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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 1 - Lago dos Tigres

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Santa Catarina

Cidade

Santa Terezinha do Progresso

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CINE PSI - O CINEMA COMO RECURSO NO TRATAMENTO PSICOLÓGICO DE CRIANÇAS

Apresentação/Introdução:

Considerando a crescente demanda dos atendimentos psicológicos infantis na Unidade Básica de Saúde do município de Santa Terezinha do Progresso - SC, nos anos de 2021 e início de 2022, constatou-se a necessidade de uma forma de trabalho eficiente que atendesse as crianças de forma abrangente e lúdica levando em consideração as fases do desenvolvimento infantil, o estado psicológico, emocional e social desses pacientes. Também se fazia necessário uma intervenção para diminuir o número de consultas psicológicas individuais e o tempo de espera existente nesse período, que era em média de 3 meses. A relação entre cinema e construção de conhecimento, é parte da própria história do cinema. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta de reflexão humana. Considerando multiplicidade de saberes presentes nos filmes, é possível transcender a simples utilização do cinema como estímulo audiovisual ou como ilustração da realidade. Neste contexto, o objetivo do projeto consistiu em aplicar cinematerapia como recurso no cuidado a saúde mental de crianças entre 4 a 9 anos de idade. A Terapia por intermédio de filmes permite utilizar imagens, cores, músicas, personagens e outros elementos presentes que fazem, com que as pessoas se imaginem no lugar dos personagens e tentem pensar ou ver através deles. Isso possibilita uma elaboração de pensamentos, sentimentos e emoções, podendo ajudar no processo.

Objetivos

Diminuição de demanda reprimida de crianças que aguardavam atendimento psicológico. Auxiliar no desenvolvimento da inteligência emocional, habilidades sociais e de comunicação das crianças atendidas Estimular os sentimentos de empatia e gentileza Fortalecer autoestima, autoconhecimento, criatividade e autoimagem Ajudar a desenvolver relações positivas com familiares e colegas Estimular a capacidade para compreender os processos emocionais e refletir sobre os próprios sentimentos e emoções Trabalhar questões referentes ao luto, ansiedade, tristeza, conflitos familiares e medos

Metodologia

O projeto atendeu 10 crianças com idade entre 4 e 9 anos, com encaminhamento médico ou psicológico, que apresentavam queixas de alterações comportamentais, sintomas ansiosos, depressivos, irritabilidade excessiva, dificuldades de relacionamento, vítimas de violência doméstica, vítimas de violência sexual, dificuldades de aprendizagem, comunicação e outras queixas que se encaixassem nos critérios de inclusão para atendimento em grupo, autorizados pelos responsáveis e que concordaram com o tratamento proposto. No dia da sessão de cinematerapia, as crianças foram recepcionados com pipoca e refresco, em ambiente confortável o suficiente para proporcional uma experiência agradável. Para iniciar, os pacientes assistiam ao filme, podendo haver algumas pausas estratégicas para reflexão da cena, ou após a exibição do vídeo, também podem haver intervenções com atividades relacionadas ao tema proposto. As atividades foram únicas para cada sessão, pois cada filme abordou um tema diferente. As técnicas utilizadas incluíram: jogos de tabuleiros, atividades que estimulam a criatividade, autoestima, fortalecimento pessoal, inteligência emocional e social, atividades manuais, dinâmicas, bate papo, entre outras. As sessões foram de frequência semanal e para a realização do cinema, foram necessários aparelhos de multimídia (projetor ou televisão) e sala confortável para as crianças poderem se acomodar.

Resultados

Foram realizadas 15 sessões de cinematerapia, com duração de 5 meses. O grupo atendeu 10 crianças entre 4 e 9 anos de idade, nos turnos matutino e vespertino, no contra turno escolar. No andamento dos grupos ainda foram realizados atendimentos individuais de orientação parental com os responsáveis de cada criança, com o objetivo de potencializar o processo terapêutico. Ao final dos 5 meses, as crianças passaram por nova avaliação psicológica, momento em que constatou-se melhoras substanciais ou até mesmo a extinção das queixas relatadas inicialmente e todas as crianças receberam alta da psicoterapia. A experiência também foi considerada exitosa por liquidar com a demanda reprimida de atendimentos psicológicos infantis, represada por quase 3 meses.

Conclusoes

A Terapia por intermédio de filmes, está ganhando espaço na área da saúde mental, pois, permite utilizar imagens, cores, músicas, personagens e outros elementos presentes nas produções cinematográficas. É comum que as crianças se imaginem no lugar dos personagens e tentem pensar ou ver através deles. Isso possibilita uma elaboração de pensamentos, sentimentos e emoções, podendo ajudar no processo de autoconhecimento. A sétima arte permite a vivência de sentimentos e emoções, e promovendo, pelas mais variadas temáticas, ilimitadas reflexões, reconstruções e interpretações. Como ferramenta lúdica, proporciona benefícios para os pacientes, tais como, facilitar a compreensão de si mesmo, auxiliar na mudança de novos hábitos e a evoluir adotando uma nova perspectiva e um novo olhar para enfrentar determinadas situações. É certo que, os profissionais de saúde ainda convivem com as dificuldades da superação do modelo biomédico e hospitalocêntrico. Assim, embora ocorram mudanças no manejo dos pacientes, esse processo exige que os profissionais se adaptem, promovam estudos e desenvolvam propostas de trabalho inovadoras. O projeto não teve custos e é facilmente adaptável para outros públicos de acordo com cada demanda.