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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Santa Catarina

Cidade

Lages

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CÍRCULOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO NO SUS

Apresentação/Introdução:

A Educação Permanente em Saúde - EPS é a aprendizagem no trabalho, destacando-se pela valorização do próprio trabalho como fonte do conhecimento, incluindo as vinculações entre usuários, profissionais e gestores, é considerada como uma possibilidade de provocação de mudanças e melhorias efetivas. Dessa forma, por meio do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde - NEPHS um setor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Lages/SC, que tem como missão contribuir na reorganização e transformações das práticas de saúde, embasadas na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde - PNEPS e na Política Nacional de Humanização - PNH, são realizados os Círculos de Educação Permanente em Saúde: Acolhimento e Humanização no SUS. Estes ocorrem desde 2019, com os trabalhadores de saúde dos diversos setores da SMS. Tem por objetivo a reflexão sobre as práticas de saúde ofertadas, melhoria da comunicação entre eles, com os seus gestores e com a população. Possibilitando ainda, sensibilizar para realização de um bom atendimento e o fortalecimento do trabalho em equipe, da gestão e dos processos de trabalho fundamentados nos princípios do Sistema Único de Saúde - SUS.

Objetivos

Objetivo Geral: Refletir com os trabalhadores sobre as práticas de saúde ofertadas à população, visando melhoria no processo de trabalho e no atendimento humanizado. Objetivos Específicos: Sensibilizar os profissionais para um bom acolhimento aos usuários Fortalecer o trabalho em equipe Estimular as habilidades de comunicação, empatia, vínculo e protagonismo Fomentar a EPS como uma ferramenta ativa e dinâmica nas transformações das práticas em saúde.

Metodologia

Os Círculos de EPS, teve início no ano 2019 com dois setores da SMS, obtendo uma pausa durante o cenário crítico da pandemia Covid-19 e passando a ser retomado após setembro de 2021. Para seu desenvolvimento, primeiro é realizado um convite prévio ao gestor de um setor, que estende o convite à sua equipe. Ocorre durante o horário de trabalho, no local do próprio setor ou não, envolvendo todos os trabalhadores da equipe. São propostos dois encontros, em dias diferentes, com duração de quatro horas cada. Durante a realização dos círculos, o setor fica fechado para atendimento ao público e a ação é previamente divulgada nas mídias, com o objetivo de manter a população informada e a organização do setor. No momento dos encontros são realizadas metodologias ativas, com estratégias de ensino que incentivam os trabalhadores a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de conhecimento, como por exemplo: dinâmicas de acolhimento, dinâmicas em grupo e troca de vivências. As reflexões acontecem, preferencialmente, em formato de círculo, para que todos possam ter participação coletiva, voz e vez. Ao final dos encontros, realiza-se momento de avaliação, onde cada participante tem a oportunidade voluntária, de falar como se sentiu e como avalia a vivência nos círculos, bem como pode avaliar de forma escrita e anônima.

Resultados

Até o momento, dezesseis setores da SMS já vivenciaram a atividade, como por exemplo: algumas unidades de saúde, CAPS, vigilância sanitária, medicamentos e insumos, regulação de consultas e exames de alto custo, tratamento fora do domicílio - TFD, Zoonoses e vigilantes da dengue. Ressalta-se que cada círculo é único e em todos eles as avaliações dos trabalhadores foram positivas, destacando que se sentiram acolhidos, valorizados enquanto trabalhadores da saúde e que puderam ter um momento de reflexão com todos os colegas do setor em um mesmo espaço, de igual para igual. Dentre as avaliações destacamos algumas citações: “Interagimos com todos os colegas, muito aprendizado, reflexão sobre nossos dias de trabalho”(T.1) “Ter humildade para realizar a atividade proposta deixando o “Eugoismo” de lado e pensando no grupo, na equipe. É como se fosse uma quebra de paradigma” (T.2). Percebe-se pelos relatos, que os trabalhadores puderam estar abertos para a proposta de olhar para si, para o outro, resultando na reflexão de melhorias ou mudanças de posturas perante as práticas em saúde, o processo de trabalho em equipe, vínculo, empatia e principalmente, o protagonismo do trabalhador. O processo de EPS, vivenciado nos círculos, oportuniza aos trabalhadores de diferentes categorias refletirem sobre a importância da humanização em todos os espaços do SUS.

Conclusoes

Com a iniciativa, oportuniza-se na SMS espaços de troca de conhecimento, diálogo e orientação aos trabalhadores e usuários, destacando para os princípios do acolhimento e do atendimento humanizado, resgatando efetivamente o protagonismo de todos os envolvidos. Bem como a criação e/ou reorganização de novos espaços de EPS nos diversos setores para o repensar das práticas em saúde, na melhora espontânea e efetiva dos processos de trabalho. Um destaque importante, é que essa atividade é desenvolvida e praticada de trabalhadores para trabalhadores, desta forma, visualiza-se nas metodologias utilizadas nos círculos a possibilidade dos trabalhadores sentirem-se pertencentes a atividade proposta e serem multiplicadores nos locais onde atuam. Fica evidente, que o trabalho realizado pelo NEPHS colhe resultados significativos e qualitativos no processo de educação em saúde desenvolvido na SMS. Conclui-se ainda, que a Educação Permanente – EP é uma ferramenta fundamental e forte da atenção em saúde, pois acredita-se que o diálogo, a reflexão e o encontro entre os sujeitos geram sim a ressignificação dos processos de trabalho e do cuidar.