Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Santa Catarina

Cidade

Irani

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COM AS ACS: PROCESSO DE TRABALHO PARA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

Apresentação/Introdução:

A Atenção Primária a Saúde (APS) é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), é onde se formam vínculos importantes entre os profissionais de saúde e a população. A proximidade do território e das relações facilitam e proporcionam inúmeras possibilidades de educação popular no sentido de promover saúde e prevenir doenças, onde a educação se torna um instrumento de construção do conhecimento através do diálogo com a pretensão de estimular a autonomia e o protagonismo do usuário no seu processo de saúde-doença. (BRASIL, 2018 FITTIPALDI, O’DWYER, HENRIQUES, 2021). A Educação Permanente em saúde (EPS) surge como uma forma de articular o trabalho e a educação onde através das necessidades do serviço são produzidas ações para solucionar essas demandas com a contribuição daqueles que na sua prática vivenciam os problemas e dificuldades, ou seja, aprendem e ensinam no cotidiano do trabalho (GOMES, MERHY, 2011). O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é figura fundamental na APS pois está mais diretamente em contato com as pessoas durante as visitas domiciliares, vivenciando suas angústias e alegrias, suas necessidades, conhecem a realidade das famílias e do território. Com o trabalho do ACS o SUS pode, através de ações educativas, influenciar na qualidade de vida de forma geral pois os mesmos atuam como facilitadores da comunicação entre os profissionais de saúde e a população do seu território (SILVA, et al, 2019). O primeiro passo é a capacitação dos ACS.

Objetivos

Relatar estratégia de Educação Permanente em Saúde com os Agentes Comunitárias de Saúde do município de Irani-SC para desenvolver ações de Educação Popular em Saúde baseados em conhecimento e evidências científicas.

Metodologia

Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência sobre EPS, realizado com as ACS e a participação da equipe multiprofissional. O município de Irani possui quatro equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). O planejamento das ações de saúde é realizado com a participação da equipe e através dele são construídos os cronogramas de reuniões, grupos e do “Assunto do mês” entre outras ações e estratégias de planejamento. O assunto do mês são as orientações transmitidas pelas ACS para as famílias nas visitas domiciliares. Das discussões que ocorrem nas reuniões semanais e mensais de equipe surgem os temas para EPS que estão ligadas a questões discutidas nacionalmente, questões emergentes como COVID e Dengue, temas trabalhados anualmente como saúde mental, prevenção de deficiências, incentivo ao aleitamento materno, saúde da mulher, saúde do homem e temas de interesse da população conforme a demanda trazida pelas ACS. Após a construção do cronograma de temas, iniciamos um processo dinâmico e contínuo de educação que acontece mensalmente. Alguns temas são repassados para as ACS pelos profissionais da equipe multiprofissional, outros as ACS pesquisam e participam do processo de busca das informações e repassam para os demais e assim é construído a base das orientações que serão repassadas às famílias durante as visitas domiciliares das ACS. Oportunizando o momento da reunião são esclarecidas dúvidas sobre o “assunto do mês” e também sobre questões do processo de trabalho.

Resultados

A lei 8080/90 estabelece que é competência do SUS realizar a formação dos profissionais da área da saúde e, o assunto do mês é uma estratégia de educação que acontece há vários anos no município (BRASIL, 2018). As equipes trabalham os mesmos temas nas quatro equipes de ESF para que a população receba as mesmas informações, no entanto, algumas vezes foram tratados temas diferentes levando em conta as particularidades e realidade de cada área. Essa estratégia vem apresentando muitos resultados positivos para o cenário de saúde municipal, dentre eles podemos destacar o feedback das ACS que consideram importante ao chegar nos domicílios ter um tema para repassar para as famílias além das informações e orientações que já são rotina de suas atividades. De acordo com as ACS ao participar do processo de ensino-aprendizagem que ocorre nas reuniões sentem-se mais seguras ao falar sobre os temas, comentam que algumas famílias demonstram interesse ouvindo com atenção as orientações, enquanto outras famílias não valorizam e não demonstram interesse, mas, mesmo nessas situações fica a sensação de dever cumprido. Nas unidades de saúde a equipe reconhece a importância das ações de educação popular relatando que após as orientações feitas pelas ACS, a população busca pelos serviços ofertados e o reflexo é o aumento por exemplo, da coleta de exames preventivos do câncer do colo uterino, na busca por atendimento em saúde mental, para atualização do cartão vacinal e assim sucessivamente.

Conclusoes

A EPS é uma estratégia importante para qualificação profissional e para o desenvolvimento de ações de saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças estando alinhada as diretrizes e princípios do SUS. O modelo desenvolvido pelo município de Irani é uma estratégia simples, de baixo custo financeiro podendo ser replicada por outros municípios. A partir do momento que o ACS participa ativamente do processo de construção e planejamento das ações sente-se capaz e preparado para repassar as informações bem como, sente-se valorizado e parte integrante e importante da equipe de saúde. Essa estratégia possui uma grande relevância pois a qualificação desses profissionais faz com que eles consigam reconhecer e valorizar os saberes e necessidades da população, utilizar uma didática de educação que esteja voltada para o interesse de todos os atores envolvidos e instigar nos indivíduos reflexões sobre seu papel no processo do cuidado. O grande destaque da atividade de EPS é que durante as visitas o ACS não somente leva as informações para a população, ele esclarece as dúvidas, explica a importância das campanhas fazendo com que a população compreenda melhor os objetivos das ações de saúde assim como seu papel como protagonista do cuidado.