Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 1 - Lago dos Tigres

Modalidade

1

Temática

7

Estado

Santa Catarina

Cidade

Brusque

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROGRAMA PRIMEIRO ABRAÇO: VINCULANDO O BINÔMIO MÃE-BEBÊ AOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Apresentação/Introdução:

Desenvolvido como parte da Política Nacional da Rede Cegonha, o Programa Primeiro abraço, visa assegurar à mulher e à criança, atenção humanizada e desenvolvimento saudável, através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Brusque e o Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja. Com o Programa Primeiro Abraço, a Secretaria de Saúde amplia o acesso aos serviços ofertados para a promoção da saúde materno infantil e orienta as famílias sobre a importância do devido acompanhamento nos primeiros dias de vida do bebê, para prevenir, assim, a morbidade e a mortalidade neonatal. De modo que, assim como um abraço, a ação visa cercar a criança e a família de cuidados, acolhendo as principais demandas do nascimento e do puerpério.

Objetivos

O programa tem como objetivos orientar ainda na maternidade sobre aleitamento e demais cuidados com o recém-nascido. Realizar os agendamentos dos principais atendimentos (pediatra, visita domiciliar na atenção primária a saúde, testes de triagem neonatal) nos primeiros dias de vida do recém-nascido. Ofertar a família um kit para o bebê: itens de higiene para o recém-nascido, uma bolsa de maternidade e materiais educativos impressos.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência da implementação de Programa Primeiro Abraço no município de Brusque no ano de 2021. O programa é vinculado a Direção de Especialidade responsável pela saúde materno infantil em parceria com a Direção de Atenção Primária em Saúde da Secretaria de Saúde do Município de Brusque. O público-alvo do programa são as puérperas residentes em Brusque/SC que realizaram parto na rede pública ( Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux). Dessa forma, o programa é desenvolvido no alojamento conjunto, onde todos os dias úteis uma técnica de enfermagem da secretária de saúde comparece e realiza as visitas em cada leito realizando orientações sobre aleitamento, cuidados com o RN, testes de triagem neonatal, encaminhamentos de acordo com a classificação de risco e a entrega de um kit para o bebê. Os recém-nascidos classificados como de risco, já são agendados para o pediatra e para a equipe de atenção primária, garantindo a vinculação com o território de origem e o acesso ao atendimento especializado, os bebês de baixo risco são agendados somente para as equipes de atenção primária. De forma que as puérperas, são informadas sobre a data e horário dos atendimentos agendados. Caso a puérpera tenha alguma dúvida ou dificuldade na amamentação além do atendimento realizado no hospital é ofertado um atendimento no serviço de referência em aleitamento do município, o posto de coleta de leite humano Amamenta Brusque.

Resultados

No ano de 2022 o Programa realizou aproximadamente 812 atendimentos de binômios mãe-filho, o que corresponde a 1.182 (60%) do total de nascidos vivos atendidos pelo SUS e munícipes de Brusque. Foram ainda 699 consultas pediátricas agendadas e entregues 750 kits do programa. Na atenção primária referente ao ano de 2022 houve um incremento de 18% no número consultas de enfermagem e médica ocorridas no primeiro mês de vida da criança, ampliando junto aos demais serviços ofertados pelo município o acesso ao SUS. Há evidências de que a maioria dos óbitos neonatais ocorre por causas evitáveis, em especial por falta de assistência adequada à gestante e ao recém-nascido. Dessa maneira, entende-se que, para se trabalhar em rede, é fundamental que todos os pontos de atenção necessários ao cuidado materno infantil estejam conectados, a comunicação antecipada entre a maternidade e a atenção primária fortalecer a puericultura como forma de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, refletindo uma melhoria na qualidade da assistência prestada e detecção precoce de doenças.

Conclusoes

O Programa Primeiro Abraço completa 2 anos em 2023 e por meio dele tem sido possível promover a vinculação da família com a sua respectiva unidade de saúde e demais serviços de saúde. Com base no exposto, evidencia-se a importância do programa, pois com a prática diária e todos os objetivos que o cercam, este tornou-se referência na rede municipal de atenção à saúde e configurou-se como uma ferramenta para um Sistema Único de Saúde no município de Brusque/SC mais resolutivo.