Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Santa Catarina

Cidade

Brusque

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

GINCANA DA IMUNIZAÇÃO - BRUSQUE/SC - MELHORANDO INDICADORES POR MEIO DO TRABALHO CRIATIVO

Apresentação/Introdução:

O Programa Nacional de Imunização (PNI) é referência mundial. O Brasil foi pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) e é um dos poucos países no mundo que oferecem de maneira universal um rol extenso e abrangente de imunobiológicos. Porém, a alta taxa de cobertura, que sempre foi sua principal característica, vem caindo nos últimos anos (CONASS). A cobertura de vacinação constitui objeto da atenção de gestores e profissionais do SUS e é nessa perspectiva que se insere a necessidade e a oportunidade de uma proposta de vigilância ativa das atividades de vacinação na rede de saúde. A proposta da Gincana organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshu), Vigilância Epidemiológica - Imunização, Atenção Primária a Saúde (APS) e Secretaria Municipal de Educação, em alusão ao dia nacional da imunização (comemorado em 09 de junho), teve o intuito de fomentar atividades que promovessem a imunização por meio do trabalho criativo.

Objetivos

Aumentar o indicador de cobertura vacinal no município intensificar as ações de imunização nas estratégias de saúde da família resgatar a importância da imunização combatendo as determinantes da hesitação vacinal e incentivar as equipes por meio do trabalho criativo.

Metodologia

No período entre 20 de junho a 20 de julho de 2022 foi realizada uma gincana visando ações de imunização com participação das equipes de ESF do município. As equipes foram classificadas em duas categorias: com ou sem sala de vacinação. Todas as ações realizadas pelas equipes neste período foram avaliadas por uma comissão julgadora que analisou os seguintes critérios: - Proporção de vacinas aplicadas x população do território (UBS que possuem sala de vacina) - Apresentação e execução do plano de ação de busca ativa diferenciado - Criatividade da equipe nas ações de imunização - Ações relacionadas a imunização realizadas na escola e/ou com escolares dentro das UBS - Incentivo da população para vacinação - Envolvimento de todos os integrantes da equipe nas atividades. A comissão julgadora foi formada por 1 profissional da Vig. Epidemiológica, 1 profissional da APS, 1 profissional da Secretaria da Educação, 2 profissionais do Nepshu. A comissão visitou todas as UBS participantes coletando informações, registros fotográficos e outros registros que evidenciassem o envolvimento das equipes com a gincana. As equipes também precisavam enviar os documentos comprobatórios através dos registros de produção no sistema de informação E-SUS e por e-mail (fotos, vídeos, atas, entre outros). Como premiação para as equipes com e sem salas de vacinação, foram entregues brindes e coffee-break para as equipes colocadas em 1º, 2º e 3º lugar, além da certificação de todas as UBS participantes.

Resultados

Motivação e criatividade das equipes envolvidas aumento significativo de doses aplicadas de vacinas no período elencado integração entre os setores da equipe (odonto, enfermagem, ACS, médicos e adm.) integração entre as equipes e a comunidade adesão e interatividade da população com as atividades propostas pelas equipes que realizaram ações no contra turno e finais de semana intersetorialidade entre as secretarias de Saúde e Educação foi fortalecida diante do trabalho em conjunto das UBS e Unidades escolares em prol da imunização resgate da importância da vacinação e da figura do Zé Gotinha valorização e reconhecimento do trabalho realizado pelas equipes da APS. Entre as atividades realizadas pelas equipes estavam: - festa junina temática desfile alegórico com carro aberto e caminhão de bombeiros com os personagens Zé e Maria Gotinha vacinômetro com tampinhas das vacinas jogos interativos com o tema de vacina elaborado pelas ACS visitação de alunos dos CEIS à UBS e sala de vacinas páginas nas redes sociais com incentivo à vacinação verificação das cadernetas nas creches blitz educativa carteira de vacina ampliada na sala de espera da UBS horários estendidos bingos vacinação extramuros (empresas, indústrias, escolas, supermercados, condomínios).

Conclusoes

Após dois anos dedicados basicamente à pandemia do COVID-19 e suas consequências, nacionalmente as taxas de cobertura vacinal caíram. Os serviços de saúde necessitavam se reorganizar e retomar algumas ações de promoção e prevenção a saúde. A ideia da gincana veio como uma estratégia norteadora de ações e incentivo ao trabalho criativo das equipes. Os resultados foram muito além do aumento de doses aplicadas no período. Houve resgate das ações escolares, verificação das cadernetas de vacinação, integração de membros da mesma equipe onde por muitas vezes os trabalhos são isolados (por exemplo a odontologia), grande integração e aceitação da comunidade com adesão nas ações propostas, muita criatividade nas ações com recursos arrecadados pelas equipes e doados pela comunidade. De fato, as equipes se implicaram na proposta, inovaram nas práticas, superaram limites e experimentaram novas formas de trabalho e produção de saúde.