencheria um formulário de anamnese fornecido pelo sistema Telessaúde, exigindo que ele realizasse um exame clínico e avaliação criteriosos do paciente, prestando assim informações precisas de seus achados, subsidiando seu encaminhamento ao especialista. Após envio das informações o especialista (teleconsultor) avalia as informações, orienta com fundamentação teórica, solicita exames para embasar diagnóstico e, caso necessário, procede encaminhamento ao Ambulatório de Especialidades Médicas para que paciente seja acompanhado com especialista requisitado. Todos os registros das Teleconsultorias ficam registrados no sistema do Telessaúde e no Sistema de Prontuário Eletrônico do paciente, adotado pelo município. Todos os teleconsultores especialistas são profissionais atuantes da rede de saúde do município e recebem uma bonificação por produção (teleconsultorias respondidas).

Resultados

Em 2017, anterior ao início da teleconsultoria, a fila de espera de primeira consulta com especialista em Dermatologia era de aproximadamente 2200 pessoas aguardando, com tempo de espera médio de 24 meses. Atualmente a fila de espera é de 237 pessoas aguardando, com tempo médio de espera de 04 meses. Em 2019, a fila de ortopedia apresentava 1655 pessoas aguardando, com tempo médio de agendamento em 14 meses para uma primeira consulta. Nos dias de hoje a demanda reprimida é de 126 pacientes aguardando, com tempo médio de 30 dias para agendamento. No que se refere a fila de reumatologia, evidenciava-se uma fila de espera de 895 pessoas com tempo médio de 11 meses de espera. Hoje o tempo de espera é de 05 dias, com apenas 15 pessoas aguardando primeira consulta. Em 2020, anterior a implantação do terceiro ciclo de teleconsultoria, a fila de endocrinologia possuía 795 pacientes aguardando, com tempo médio de agendamento de 09 meses. Atualmente, encontra-se com demanda reprimida de 22 pacientes, com tempo de espera de 07 dias. Já na especialidade de cardiologia, no mesmo ano, percebia-se demanda reprimida de 1609 pacientes, sendo que atualmente evidencia-se demanda reprimida de 56 pacientes, com diminuição do tempo médio de agendamento de 15 meses para 10 dias. Por fim, a especialidade de neurologia, também sofreu diminuição da demanda reprimida, passando de 1420 pacientes aguardando consulta para 40 pacientes com a diminuição do tempo de espera de 12 meses para 30 dias.

Conclusoes

Percebe-se a diminuição expressiva da demanda reprimida em todas as seis especialidades com fluxo de encaminhamento via Teleconsultoria implantado. Com a Teleconsultoria foi possível manter o paciente leve em acompanhamento regular na Atenção Básica, sendo os mais graves encaminhados com critérios diagnósticos mais eficientes e precisos, com encaminhamentos mais qualificados. Percebeu-se a diminuição de gastos com consultas apenas para solicitação de exames, sendo estas solicitações de exames já realizadas nas teleconsultorias em sistema informatizado, liberando assim maior volume de consultas para agendamentos já qualificados anteriormente pela Teleconsultoria. A Teleconsultoria, além de possibilitar instrumentalização aos profissionais da Atenção Básica, serviu como dispositivo de referência e contrerreferência de paciente entre os dispositivos da rede, pois na própria comunicação entre profissional e teleconsultor pôde-se traçar diversos tipos de planos terapêuticos envolvendo os diversos componentes do território. O uso da Teleconsultoria foi um avanço tecnológico para a Saúde municipal, sendo tão eficaz que o município implantou as teleconsultorias em Angiologia e Gastroenterologia a partir do dia 10/03/2023.

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