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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Santa Catarina

Cidade

Blumenau

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

REINSERÇÃO SOCIAL DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS ATRAVÉS DOS ESTUDOS: UTILIZANDO O TEMPO DE TRATAMENTO

Apresentação/Introdução:

A doença renal crônica consiste em uma nova realidade que provoca medo, insegurança e dúvidas relacionadas à continuidade da vida. Em cada sessão de hemodiálise, o paciente permanece conectado em uma máquina, em média 4 horas, 3 vezes na semana. Essa rotina acompanha mudanças sociais, familiares e econômicas, muitas vezes impedindo o paciente de trabalhar e/ou estudar, dificultando a adesão ao tratamento e diminuindo a qualidade de vida do paciente. Com a intenção de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reinseri-los socialmente e aproveitar o tempo ocioso do tratamento, a Associação Renal Vida, em parceria com a Universidade Cidade Verde (UNICV) criou o Projeto Reaprender. Através dele, os pacientes renais têm a oportunidade de serem reinseridos aos estudos, utilizando o tempo de tratamento em hemodiálise para assistirem as aulas. O projeto também oportuniza que familiares também passem pelo processo de seleção de recebimento da bolsa de estudos. A universidade concede gratuidade em cursos de tecnólogo, graduação e pós-graduação. A Associação Renal Vida oferece tablets com fones de ouvido, doados por uma empresa de Blumenau, para que os pacientes realizem as aulas durante as horas de tratamento. A Renal Vida é uma instituição filantrópica, com matriz na cidade de Blumenau e unidades em Timbó, Rio do Sul, Brusque e Itajaí, contemplando 75 municípios de Santa Catarina, com 87% dos seus atendimentos realizados pelo SUS.

Objetivos

Objetivo geral: Reinserir socialmente pacientes renais crônicos através dos estudos.

Metodologia

O desenvolvimento do projeto se deu em 6 estágios: 1) Formatação da parceria da Universidade com a Associação Renal Vida 2) Avaliação e alinhamento em conjunto com o projeto 3) Seleção dos candidatos 4) Concessão de bolsas de estudos de acordo com cada necessidade 5) Disponibilidade de equipamentos para acesso ao EAD (tablets) 6) Expansão do projeto para todas as unidades. O público-alvo é composto por pacientes e familiares que manifestem desejo de fazer o ensino superior e/ou pós, com o objetivo de fortalecer o estímulo à vida, criando perspectivas de futuro. Além dos pacientes que realizam hemodiálise, os pacientes transplantados e da diálise peritoneal também tem a oportunidade de passar pelo processo de seleção. A seleção se dá através de uma entrevista semiestruturada. Após a seleção dos pacientes e familiares contemplados no projeto, a instituição universitária responsabiliza-se pelos processos burocráticos e orientação do aluno a respeito da metodologia de ensino, sistema e ambiente virtual. Aos alunos que realizam tratamento de hemodiálise é oportunizado a realização das aulas durante o tempo de tratamento, que pode variar de 3 a 5 horas, através do tablet disponibilizado pela instituição de saúde. Ainda, o paciente que é aluno do projeto conta com o auxílio de um membro da equipe multidisciplinar, intitulado de “padrinho”, que voluntariamente tem como missão acompanhar o desenvolvimento do paciente no processo de formação, através de motivação e estímulo.

Resultados

Foram abertos processos seletivos em 2021, 2022 e 2023. Atualmente temos 75 alunos ativos, sendo 36 pacientes em hemodiálise, 28 familiares, 05 pacientes em diálise peritoneal e 06 transplantados. O projeto já oportunizou a formatura de dois pacientes da hemodiálise, sendo um pós-graduado em Engenharia de Sistemas e uma Tecnóloga em Gestão da Qualidade. A média de idade dos alunos ativos é de 34 anos. A taxa de desistência/trancamento do curso desde o início do projeto é de 12,8% (11). Dos 75 alunos ativos, 21,3% possuem disciplinas pendentes por reprovações (16) e 78,7% dos alunos não possuem disciplinas pendentes e/ou reprovações (59). Os resultados qualitativos do Projeto Reaprender também mostram grande significância, através de depoimentos trazidos por pacientes e familiares. Michele (26 anos), paciente da hemodiálise que realiza o curso de Serviço Social, relata: “O que me motivou a escolher esse curso foi o intuito de ajudar pessoas, utilizo na maioria das vezes minhas quatro horas de sessão de hemodiálise para estudar, e meu objetivo para o futuro, além do transplante, é retornar para minha cidade e poder trabalhar como assistente social na clínica onde fui paciente.” Juliana, aluna do curso de Marketing Digital, relata: “O projeto foi um presente de Deus. Quando ganhei a bolsa, não imaginei que meu esposo seria recolhido por Deus tão rápido, mas ele deixou esse legado. Agradeço a equipe por ajudarem pacientes e familiares e terem essa oportunidade de estudar.”

Conclusoes

O Projeto Reaprender é inovador e pioneiro no Brasil. Estima-se que através dele, outras instituições de ensino possam ser estimuladas a realizarem parcerias com instituições de saúde. O projeto encontra-se alinhado com os princípios do SUS, onde a integralidade do cuidado está sendo oportunizada através da associação do tratamento de saúde com a qualificação na área da educação. O “apadrinhamento” voluntário dos alunos, realizado por membros da equipe multidisciplinar, e o fornecimento de bolsas para familiares dos pacientes, demonstra a intenção em fortalecer a equidade e universalidade dentro das características do projeto.

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