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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Santa Catarina

Cidade

Massaranduba

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

SAÚDE PARA TODOS: ELABORAÇÃO DE MATERIAL ILUSTRATIVO E EDUCATIVO EM SAÚDE

Apresentação/Introdução:

Sabemos que a comunicação é uma ferramenta indispensável em todos os aspectos, principalmente no contexto da assistência, sendo a forma escrita a mais utilizada nas atividades e fins educativos em saúde. A comunicação existe em duas vias, a de quem comunica e a de quem recebe, sendo de extrema importância equalizar ambos para bom entendimento do paciente como forma de atingirmos a equidade, isto é, fornecer as mesmas condições aos pacientes adaptados a suas realidades. Na área da saúde, lidamos com diversos públicos com diferentes níveis de escolaridade e renda, não sendo possível aplicar a mesma linguagem para todos. Dessa forma, para o profissional de saúde que acompanha o individuo, em qualquer ciclo vital, a comunicação vai representar uma das principais ferramentas do seu trabalho, exigindo assim amplo conhecimento e habilidades extras para todas as faixas etárias e condições especiais, como crianças, adultos com transtornos mentais, idosos, pacientes analfabetos e/ou com baixo grau de escolaridade. Sendo assim, a relação comunicação-educação é bem evidente na intervenção terapêutica das doenças crônicas cujo resultado depende não só de medicamentos, mas sim relacionada com a forma de como o paciente foi educado e informado sobre sua patologia.

Objetivos

Elaborar materiais ilustrativos como forma de educação em saúde para pacientes em condições especiais de aprendizagem atendidos na rede básica de saúde do município de Massaranduba/SC

Metodologia

Através de inúmeros atendimentos individuais e coletivos, a nutricionista vinculada à Equipe Multiprofissional de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do município de Massaranduba, percebeu que somente materiais de forma escrita não estariam atendendo os objetivos do tratamento proposto, principalmente em pacientes idosos analfabetos e com baixo grau de escolaridade. Define-se material educativo impresso como folhetos, panfletos, folder, livreto cuja proposta é proporcionar informação sobre promoção da saúde, prevenção de doenças, modalidades de tratamento e autocuidado. Após atendimento individual de um paciente autista com família analfabeta, foi reescrito o cardápio proposto em forma de figuras ilustrativas com pratos das refeições, horários, opções de substituição e formas de preparo. Em outro atendimento individualizado, paciente idoso analfabeto e desnutrido teve prescrição de suplemento alimentar para recuperação do peso ideal. Onde foi ilustrado na embalagem da lata a forma de preparo do pó e indicação de horário para ingestão. Na farmácia central do município, são elaboradas etiquetas ilustrativas com o horário indicado e quantidade, sendo essas anexadas em blisters ou frascos, garantindo a adesão ao tratamento. Outros profissionais da rede que identificarem demanda nos atendimentos poderão solicitar criação de material educativo ilustrado através do Formulário de requerimento disponível na Coordenação de Atenção Básica.

Resultados

Como forma de mensurar os resultados obtidos, verificou-se a adesão dos pacientes após entrega dos materiais confeccionados, podendo citar ganho de peso do paciente idoso, que em 30 dias após uso correto do suplemento obteve ganho de peso de quase 3kg. O paciente autista com a família analfabeta, após entrega do material, verificou-se em recordatório 24h a evolução na ingestão dos alimentos e pode-se mensurar perda de peso de 1kg em 30 dias, onde nos seguintes acompanhamentos evidenciaram seguimento do tratamento. Outros resultados não mensuráveis podem ser citados como a adesão tratamento medicamentoso com a entrega de etiquetas na farmácia básica. Através das confecções criadas, verificou-se que para a produção de material impresso, três aspectos devem ser considerados: linguagem, layout e ilustração. Vale destacar a importância da ilustração (desenhos, imagens, fotografias, símbolos) para a legibilidade e compreensão de um texto. Sua função é atrair o leitor, despertar e manter seu interesse pela leitura, complementar e reforçar a informação. A ilustração deve permitir que as pessoas se identifiquem com a mesma. O layout e o design tornam o material mais fácil de ler e mais atraente para o leitor.

Conclusoes

Diante do exposto, concluí-se que o entendimento da realidade do paciente é fundamental para o planejamento de intervenções na Atenção Primária onde sabe-se que a adesão ao tratamento de doenças crônicas é difícil por gerar mudanças em estilo de vida, impossibilidade de cura, grande quantidade de medicamentos e sinais de complicações que desmotivam o paciente. Contudo, intervenções simples como imagens auto explicativas ou etiquetas para informações, pode ser uma estratégia viável e de baixo custo para o controle e tratamento de diversas patologias. Desta forma, conhecimentos acerca dos aspectos sócio-econômicos e culturais do paciente atrelados à criatividade tornam-se instrumentos básicos para direcionamento do profissional em suas orientações e conduta promovendo a saúde como um todo, ou seja, colocando em prática a integralidade ao indivíduo prevenindo doenças, desenvolvendo habilidades e principalmente favorecendo a autonomia do paciente.