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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 17 - Pequi

Modalidade

1

Temática

11

Estado

Santa Catarina

Cidade

Joinville

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLANTAÇÃO DE ROTINA DE OTIMIZAÇÃO DE ESTOQUE DE MEDICAMENTOS COM VALIDADE PRÓXIMA NA CAF

Apresentação/Introdução:

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) da Secretaria da Saúde (SMS) de Joinville é responsável pelas etapas de aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos às Unidades de Saúde, em conformidade com o Ciclo da Assistência Farmacêutica e a Política de Assistência Farmacêutica Municipal. As atividades são administradas com o auxílio de um sistema informatizado, e para fins de organização, constam virtualmente neste sistema 3 almoxarifados referentes a medicamentos: Fundo Municipal de Saúde (FMS), Hospital São José (HSJ) e Medicamentos Judiciais. O gerenciamento de estoque da CAF inclui 248 medicamentos do FMS e 444 medicamentos do HSJ, além de todos os medicamentos não padronizados demandados, movimentando em média 35 milhões de reais por ano. Até o final de 2017, não havia tomada de decisão sistematizada quando se observava que a validade dos medicamentos em estoque estava próxima, ocorrendo conforme demanda.

Objetivos

A implantação de nova rotina de otimização de estoque de medicamentos com validade próxima teve como objetivo organizar o monitoramento das validades dos medicamentos nos 3 almoxarifados da CAF, a fim de garantir a identificação de itens próximos ao vencimento, sinalizar a necessidade de ações para evitar a perda dos medicamentos e realizar os encaminhamentos possíveis em cada caso, com finalidade de evitar perdas de recursos públicos.

Metodologia

Inicialmente, definiu-se a periodicidade de monitoramento das validades dos medicamentos em estoque na CAF. Assim, desde janeiro/2018, mensalmente a equipe técnica da CAF, composta por duas farmacêuticas, gera o relatório de perecividade no sistema informatizado, considerando os lotes a vencer nos próximos 180 dias. A partir deste relatório, são alimentadas manualmente em uma planilha a quantidade de cada medicamento que atingirá sua data de validade em até 180 dias, a vida útil do medicamento e o consumo médio mensal estimado até o vencimento do item. Também são inseridas informações referentes ao plano de ação para cada item com quantitativo excedente, bem como o destino final dos produtos (preenchido após execução do plano). Para este trabalho, foram coletados dados do sistema informatizado referentes ao período de 01/01/2018 a 31/12/2021, pelo relatório Acerto de Estoque - Motivo - Saída permuta/empréstimo ou devolução de empréstimo dos 3 almoxarifados da CAF, relatório que lista os medicamentos que saíram do estoque pelo motivo mencionado, objetos da nova rotina de gestão de estoque da CAF.

Resultados

A cada relatório de perecividade gerado, a equipe técnica passou a organizar o plano de ação para cada item com quantitativo excedente, encaminhando as ações necessárias para dar o melhor destino possível aos produtos. Os dados compilados neste trabalho atenderam a três diferentes destinos, sendo: i) Troca por validade com distribuidor, com carta de comprometimento de troca ii) Troca por validade ou por outros itens de interesse, com outras instituições e municípios, incluindo o HSJ iii) Remanejamento para o Estado dos itens que fazem parte de programas do MS: tabagismo, saúde da mulher, entre outros. Com o encaminhamento destas ações, entre janeiro/2018 e dezembro/2021, a CAF garantiu economia de R$ 263.920,97 ao almoxarifado do HSJ, R$ 68.693,24 ao almoxarifado do FMS, e R$ 34.134,90 ao almoxarifado de medicamentos judiciais, totalizando R$ 366.749,10 em recursos públicos não desperdiçados.

Conclusoes

O monitoramento das validades dos medicamentos nos 3 almoxarifados da CAF foi implantado de modo eficaz, com o estabelecimento de rotina de identificação de itens com vencimento em até 180 dias, com auxílio de dados coletados do sistema informatizado de gestão. As planilhas elaboradas para o acompanhamento da utilização do quantitativo de medicamento disponível auxiliam na sinalização da necessidade de ações para evitar a perda destes medicamentos, e os encaminhamentos possíveis em cada caso são realizados em tempo oportuno. Importante ressaltar que, mesmo que o sistema informatizado disponibilize os dados necessários para a gestão do estoque, a análise crítica e a tomada de decisão acerca da otimização do estoque de cada item são realizadas pela equipe técnica. Com a implantação desta nova rotina, a CAF evitou desperdício de R$ 366.749,10 em recursos públicos em um período de 4 anos.