Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 14 - Bandeira

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Mato Grosso do Sul

Cidade

Maracaju

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

AÇÕES INOVADORAS DESENVOLVIDAS EM PARCERIAS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Apresentação/Introdução:

O Programa Saúde na Escola visa a realização de ações de educação em saúde voltadas as crianças, adolescentes e jovens, determinantes para a proteção e promoção da saúde e prevenção de agravos e doenças. Após 10 anos de execução no município de Maracaju, notou-se que era necessário conseguir produzir ações inovadoras que preenchessem a atenção e ao mesmo tempo causassem um impacto significativo para a vida do estudante. Tornou-se um desafio no atual cenário onde uma nova mudança no hábito e o comportamento dos alunos que diante da inserção digital e o fluxo de pensamentos rápidos, fez-se necessário a reinvenção de novas metodologias que despertasse o interesse e a participação dos alunos nos diversos temas trabalhados no Programa Saúde na Escola. Assim foi desenvolvido o Projeto Recicla Verdinho no ano de 2022, com 195 alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal Professora Maurícia Paré, em parceria com a secretaria de educação, secretaria de saúde, secretaria de desenvolvimento e comunidade da agricultura familiar, grupos da cooperativa de recicláveis e parceiros de entidades privadas como a Capital Consultoria, Sicredi e Sebrae e após apresentado à 5.682 alunos na Feira estudantil Cultural e 1º mostra dos serviços de Saúde

Objetivos

Desenvolver ações preconizadas no Programa Saúde na Escola de forma integrada, concentrando em um projeto vários temas voltados a promoção de saúde dos escolares, com enfoque na alimentação saudável, atividade física e lazer e consciência ambiental e que através desse projeto os alunos fossem propagadores de boas práticas em sua comunidade. OBJETIVO ESPECÍFICO: • Promover a ação de segurança alimentar e nutricional e prevenção da obesidade reduzindo as ocorrências de doenças como a hipertensão, diabetes, por meio de uma alimentação mais adequada. • Promoção da ação de Combate ao Aedes Aegypti através da educação ambiental por meio da coleta dos materiais recicláveis reduzindo as ocorrências de “dengue”, “zika” “chikungunya”. • Promover a ação de Cultura de Paz e Direitos Humanos, com a sensibilização e capilarização da sociedade nos aspectos econômico, social e ambiental, incentivando o despertar de pertencimento em uma sociedade igualitária.

Metodologia

A ação fundamentada no programa Recicla Verdinho está alicerçada na criação de uma moeda social (verdinho), que é trocada por materiais recicláveis (10 embalagens=1 verdinho). Desta forma de uma maneira lúdica os alunos aprendem e vivenciam 4 (quatro) ações de promoção e prevenção à saúde preconizados pelo Programa Saúde na Escola como: 1-Combate ao Aedes Aegypti através da coleta de materiais reciclados e entrega a associação de catadores de recicláveis, 2-Promoção da Segurança alimentar e nutricional e prevenção da obesidade através da troca da moeda social por alimentos saudáveis, 3-Promoção das Práticas Corporais e da atividade física através da caminhada entre a escola a feira Municipal e a 4-Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos através do Direito à alimentação saudável, ao Direito à educação, à cultura, a ao lazer . A equipe Multidisciplinar do Programa Saúde na Escola, capacita professores e alunos nos 4 temas que envolvem o projeto, onde nutricionistas e educadores físicos realizam a antropometria e orientam os alunos á respeito de alimentação saudável, atividade física, bem como a equipe de endemias orienta sobre a prevenção da dengue, zyka e chikungunya. Para finalizar o projeto, os alunos participantes apresentaram suas experiências na Feira Estudantil /1º Mostra das ações da Saúde no Município com a visitação de todas as unidades de ensino municipal com a participação de 5.682 alunos.

Resultados

A motivação e o despertar de interesse nas atividades promotoras de saúde dos escolares ficou demonstrado pelo aumento da adesão ao projeto pelos alunos no decorrer do ano e que através do resgate de relatos de experiências entre os alunos e familiares demostrou que a grande maioria tornou-se multiplicadores de boas práticas, ao propagar entre os seus familiares os bons hábitos alimentares e a necessidade de se recolher os materiais recicláveis evitando a propagação de doenças. No campo social e econômico, os alunos desenvolveram senso de educação financeira com a troca da moeda social ,gerando aumento na economia da agricultura familiar. Alunos iniciantes 85 Alunos concluintes 195 Reciclados arrecadado 130.711 volumes Verdinhos Distribuídos 13.071 verdinhos Valor trocado por alimentos na feira municipal R$ 13.071,00

Conclusoes

A compreensão de que uma ação intersetorial, uma parceria, em que as partes envolvidas trabalhando juntas em prol a atingir um objetivo comum, resultou em benefício para 195 famílias, podemos entender que o projeto contribuiu para a implementação de práticas mais eficazes no trabalho despertando dessa maneira o interesse dos alunos e desta forma, as equipes multidisciplinares também puderam construir e fortalecer a articulação com a comunidade escolar levando a reflexão da prática de atitudes saudáveis aos integrantes através da realização da promoção da saúde e a prevenção de doenças. Partindo dessa perspectiva, secretarias e entidades sociais atuantes no Projeto Recicla Verdinho acenaram com a ampliação gradativa do projeto com a finalidade de estender para o maior número possível de alunos as beneficies trazidas para melhoria nos hábitos e condições de vida dos participantes.

Banner