Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

9

Estado

Santa Catarina

Cidade

Massaranduba

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CRIANDO OPORTUNIDADES: BUSCA ATIVA DE VACINAS EM ATRASO NO AMBIENTE ESCOLAR.

Apresentação/Introdução:

A imunização é um processo pelo qual uma pessoa se torna imune/resistente a uma doença infecciosa, pela administração de vacinas. E, ainda a imunidade coletiva, é obtida quando a maior proporção de indivíduos está vacinada, porque protege indiretamente aqueles que não estão vacinados pois com poucas pessoas vulneráveis a circulação do agente causador da doença diminui. As crianças/adolescentes que vivenciam o ambiente escolar são importantes atores na imunidade coletiva, desde que estejam com vacinação em dia. Massaranduba com 17 mil habitantes, estava em 2022 com 3.457 estudantes no ensino fundamental. Na imunização o município conta com 04 salas de vacinas alocadas nas equipes de saúde da família. Iniciou-se a busca ativa em duas equipes localizadas no centro da cidade onde estão cadastrados 9.913 usuários. A busca ativa iniciou-se em 01 escola estadual, 02 municipais e 02 creches municipais totalizando 1.142 verificações de situação vacinal. As ações foram realizadas entre julho e setembro de 2022, e neste período compreendeu-se as matrículas escolares para 2023 onde aproveitamos esta oportunidade para realizar a busca ativa em todas as escolas. Aqui em Massaranduba todos os alunos devem apresentar no ato da matrícula a declaração de vacina em dia. Em 2022 inovamos criando um formulário no google forms onde pais/responsáveis pudessem solicitar a declaração diretamente para a sala de vacina. As duas ações realizadas nos rendeu um saldo positivo na vacinação do município

Objetivos

Objetivo Geral Redução do número de vacinas em atraso em crianças/adolescente que vivenciam o ambiente escolar. Objetivos específicos: - Compartilhar ações conjuntas entre escola e profissionais da saúde promovendo o cuidado - Verificar esquema vacinal de crianças e adolescentes em idade escolar desde o berçário (a partir de 4 meses) ao 9º ano - Informar os pais e/ou responsáveis a situação vacinal da criança e/ou adolescente - Criar um formulário de solicitação de declaração de vacina em dia utilizando a plataforma google forms - Evitar fluxo intenso nas unidades de saúde devido as solicitações da declaração de vacina em dia - Promover a responsabilização aos pais e/ou responsáveis sobre a situação vacinal da criança e/ou adolescente.

Metodologia

Para verificação vacinal após levantamento junto à educação referente a quantidade de alunos foi agendado o dia de visita nas escolas. Os pais/responsáveis receberam um comunicado para que no dia enviassem a caderneta de vacina. Uma vacinadora e um profissional da epidemiologia realizaram as verificações através da própria caderneta e também no sistema informatizado utilizado nas equipes de saúde já que nem todos os alunos trouxeram a caderneta. Após a verificação foi encaminhado um comunicado referente á situação encontrada, “Parabéns, esquema vacinal em dia” e “Verificamos o esquema vacinal e consta vacina em atraso. Procure a Unidade de Saúde”. Dando continuidade para esta ação foi criado um formulário no google forms, enviado aos pais/responsáveis pelas escolas o link de acesso através dos grupos de whatsapp. No formulário solicitou-se o nome, data de nascimento e escola para a matrícula. Cada formulário foi direcionado para a equipe de saúde da família vinculada no cadastro do usuário e a vacinadora ou outro profissional diariamente fez a conferência das solicitações, e a declaração foi emitida pelo sistema informatizado. As declarações em dia foram enviadas diretamente para a escola dando retorno aos pais e as vacinas em atraso a própria vacinadora enviava mensagem de whatsapp da unidade de saúde comunicando o recebimento da solicitação da declaração e informando para que o pai/responsável trouxesse a criança/adolescente para atualização vacinal.

Resultados

Após as 1.142 verificações de cadernetas realizadas nas escolas encontramos um total de 38% de atraso vacinal. Para diminuir esta porcentagem utilizamos o envio do comunicado na própria caderneta de vacina juntamente com a solicitação da declaração de vacina em dia para matrícula escolar. Estas ações após 03 meses diminuiram a porcentagem de atraso vacinal em 29% mantendo ainda 9,38% em atraso. As principais vacinas em atraso foram HPV, 2ªD febre amarela, DT, 2ªD Covid e ACWY, sendo estas administradas no público a partir de 9 anos. Nas vacinas até 04 anos encontramos poucos esquemas em atraso. Em relação as vacinas da influenza e covid -19 não foram contabilizadas como atraso, apenas foram contabilizadas se a data de aprazamento da 2ª dose das duas vacinas estivesse em atraso. Apesar disto todas as crianças que não receberam nenhuma dose da vacina contra influenza e covid receberam um comunicado que as vacinas estavam disponíveis. Sobre a implantação do formulário google forms para solicitação da declaração de vacina em dia tivemos um resultado positivo. Pais/responsáveis se responsabilizaram em solicitar as declarações e os que apresentaram esquema vacinal em atraso tiveram a oportunidade de colocar o esquema vacinal em dia. Apesar de alguns pais preferirem buscar pessoalmente a declaração tivemos a maioria das solicitações realizadas digitalmente facilitando o acesso a declaração e diminuindo o fluxo de atendimento presencial em unidades de saúde para esta finalidade.

Conclusoes

A vacinação é o exemplo do SUS que dá certo, do SUS que é para todos. A busca ativa é uma ferramenta na qualificação das ações de imunização, pais/responsáveis devem ser informados e estimulados a manter em dia o esquema vacinal de crianças/adolescentes assim como suas próprias vacinas. A redução de vacinas em atraso não atinge apenas os vacinados mas toda a comunidade envolvida, além de gerar impacto positivo nos indicadores de saúde do município assim como na prevenção de agravos imunopreveníveis. O trabalho deve ser constante e cada local deve buscar ações assertivas para suas realidades. Para o municipio foi relevante a diminuição nos atrasos vacinais e inovador o uso dos recursos digitais neste caso a implantação do formulário no google forms e as mensagens por whatsapp que facilitaram a comunicação entre os usuários e profissionais da saúde dando mais agilidade nas atividades do dia a dia. Todo mundo da conta de fazer algo além do dia a dia, se organizando, planejando, de pouco em pouco. Atingir uma meta vacinal é mais do atingir números é a sensação do dever cumprido, da universalidade, da integralidade e da equidade. Nós estamos junto com o movimento nacional pela vacinação.