Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Mato Grosso do Sul

Cidade

Campo Grande

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PÓS PANDEMIA - DO ACS AO MÉDICO, CRIAÇÃO DA ESCALA POTENCIAL ADOECIMENTO FAMILIAR (PAF)

Apresentação/Introdução:

O INTUITO DA ELABORAÇÃO DE UMA NOVA ESCALA PARA CLASSIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADE FAMILIAR APÓS A PANDEMIA VEM COMO SOLUÇÃO PARA ORDENAR AS PRIORIDADES DE AGRAVOS EM SAÚDE. EM PERÍODO PÓS PANDEMIA E DESORGANIZAÇÃO DOS CUIDADOS CONTINUADOS, TEVE-SE A NECESSIDADE DA REORGANIZAÇÃO A CURTO PRAZO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE. ESTE INSTRUMENTO DE TRABALHO FOI CRIADO APÓS O QUESTIONAMENTO DO RESULTADO DA APLICAÇÃO DA ESCALA COELHO-SAVASSI (CS). OBSERVOU-SE QUE AS FAMÍLIAS COM ESCORE CS BAIXO (MENOR QUE 5) ERAM AS QUE MAIS PROCURAVAM CUIDADOS NAQUELE PERIODO. OUTROS ESTUDOS JÁ DEMONSTRARAM A NECESSIDADE DE COMPLEMENTO NA CLASSIFICAÇÃO DA ESCALA COELHO-SAVASSI PARA UMA EFETIVA RESOLUÇÃO DOS CUIDADOS DA ATENÇÃO BÁSICA. A ESCALA DE POTENCIAL ADOECIMENTO FAMILIAR (PAF) FOI ELABORADA COM A FINALIDADE DE ESTABELECER PRIORIDADES NO ATENDIMENTO INDIVIDUAL E CRIAR NOVAS PORTAS DE ENTRADA NO SERVIÇO DE SAÚDE PARA OS AGRAVOS COM POTENCIAL CHANCE DE AGUDIZAÇÃO. ALÉM DO EMPODERAMENTO DOS ACS (EDUCAÇÃO PERMANENTE), AGENDAMENTO EXTRA EM POTENCIALIZAÇÃO DO HORÁRIO ESTENDIDO (SAÚDE NA HORA) E ANÁLISE DE PRONTUÁRIO PELO SISTEMA PEC (INDICADORES DE SAÚDE). O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL, NA USF MARIA APARECIDA PEDROSSIAM COM INTUITO DE POSSIVEL REPLICAÇÃO EM TODO TERRITÓRIO DA CAPITAL PARA ORDENAMENTO DE PRIORIDADES EM UM PERIODO PÓS PANDEMIA. O PROJETO PILOTO FOI DESENVOLVIDO NO PERÍODO DE FEVEREIRO À JUNHO DE 2022 ONDE FORAM AVALIADAS 202 FAMÍLIAS.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: CRIAR UMA NOVA ESCALA DE FÁCIL APLICABILIDADE (VIA ACS) PARA IDENTIFICAR FAMÍLIAS POTENCIAIS PARA O ADOECIMENTO NO TERRITÓRIO (ESCALA PAF) E AGENDAMENTO ATIVO EM DISCUSSÃO COM O MÉDICO DA EQUIPE NO HORÁRIO ESTENDIDO (PROGRAMA SAÚDE NA HORA). OBJETIVO ESPECIFICO: O IMPACTO POSITIVO NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA AS FAMÍLIAS COM ESCORE ALTO (PAF) NO PERIODO PÓS COVID, SERIA UMA SOLUÇÃO PARA REDUÇÃO DAS FILAS NA DEMANDA ESPONTÂNEA, PROGRAMAR CUIDADOS E CRIAR OUTRAS FORMAS DE ACESSOS AO SERVIÇO (AGENDA ATIVA COM RETORNO DE AGENDAMENTO VIA ACS). IDENTIFICAR ATRAVÉS DE UM ESCORE ÚNICO, NOS DARIA A OPORTUNIDADE DE FREAR A EVOLUÇÃO DA DOENÇA E ASSIM TRABALHAR COM A SAÚDE. UMA FORMA EQUÂNIME E INTEGRAL NO TRABALHO DA ESTRATÉGIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA. EMPONDERAMENTO DO ACS COMO PROFISSIONAL DE SAÚDE COM EDUCAÇÃO PERMANENTE, VIA MÉDICO, RESULTANDO NO AGENDAMENTO IMEDIATO EM DISCUSSÃO SINGULAR DE CADA FAMILIA CLASSIFICADA.

Metodologia

A COLETA DE DADOS FOI DESENVOLVIDA NO PERÍODO DE FEVEREIRO À JUNHO DE 2022. A PESQUISA FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA ETAPA FICOU DESIGNADA A APLICAÇÃO DA ESCALA COELHO E SAVASSI (CS) PARA IDENTIFICAR AS FAMÍLIAS COM RESULTADO INFERIOR A 5. NA PRIMEIRA ETAPA FORAM IDENTIFICADAS 202 FAMÍLIAS COM ESCORE MENOR QUE 5. NA SEGUNDA ETAPA FOI APLICADO A NOVA ESCALA DE POTENCIAL ADOECIMENTO FAMILIAR (PAF), PARA AS 202 FAMILIAS QUE TINHAM CS ABAIXO DE PONTUAÇÃO 5. A PARTIR DO RESULTADO VIZUALIZOU-SE QUE APROXIMADAMENTE 40% (80 FAMILIAS) TINHAM RISCO DE ADOECIMENTO E NECESSITAVAM DE AGENDAMENTO ATIVO A CURTO PRAZO. O INTUITO ERA AVALIAR A MAIOR SENSIBILIDADE DA NOVA ESCALA (PAF) COM A ESCALA DE CS. A COMPOSIÇÃO DESSA NOVA ESCALA FOI: LIMITAÇÃO DE SUBSÍDIO BÁSICO, PERDA DE PLANO DE SAÚDE, PERDA DE EMPREGO FORMAL, INICIO DE ÁLCOOL OU DROGAS, SEQUELAS ORGÂNICAS PÓS COVID, USO DE MEDICAÇÃO CONTROLADA, INSERÇÃO DE NOVOS MORADORES EM MESMO DOMICÍLIO, PERDA DE BENS, OTIMIZAÇÃO DE DOENÇAS PRÉVIAS, BUSCA DA USF FREQUENTEMENTE (TABELA E MODO DE EXECUÇÃO APRESENTADAS NO CONGRESSO). A DISCUSSÃO DA COMPOSIÇÃO DA ESCALA PAF FOI BASEADA NA CORRELAÇÃO DOS AGRAVOS SOCIOECONÔMICO DO MOMENTO PÓS PANDEMIA (ECONOMIA E FATORES INFLUENCIADORES NA SAÚDE) ATRAVÉS DE ARTIGOS CIENTIFICOS PÚBLICADOS PÓS PANDEMIA. E A TERCEIRA ETAPA CONSISTIU NO AGENDAMENTO VIA ACS DAS FAMILIAS IDENTIFICADAS NO ESCORE (PAF) NO HORÁRIO ESTENDIDO (SAÚDE NA HORA).

Resultados

RESULTADOS A CURTO PRAZO: RESULTADO DA APLICABILIDADE CS 100% DAS FAMÍLIAS ESTAVAM NO ESCORE MENOR 5 (202 FAMÍLIAS). EM CONTRA PARTIDA NA PAF TIVEMOS 60,6% ABAIXO DE 5 (AUSÊNCIA DE RISCO), 28,6% COM ESCORE 5 E 6 (BAIXO RISCO), 9,9% COM ESCORE 7 E 8 (MÉDIO RISCO) E 1% COM ESCORE MAIOR QUE 9 (ALTO RISCO). ESSES DADOS GARANTIRAM UM ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO E COM PRIORIDADE AOS NÚCLEOS FAMILIARES DE MAIOR PONTUAÇÃO, GERANDO ACESSO IMEDIATO ATRAVÉS DE UM AGENDAMENTO ATIVO PELO ACS. OU SEJA, 39,4% CORRESPONDIAM AOS NÚCLEOS FAMILIARES POTENCIAIS AO ADOECIMENTO A CURTO PRAZO E QUE PODERIA CORRESPONDER A DEMANDA ESPONTÂNEA (NAQUELE MOMENTO ELEVADISSIMA). RESULTADOS A LONGO PRAZO: SAÚDE NA HORA ATRAVÉS DA AGENDA PROGRAMADA DESTES CASOS, (OU SEJA, REDUZIU-SE A DEMANDA ESPONTÂNEA), REDUZIU TEMPO DE ESPERA NO ACOLHIMENTO DA UNIDADE, EMPODERAMENTO DOS ACS EM BUSCA DE AGRAVOS EM VISITA DOMICILIAR, EDUCAÇÃO PERMANENTE COM OS ACS, MELHORA DOS INDICADORES DE SAÚDE PREVINE BRASIL CONFORME DESCRIÇÃO A SEGUIR. RELAÇÃO DE POPULAÇÃO ALVO COM A PORCENTAGEM ATINGIDA: INDICADOR 1 ERA 42% E PASSOU PARA 50%, INDICADOR 2 ERA 50% E PASSOU PARA 83%, INDICADOR 3 ERA 50% E PASSOU PARA 83%, INDICADOR 4 ERA 11% E PASSOU PARA 15%, INDICADOR 6 ERA 32% E PASSOU PARA 40%, INDICADOR 7 ERA 33% E PASSOU PARA 49%. NOTA-SE COM ISSO UMA ELEVAÇÃO EM TODOS OS INDICADORES MENCIONADOS, SENDO QUE A PERSPECTIVA DO PRÓXIMO QUADRIMESTRE É AINDA MAIOR EM 2023.

Conclusoes

A ESCALA PAF FOI ELABORADA COM A FINALIDADE DE ESTABELECER PRIORIDADES NO ATENDIMENTO INDIVIDUAL E CRIAR NOVAS PORTAS DE ENTRADA NO SERVIÇO DE SAÚDE PARA OS AGRAVOS MAIS PREVALENTES OU COM MAIOR POTENCIAL DE ADOECIMENTO. ENTENDER O NÚCLEO FAMILIAR COM OS SEUS POSSÍVEIS POTENCIALIZADORES DE DOENÇA PROPICIOU QUE A INTEGRALIDADE DA SAÚDE FOSSE ATINGIDA COM A EQUIDADE PARA AQUELES QUE SÃO ALTO RISCO DE ADOECIMENTO. A PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADA A REALIDADE SOCIAL E ECONÔMICA NO CONTEXTO DE VIDA DE CADA FAMÍLIA VAI DE ENCONTRO COM O OBJETIVO DESTE TRABALHO. DETERMINAR A CORRETA ESTRATÉGIA PARA A PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE ANTES DA INSTITUIÇÃO DA DOENÇA, FOI IMPORTANTE ESTRATÉGIA PARA DESAFOGAR O SERVIÇO DE SAÚDE COM A ALTAS DEMANDAS ESPONTÂNEAS PÓS A PANDEMIA E SEUS NOVOS AGRAVOS (SÍNDROMES PÓS COVID). O GANHO INDIRETO E SURPREENDENTE COM A ELEVAÇÃO DE TODOS OS INDICADORES DO PREVINE BRASIL FOI UMA SURPRESA IMENSURÁVEL QUE FEZ COM QUE O ESTUDO FOSSE AINDA MAIS VALORIZADO PELA EQUIPE E MEMBROS EXECUTORES, POIS PUDEMOS OBSERVAR A MELHORA DA QUALIDADE EM SAUDE PARA A POPULAÇÃO.

Banner