Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Mato Grosso do Sul

Cidade

Três Lagoas

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TELEDERMATO: UM CAMINHO INOVADOR ENTRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ATENÇÃO ESPECIALIZADA

Apresentação/Introdução:

A oferta de telediagnóstico em Dermatologia no município de Três Lagoas/MS, tornou-se necessária tendo em à forte demanda de encaminhamentos a especialidade de forma presencial. A cidade é o primeiro munícipio do estado do Mato grosso do Sul, a aderir e ofertar o serviço. Inicialmente o atendimento de telediagnóstico, tendo a unidade Eurídice Chagas Cruz como primeiro ponto de telediagnostico, em outubro de 2019. No entanto para viabilizar o acesso para a população foram habilitados novos pontos, perfazendo três unidades fixas, dentre as quais, Joel Neves e Interlagos, e de forma temporária duas unidades móveis, efetivadas nos estabelecimentos Penal Feminino e Masculino. Tal iniciativa, buscou-se ampliar os atendimentos, através de protocolos clínicos, com o registro fotográfico de lesões possibilitando ao profissional médico de forma remota, descrever lesões, classificando o risco, a fim de sugerir uma conduta terapêutica a ser realizada na Atenção Primária à Saúde (APS), minimizando assim, congestionamentos na regulação. Assim, perfazendo adequadas tomadas de medidas velozes, em contraponto a fila de espera do sistema de regulação, para atendimentos com o especialista de forma presencial. Tal conduta, perfaz um quadro inovador na cidade, qualificando a fila e respeitando o princípio da equidade e vigorando na APS, perspectivas capazes de dinamizar o atendimento e promover promoção e prevenção de saúde ativa, no que tange à assistência em dermatologia.

Objetivos

Promover a viabilização do sistema de teledermatologia na Atenção Primaria à Saúde, na assistência dermatológica às populações, qualificando o ordenamento da fila de espera, bem como a redução temporal da demanda especializada, através de critérios de avaliação clínica por meio tecnológico. Objetivos específicos Capacitar os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para realização do acesso a plataforma do telediagnóstico em Dermatologia Instruir os ACS sobre a importância do Telediagnóstico em Dermatologia no munícipio, para serem multiplicadores da relevância da proposta dentro da comunidade Qualificar a fila de espera para os atendimentos em dermatologia, garantindo o princípio da equidade Identificar de forma precoce diagnósticos de câncer de pele, e redirecionar para especialidade para tratamento de imediato Aferir a reprodutibilidade da teledermatoscopia como ferramenta de apoio diagnóstico do câncer de pele.

Metodologia

A presente, dispõe acerca do suporte da Oferta Nacional de Telediagnóstico em dermatologia e é apoiada pelo Núcleo Telessaúde Santa Catarina/UFSC e Ministério da Saúde. Foram principiados os cadastros de todos os profissionais habilitados para acesso a plataforma. Logo após, fora realizada capacitação presencial e de forma remota. Com início dos atendimentos, a gestão municipal, identificou falta de adesão a plataforma entre os anos de 2020 a 2022. Ao observar esta conduta, fora investigado o motivo da negatividade, ao qual diagnosticou, a dificuldade no acesso da plataforma, por não estar na rotina da agenda médica, e a facilidade em encaminhar via regulação. Em 2023, foram evidenciados aproximadamente 540 encaminhamentos, aguardando liberação na regulação. Desta maneira, fora redefinido novo fluxo, convocando os pacientes, entre os anos de 2020 a 2022. Tais pacientes, passaram por nova avaliação presencial pelo médico da APS e foram retirados da fila de regulação, sendo direcionados para avaliação Telediagnóstico em Dermatologia. Para melhor efetividade fora realizado um mutirão, que ocorreu entre os dias 03 a 11 de fevereiro, para a captação de imagens nas unidades cadastradas como ponto de telediagnóstico. Nestes locais, foram realizados os registros fotográficos, em que o arquivo é enviado via plataforma. Em aproximadamente 72 horas, é disponibilizado o laudo do especialista, e de forma presencial o médico da unidade repassar e orientar a conduta terapêutica.

Resultados

Com um congestionamento em média de 540 encaminhamentos entre anos de fevereiro de 2020, 2021, 2022 a março de 2023. Efetivar o Teledermato tonou-se algo improrrogável. Após redefinir o fluxo em janeiro de 2023, constatou-se um total de atendimentos de: 329 pacientes, sendo 205 mulheres, 124 homens, desde o atendimento pediátrico até a geriatria. As demandas apresentaram-se distintas, após classificação de risco, não possuindo nenhuma evidência de quadros agudos, 28 casos priorizados, 133 casos de avaliação clínico-cirurgia com especialista, 85 casos de tratamento na APS, 52 casos sem necessidade de intervenção ou acompanhamento, contudo, os pacientes foram orientados a mudanças de cuidados. Foram ranqueadas as doenças mais incidentes, a fim de demonstrar a efetividade deste atendimento, tendo 133 pacientes com lesões de pele que precisam de atendimento presencial, 29 pacientes com ceratose seborreica e 21 pacientes com câncer de pele não melanoma, todas necessitando de atendimento especializado, em contrapartida 149 dermatoses foram tratadas na APS, pois foram diagnosticadas com a classificação branca, possibilitando liberação de vagas, que outrora constavam no sistema com outras classificações e impedindo o atendimento satisfatório. Com estes dados, reafirmamos o potencial alavancador que guarnece este investimento, promovendo rapidez e redução de filas, acesso, tecnologia avançada, economia, descentralização do atendimento e suporte nas condutas clínicas.

Conclusoes

O Telediagnóstico propiciou de forma abrangente a ação em saúde, que constatou que através da tecnologia, favoreceu o fortalecimento e integração da atenção à saúde com foco no alcance da resolubilidade das demandas dermatológicas do município. O Telediagnóstico, evidenciou resolutividade e qualitatividade promovida pela APS, beneficiando o manejo clínico de baixa complexidade em dermatologia, evidenciando uma ferramenta relevante e indispensável na promoção de saúde. Através desta conduta, constatamos o aprimoramento e a reorganização da fila de espera, levando em consideração a classificação de risco, conforme a gravidade dos casos por meio de protocolos, direcionando de forma equânime os casos que realmente devem ser direcionados para regulação para os atendimentos de forma presencial. Cabe ressaltar a amplitude e extrema relevância deste projeto que busca desmitificar, bem como atentar ao corpo de profissionais envolvidos, a conduta inspiradora e favorável que permeia a telemedicina, que traz consigo, inúmeros benefícios e procedimentos capazes de promoverem saúde, assim como prevenir supostos agravos em detrimento das filas de espera e a falta de profissionais especialistas.

Banner