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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Santa Catarina

Cidade

Chapecó

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

HUMANIZA CHAPECÓ: ACOLHIMENTO, PRÁTICAS COLABORATIVAS E SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Apresentação/Introdução:

Esse relato de experiência descreve as atividades do Projeto "Humaniza", realizado entre abril e julho de 2022, em parceria entre a Secretaria de Saúde de Chapecó/SC (SESAU) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Participaram dessa iniciativa gestores, trabalhadores responsáveis pelo atendimento em todos os níveis de assistência e usuários. Esta etapa teve como objetivo consolidar um projeto bem-sucedido que impactou positivamente a primeira versão do "Humaniza" (2015), a comunicação eficiente entre usuários e equipes, além de se aproximar da gestão do serviço, na perspectiva da integralidade e universalidade de acesso aos serviços de saúde. Em 2022, o foco do "Humaniza" foi o acolhimento e as práticas colaborativas desenvolvidas pelos trabalhadores e gestores, utilizando grupos focais como instrumento de coleta de dados e um questionário para identificar o nível de satisfação dos usuários. A questão orientadora deste relato de experiência foi "Como estimular o processo reflexivo dos trabalhadores responsáveis ​​pelo atendimento ao usuário para práticas colaborativas que visem melhorar o nível de satisfação dos usuários?". Nesse sentido, o “Humaniza” foi percebido como uma estratégia para produzir e gerenciar novos modos de atenção, educação e organização do processo de trabalho.

Objetivos

Objetivo Geral: Refletir com os trabalhadores responsáveis ​​pelo atendimento aos usuários as práticas colaborativas e o nível de satisfação dos usuários no município de Chapecó-SC. Objetivos específicos: Compreender a percepção dos trabalhadores responsáveis ​​pelo acolhimento no SUS de Chapecó-SC em relação ao atendimento aos usuários Verificar o grau de satisfação dos usuários do SUS em Chapecó-SC em relação ao atendimento recebido Compartilhar experiências e apresentar resultados da segunda etapa do "Projeto Humaniza". Com estes objetivos, buscou-se não apenas melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos usuários do SUS no município de Chapecó-SC, mas também aprimorar as práticas colaborativas entre os trabalhadores da saúde e a gestão, fortalecendo a integralidade e a universalidade de acesso aos serviços de saúde. É importante ressaltar que todas as coletas de informações foram realizadas de forma ética, com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Unochapecó.

Metodologia

A metodologia adotada no Projeto "Humaniza" consistiu em três módulos orientados por dois professores da Unochapecó, em diálogo permanente com a equipe de gestão municipal, utilizando abordagens qualitativas e quantitativas. No primeiro módulo, foram realizados dois grupos focais com os trabalhadores que atuam nos serviços de atenção básica e especializada. A participação dos trabalhadores foi organizada em cinco grupos, com 25 trabalhadores de diferentes setores cada, totalizando 125 participantes. Os grupos focais aconteceram entre abril e maio de 2022, totalizando 10 encontros. No segundo módulo, de abril a julho de 2022, os professores aplicaram de forma aleatória, em diferentes períodos e dias da semana, o "Questionário de Satisfação do Usuário" em 5 serviços de Atenção Básica e 2 na Especializada. O questionário foi adaptado e as questões foram lidas, respondidas pelo usuário e anotadas pelo investigador. A média de idade dos entrevistados foi de 55 anos, sendo 74% do sexo feminino e 26% masculino. A média do número de atendimentos realizados pelos usuários, até a data da entrevista, foi de 3,9 consultas por participante. O número total de participantes foi de 23. No último módulo, foi realizada a apresentação dos resultados do projeto, com a participação da equipe de gestão municipal, membros do Conselho Municipal de Saúde e os trabalhadores participantes da primeira etapa, totalizando 150 pessoas.

Resultados

Durante os grupos focais, os trabalhadores definiram o conceito de "atendimento ideal" como aquele que oferece serviços de alta qualidade ao longo da jornada terapêutica do paciente. As principais barreiras para esse atendimento ideal foram: demanda não adequada à capacidade do serviço, sistemas de informação desatualizados, internet lenta, demora no agendamento de consultas e procedimentos especializados e comunicação "truncada". Apesar desses desafios, os profissionais percebem que os serviços disponibilizados em Chapecó são avançados, e o tratamento oferecido na UBS é tão bom quanto, senão melhor, do sistema complementar de saúde. Os resultados indicam que os usuários, de maneira geral, estão satisfeitos com os serviços de saúde oferecidos, atribuindo notas altas para infraestrutura, acolhimento, privacidade, confiança e segurança, e probabilidade de recomendar os serviços e voltar a usá-los. No entanto, manifestaram insatisfação com o tempo de espera para consultas e exames, o que indica a necessidade de melhorias em algumas áreas para aumentar a satisfação do paciente com os serviços de saúde. As experiências de educação em saúde desenvolvidas durante os grupos focais indicaram que a formação dos profissionais aponta para a defesa do SUS, e há união e dedicação entre os trabalhadores.

Conclusoes

Os resultados deste estudo reforçam os princípios da universalidade e integralidade no SUS e podem ser interpretados sob duas perspectivas. Primeiramente, numa perspectiva horizontal, a metodologia do Humaniza 2022 trouxe referências para promover reflexões sobre como repensar, ressignificar e reconstruir o processo de cuidado humanizado em saúde rumo à Política Nacional de Humanização. Além disso, as práticas colaborativas utilizadas na metodologia favoreceram a construção da identidade, engajamento e autoestima dos trabalhadores de saúde. Embora ainda haja muito a avançar, o nível de satisfação dos usuários e os relatos dos profissionais de saúde indicam que Chapecó-SC tem dado passos significativos na melhoria de seus serviços de saúde. Em segundo lugar, em uma perspectiva vertical, os resultados permitem compreender como os usuários se comportam diante da estrutura institucionalizada dos serviços de saúde oferecidos. A continuidade das relações e o diálogo, promovidos pela metodologia, são estratégias fundamentais para consolidar os avanços percebidos. Os resultados demonstram a importância das práticas colaborativas, do diálogo e do engajamento na busca por serviços de saúde de qualidade.