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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 1 - Lago dos Tigres

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Santa Catarina

Cidade

Gaspar

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

REORGANIZAÇÃO DO ACESSO À FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) NO MUNICÍPIO DE GASPAR/SC.

Apresentação/Introdução:

O município de Gaspar/SC, através do CENSO 2010, possui uma estimativa populacional de 71.925 habitantes, com 18 equipes de Saúde da Família (SF) e 03 equipes Multidisciplinares contendo Fisioterapeutas. Essas 18 equipes de SF estão distribuídas em três regiões de saúde, sendo assim disponibilizamos Fisioterapeuta para atender nessas regiões. Com um único prestador de serviço credenciado ao SUS que atende Fisioterapia e encaminhamentos desnecessários dos Especialistas, a Fisioterapeuta Reguladora procurou a Supervisão da APS e os demais Fisioterapeutas da rede municipal em 15/06/2022 para discussão sobre as possíveis ações para a redução do tempo de espera dos usuários que necessitam de sessões de Fisioterapia. Nesta data a fila de espera para acessar a Fisioterapia era de 739 usuários, sendo o encaminhamento mais tardio de Setembro de 2020, ou seja, a espera para acessar o serviço de Fisioterapia nos casos eletivos era de aproximadamente 21 meses. Em busca da Integralidade do cuidado ao usuário do SUS e da ampliação do acesso ao Serviço de Fisioterapia, foram feitos alguns encaminhamentos: 1. Dialogar com Médicos Especialistas apresentando outras estratégias já existentes na rede, como grupos de atividade física implementados na comunidade 2. Dialogar com as ESFs para reorganizar os encaminhamentos à Fisioterapia 3. Organização do processo de triagem dos usuários encaminhados à Fisioterapia já inseridos no SISREG.

Objetivos

Objetivo Geral: • Reduzir o tempo de espera do usuário para acessar o Serviço de Fisioterapia. Objetivos Específicos: • Reorganizar o fluxo dos encaminhamentos para Fisioterapia mantendo os usuários em seus próprios territórios. • Qualificar os encaminhamentos da rede de saúde à Fisioterapia • Realizar atividades de Fisioterapia em grupo para as comorbidades mais comuns e mais brandas nas ESFs. • Otimizar os profissionais Fisioterapeutas inserindo-os na APS. • Melhorar a qualidade de vida dos usuários focando no autocuidado.

Metodologia

No primeiro momento, após a identificação do tempo de espera para acessar o Serviço de Fisioterapia foi realizada reunião com os Médicos Especialistas em Ortopedia e em Neurologia para serem apresentados a eles os serviços que já estão em funcionamento na rede de saúde municipal, e que podem ser orientados aos usuários como outras opções, além da Fisioterapia que são os Grupos de Atividade Física das Unidades de Saúde da Família, Grupo de Hidroginástica e orientações de atividade física no autocuidado do usuário, com o objetivo de qualificar os encaminhamentos para Fisioterapia realizados por estes Médicos Especialistas e agilizar o acesso dos usuários à reabilitação. Após essa conversa foram identificadas no SISREG as demandas represadas por Unidade de Saúde da Família e os Fisioterapeutas iniciaram as avaliações individuais nos territórios dos usuários identificando assim os problemas de saúde e as queixas principais em comum entre esses usuários. Com isso foram iniciados grupos de reabilitação com os usuários, acompanhando-os por um determinado período e na sequência sendo entregue material de orientação para que os usuários mantenham em suas rotinas as práticas indicadas para seus problemas relacionados a Fisioterapia tendo em foco o autocuidado. E para finalizar o alinhamento das ações propostas, a partir da realização dos grupos de Fisioterapia nas Unidades de Saúde da Família os novos encaminhamentos para Fisioterapia já serão avaliados na própria APS.

Resultados

No dia 15/06/22 a fila de espera para acessar a Fisioterapia acumulava 739 usuários, sendo o encaminhamento mais tardio de 09/2020, ou seja, a espera para acessar o serviço de Fisioterapia era de aproximadamente 21 meses. Após a conversa com os Médicos Especialistas observou-se que reduziu a quantidade de encaminhamentos para Fisioterapia, sendo que aumentou a procura pelos Grupos de Atividade Física das Unidades de Saúde da Família, assim como nos Grupos de Atividade Física dos Idosos da Secretaria de Assistência Social ativos em todos os bairros do município sendo esta ação intersetorial um resultado alcançado e não planejado. Em relação as avaliações individuais realizadas nas Unidades de Saúde da Família, os Fisioterapeutas conforme avaliação, mantinham o usuário na fila de espera para acesso à Clínica de Fisioterapia ou já deixavam agendado para participação no grupo de Fisioterapia no próprio território da Atenção Primária, ora na própria Unidade de Saúde, ora em outros locais como salão de igreja, praças, sindicato, entre outros. Após estas ações que ficaram padronizadas como novo fluxo de acesso ao serviço de Fisioterapia, no dia 16/02/23, a fila de espera para Fisioterapia era de 324 usuários, sendo que o encaminhamento mais tardio era do mês de Maio/22, ou seja, a espera para acessar a Fisioterapia passou para aproximadamente 09 meses. Sendo assim, observou-se uma redução de 56,16% da fila de espera e uma redução de 57,14% no tempo de espera para fisioterapia.

Conclusoes

Como a APS é o primeiro nível de acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde - SUS sendo responsável por ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, pensou-se nessa estratégia de prover este acesso à reabilitação diretamente na APS, sendo assim uma estratégia fundamental para aumentar a efetividade e resolutividade do serviço de reabilitação, assim como fundamental para a integralidade no cuidado do usuário do SUS. Com isso, o que era uma preocupação pontual com um problema, se tornou um novo fluxo de trabalho facilitando o acesso aos usuários e diminuindo o tempo de espera pelo serviço de Fisioterapia, além de diminuir os gastos com serviços credenciados de Fisioterapia. Constatou-se assim, que para se ter efetividade e resolutividade na APS é necessária a adoção de um processo criterioso e organizado, que possibilite o levantamento da real situação de saúde em análise qualificando a assistência aos usuários e colaborando com a gestão identificando os processos que possibilitem o redirecionamento de gastos, contribuindo para um resultado efetivo dos serviços de saúde.