Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 1 - Lago dos Tigres

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Santa Catarina

Cidade

Brusque

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

SUSRRIA: PROMOVENDO BEM-ESTAR ATRAVÉS DA MÚSICA EM PACIENTES ACAMADOS/DOMICILIADOS DE BRUSQUE - SC

Apresentação/Introdução:

Com a realização de visitas aos usuários do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do município de Brusque-SC, foi possível observar nos pacientes acamados/domiciliados sentimentos de solidão, tristeza e déficit de socialização, haja vista, o quadro clínico em que este público se encontra. Com a perspectiva de atender as necessidades emocionais, afetivas e sociais dos pacientes atendidos pelo programa, a equipe técnica elaborou uma proposta de atendimento diferenciado, proporcionando entretenimento com música no ambiente domiciliar, com o objetivo de promover momentos de alegria, bem-estar e interação social. A proposta visou realizar um dia atípico de atendimento na rotina dos pacientes, na qual o olhar e atuação dos profissionais ultrapassam as questões do adoecimento. Utilizando a música como uma metodologia de interação, trazendo benefícios tanto emocionais quanto físicos. Neste sentido, destaca-se: o estímulo motor com a utilização de instrumentos musicais, o resgate de memórias afetivas, o estímulo da fala, promovendo a vitalidade do aparelho fonador, a manutenção da atividade muscular da visão através da leitura das letras das músicas, o resgate da autoestima e da interação social. Sabe-se que estímulos são fundamentais para movimentar funções cerebrais e assim retardar a progressão de doenças degenerativas. As canções permitem que o paciente se localize no tempo e no espaço e, o diálogo sobre as músicas, resgatam momentos gratificantes e fatos da vida.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Oportunizar a vivência com a música durante as visitas domiciliares de pacientes inseridos no SAD de Brusque/SC. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Promover o prazer, o bem-estar físico e emocional do usuário Reduzir o isolamento, sentimentos de tristeza e solidão Promover a qualidade de vida Proporcionar cuidado integral aos pacientes e familiares Fortalecer o vínculo da equipe com pacientes e familiares Melhorar o humor e diminuir a ansiedade através das atividades musicais Resgatar memórias afetivas Resgatar a autoestima do paciente Estimular áreas psicomotoras.

Metodologia

O Projeto denominado SUSRRIA, foi criado em 2022 com o objetivo de promover através da música, saúde, bem-estar, qualidade de vida, reabilitação e equilíbrio afetivo e emocional dos pacientes atendidos pelo SAD de Brusque-SC. As visitas domiciliares com musicoterapia ocorreram duas vezes ao mês, totalizando 04 pacientes por dia de atividade, contemplando um total de 08 pacientes por mês. Os pacientes selecionados foram convidados a participar da atividade pela equipe de saúde em um dia de visita de rotina e de cuidados. Os familiares e pacientes que demonstraram interesse na participação do projeto, realizaram entrevista prévia para coleta de dados referentes à história de vida, aspectos culturais e interesses musicais. As visitas foram programadas e agendadas antecipadamente. A equipe que promove a experiência com música no domicílio é formada pelos profissionais de saúde do SAD, os quais utilizam instrumentos musicais como violão, chocalho, pastas com as letras de músicas, partituras e adereços. Neste dia, a equipe sugere que os cuidadores/familiares contatem vizinhos, amigos próximos e pessoas que possuam vínculo afetivo com o paciente para participarem do encontro a fim de promover maior entretenimento e interação social.

Resultados

Foram realizadas 34 visitas domiciliares até o momento e, através dos relatos dos pacientes e familiares/cuidadores, foi observado melhora da satisfação do usuário, família e cuidador em relação ao serviço prestado, da ampliação do vínculo entre paciente/cuidador/equipe de saúde, da maior aceitação e confiança em relação aos tratamentos propostos pelo SAD, do aumento de interação social e autoestima dos pacientes. Verifica-se ainda, que nos dias de realização de atividades musicais, a família demonstrou-se motivada nos cuidados e preparação com ao paciente, realizando organização prévia do ambiente, seleção de vestimenta e incentivo aos cuidados pessoais (vestimenta, maquiagem, perfume) proporcionando ao mesmo um dia festivo. Na sequência encontra-se a transcrição dos relatos dos participantes dos encontros musicais: “A musicoterapia alegra nossos corações, é um trabalho maravilhoso, um trabalho lindo, que vale a pena” (J.C) “Foi mágico, trouxe uma alegria para gente, os amigos comemoraram muito, foi uma festa durante uns três dias” (W.SW) “Genial, engrandece as pessoas que são visitadas através da música, através da alma, canta o coração e canta a alma” (W.SW).

Conclusoes

O gosto pela música é inerente ao ser humano, desde o nascimento até idades mais avançadas. É possível perceber que a canção acalma e traz bem-estar. Nesta perspectiva, o projeto SUSRRIA promoveu uma atividade humanizada no ambiente domiciliar, proporcionando um dia festivo e diferenciado, incorporando ao atendimento tradicional, momentos de alegria, interação social e ativação de memórias. Diante deste processo, é necessário que haja ampliação dos olhares das equipes de saúde no SAD, não somente no processo de saúde doença, mas com uma visão integrativa, social e emocional, visto que o cuidador/familiar muitas vezes encontra-se estressado pela rotina de cuidado, logo o apoio afetivo ao cuidador e usuário torna-se essencial para obtenção da melhoria de qualidade de vida do paciente.