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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Santa Catarina

Cidade

Tigrinhos

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

REANIMANDO O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COM O PASSEIO PELA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Apresentação/Introdução:

Reanimar, no dicionário, significa restituir a vida, fazer reviver, tornar a animar-se. Simbolicamente, foi assim que as ações do PSE foram retomadas no município de Tigrinhos-SC: reiniciando a articulação entre os setores e resgatando o engajamento dos profissionais na construção de ações voltadas a comunidade escolar e além disso, trazendo de volta os escolares, que são repletos de vida e por conta da Pandemia por Covid-19, encontravam restrições no acesso aos serviços de saúde, afastamento da escola e grande necessidade de adaptação. Durante os dois anos de pandemia, 2020 e 2021, o processo de trabalho foi reorganizado, dificultando o desenvolvimento de ações multiprofissionais e intersetoriais e modificando a maneira como os escolares interagem com o sistema de saúde. Assim, pensando em resgatar as ações do PSE e o vínculo com a comunidade escolar, a equipe optou em inovar, trazendo os estudantes para dentro da UBS, realizando as avaliações clínicas, mas também oferecendo um passeio com experiências positivas e criando novas memórias sobre os profissionais, o espaço e o que acontece por lá. O passeio ocorreu no segundo semestre de 2022 e se deu em forma de circuito, no qual os estudantes realizaram avaliação antropométrica, avaliação visual, verificação da situação vacinal, avaliação em saúde bucal e/ou aplicação tópica de flúor, avaliação postural e para finalizar, foram brincar em um espaço com brinquedos infláveis e música.

Objetivos

Resgatar as atividades desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola que foram interrompidas durante a Pandemia. - Retomar as ações multiprofissionais e intersetoriais, buscando a aproximação e articulação dos setores saúde e educação - Oportunizar experiências positivas aos escolares na Unidade Básica de Saúde, reestabelecendo vínculos perdidos durante a pandemia - Realizar um diagnóstico situacional das condições de saúde dos estudantes, a fim de subsidiar o planejamento estratégico das ações do PSE.

Metodologia

A ação foi realizada de forma articulada pelos setores saúde e educação, contemplando os 516 alunos matriculados nas três escolas do município. Foram retomadas as reuniões do GTI-M para reorganizar o processo de trabalho das equipes, aproximando os setores e restabelecendo o planejamento articulado das ações do PSE. Em decisão compartilhada pela rede decidiu-se pela realização de um circuito de atividades na UBS, que compreendia ações estabelecidas na pactuação vigente do PSE e ações percebidas pela equipe multiprofissional como importantes. Ficaram definidas as seguintes ações: avaliação da acuidade visual (escala de snellen), avaliação antropométrica, avaliação de saúde bucal até o 6º ano (CEO-D e CPO-D) e após aplicação tópica de flúor, verificação da situação vacinal, avaliação postural (simetrógrafo e podoscópio) e para finalizar, brincadeiras com música no parque inflável e entrega de uma squeeze personalizada. Aos pais ou responsáveis foi enviado um termo informativo sobre a atividade e solicitado o envio da caderneta de vacinação. A ação foi organizada em três momentos, um dia para cada escola, e a vinda dos alunos correspondia ao turno de sua frequência escolar, matutino, vespertino ou noturno. Na data marcada, o transporte escolar conduzia as turmas até à UBS acompanhados pelos profissionais da educação. Ao chegar a UBS, a equipe acolhia os estudantes, orientava sobre como se daria o passeio e entregava um check list, que era sinalizado a cada etapa concluída.

Resultados

A atividade permitiu a reaproximação dos setores saúde e educação e a retomada das ações multiprofissionais e intersetoriais. Foram recebidos 452 alunos (87,5%), realizadas quase 2000 avaliações e contabilizados incontáveis sorrisos, de escolares e de profissionais. A verificação da situação vacinal identificou faltosos e promoveu a autonomia e o comprometimento do estudante que de posse de sua caderneta se dirigia a sala de vacina, recebendo um cartão que lhe parabenizava ou solicitava comparecer com responsável para vacinação. As crianças receberam tatuagens que brilham no escuro, uma experiência divertida em uma sala que para muitos é lembrança de dor e choro apenas. A avaliação postural evidenciou que dos 295 estudantes atendidos, 47,79% já sentiram ou sentem dores nas costas ao carregar a mochila, 68,79% possuem alguma alteração postural na coluna e 14,18% possuem alteração na pisada. Na avaliação antropométrica, evidenciou-se que 30,5% dos alunos apresentam alguma alteração e destes, 27,2% apresentam sobrepeso/obesidade. A avaliação ocular identificou 29 alunos com teste alterado, que demandam exames complementares. Nas atividades em saúde bucal, 322 estudantes realizaram o exame clínico da cavidade bucal para avaliar a prevalência da cárie dentária e os demais realizaram aplicação tópica de flúor. O resultado do CEO-D (5 e 6 anos) foi de 1,68%, superior ao de 2018 que era de 1,10% e o CPO-D (11 e 12 anos) foi de 1,30%, também superior ao de 2018 que era de 0,56%.

Conclusoes

A ação inovou a forma tradicional de execução do PSE possibilitando retomar as atividades intersetoriais e multiprofissionais, favorecendo a aproximação de estudantes e profissionais, resgatando vínculos perdidos e construindo novos. A atividade, embora realizada em uma unidade de saúde já conhecida pelos estudantes, tomou a proporção de atividade lúdica que diversificou a rotina e ofertou um espaço para expressão das necessidades. Guiados pelos profissionais e mesmo com uma sequência definida, os estudantes puderam circular pela UBS, olhar, perguntar e brincar de auscultar os batimentos uns dos outros, fazer tatuagem na sala de vacina e subir e descer na cadeira da dentista, desmistificando a percepção das restrições impostas pela pandemia e proporcionando interação e acolhimento destes que tem sede de socialização pela própria demanda do desenvolvimento. As avaliações realizadas em saúde bucal, nutricional, ocular, vacinal e postural permitem compreender as demandas por cuidado e constituíram um diagnóstico situacional importante que servirá como base para o planejamento em rede e implementação das ações, mantendo ativo o compromisso intersetorial com a pactuação vigente e representando um importante recomeço PSE no município.

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