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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 17 - Pequi

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Santa Catarina

Cidade

Brusque

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLEMENTAÇÃO DO SERVIÇO CUIDADO FARMACÊUTICO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BRUSQUE

Apresentação/Introdução:

A questão do uso racional de medicamentos tem despertado sérias preocupações entre alguns profissionais e gestores de serviços de saúde [1]. Tal preocupação surge das evidências de que a sociedade está pagando um alto preço pelo consumo exagerado de medicamentos por uma parte da população (gerando efeitos adversos, dependência, resistência microbiana, doenças iatrogênicas) e pelo não-acesso a medicamentos essenciais por parte de outra parcela da mesma população, resultando em complicações e óbitos evitáveis, ferindo os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e agravando a problemática da insuficiência de recursos financeiros no setor saúde [2] . Para propiciar que os usuários alcancem o máximo benefício terapêutico com o menor risco possível, de forma técnica e economicamente viável para o sistema de saúde, é imprescindível que conhecimentos e habilidades desenvolvidos por diferentes disciplinas participem do complexo processo de medicar [3]. O serviço de farmácia clínica, onde será disponibilizado aos usuários o cuidado farmacêutico, pretende identificar qualquer problema relacionado ao uso de medicamentos e auxiliar os usuários da rede de atenção à saúde de Brusque. O intuito deste serviço é a adesão efetiva do paciente ao tratamento, buscando sempre o controle ou solução do problema em saúde.

Objetivos

Estudar os resultados clínicos dos primeiros seis meses da implementação de um serviço de Cuidado Farmacêutico (CF) na Secretaria Municipal de Saúde de Brusque com Colaboração Interprofissional. • Comparar os indicadores obtidos no início do processo de cuidado farmacêutico e aqueles coletados após a terceira consulta farmacêutica deste paciente, a fim de caracterizar os impactos do serviço na saúde deste indivíduo.

Metodologia

Contexto do Serviço Farmacêutico: O atendimento está sendo realizado em 2 salas destinadas ao serviço de cuidados farmacêuticos, que ficam anexas a Farmácia Básica Central no prédio da Policlínica de Especialidades. Todas as UBS foram capacitadas a encaminhar participantes ao serviço, bem como são atendidos usuários por demanda livre. Os farmacêuticos habilitados a este serviço de farmácia clínica realizaram capacitação para o Cuidado Farmacêutico promovida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Avaliação: Estão sendo avaliados indicadores de processo, social, prescrição e de assistência ao paciente propostos pela OMS [4], bem como de resultado conforme Moullin e colaboradores [5] e Khettar e colaboradores [6]. O participante é identificado apenas por um número de registro, garantindo assim seu sigilo pessoal. A coleta dos indicadores acontece no início do serviço de cuidado farmacêutico e após a terceira consulta farmacêutica, caracterizando um estudo quase experimental. As informações que estão sendo coletadas para cada participante são: sexo, idade, escolaridade problemas relacionados a medicamentos (PRMs), intervenções, parâmetros clínicos, melhoras conhecimento sobre a prescrição (nome do medicamento prescrito posologia duração do tratamento e motivo do uso) quantidade de medicamentos dispensados x prescritos passou por internação até o início deste atendimento ou desde o último atendimento? quem encaminhou para o serviço de cuidado farmacêutico.

Resultados

Coleta de dados em fase inicial (maio-novembro 2022). →Observamos um incremento do número de participantes ao longo dos meses sugerindo interesse pelo cuidado farmacêutico. →Percebemos uma leve predominância de participantes do gênero feminino. →Constatamos que os idosos são os que apresentam mais problemas relacionados ao uso de medicamentos. Contudo, na faixa etária acima dos 40 anos já se percebe aumento da incidência de doenças e PRMs associados a polifarmácia. →A população branca ainda é a que predomina nos atendimentos, mas percebe-se miscigenação crescente entre a população que procura o serviço. →A maior parte do público contemplado no serviço tem apenas o ensino fundamental completo ou incompleto, o que pode dificultar a compreensão dos tratamentos. →Existe predominância nos encaminhamentos pelos técnicos de enfermagem, provavelmente pois são estes profissionais que percebem as demandas no balcão de atendimento das farmácias. Entretanto, também captamos muitos atendimentos por demanda livre. →Como dados preliminares temos que até novembro de 2022 entre os pacientes que concluíram a 3º consulta 47,5% alcançaram controle parcial dos parâmetros bioquímicos em questão e 15% atingiram a meta terapêutica. Dados estes promissores, pois aqui já se percebe os resultados da intervenção farmacêutica.

Conclusoes

Estamos em fase de implementação do serviço (apenas 6 meses do início). Constatamos já resultados promissores nos acompanhamentos dos participantes, comprovados através da remissão no descontrole dos parâmetros bioquímicos, contudo precisamos de no mínimo mais 6 meses para ter percepção consistente das intervenções. Ao término das consultas no serviço os participantes ainda preencherão uma pesquisa de satisfação com o serviço e serão questionados se as intervenções melhoraram sua qualidade de vida. Esses parâmetros contribuirão para a efetiva avaliação da qualidade do atendimento prestado e possivelmente impactarão em resultados positivos ao sistema de saúde. Quanto a colaboração interprofissional ainda percebemos que há dificuldade para compartilhar a responsabilidade pelo cuidado. Sabemos que, com o estreitamento destas relações quem tem a ganhar é o usuário, principalmente em termos de segurança ao paciente, redução de erros dos profissionais de saúde e redução de custos ao sistema de saúde.

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