Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Santa Catarina

Cidade

Itajaí

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

APP CONTROLE DENGUE – TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO COMBATE À DENGUE EM ITAJAÍ.

Apresentação/Introdução:

Itajaí declarou emergência em Saúde Pública diante do alto número de focos do Aedes aegypti em 2020. A aplicação da tecnologia nos procedimentos, até então manuais, abriu um canal de denúncias de possíveis focos, assim como de controle de armadilhas instaladas e monitoradas. Tal iniciativa possibilitou a melhoria na captação de dados junto às agentes e a interação com a comunidade. O Módulo de Denúncias é parte do app oficial do Município de Itajaí, o Conecta.í, que possibilita que o munícipe inclua um possível foco de criadouro de mosquito. Assim, através de seu dispositivo, o cidadão pode acompanhar todo o processo. O Controle Dengue conta ainda com o controle de armadilhas, identificando os locais em que estas são cadastradas, bem como suas inspeções e registros laboratoriais posteriores, possibilitando a verificação de intensidade e tipos de infestação. As informações do aplicativo Controle Dengue são utilizadas por todas as agentes de saúde para compor os relatórios padrão para inserção de dados oficiais que são exportados para o Ministério da Saúde. Por fim, as informações são geoespacializados, possibilitando, através de mapas de calor, camadas e outros mapas interativos, observar e inferir possíveis novos focos e estratégias práticas e dinâmicas com maior agilidade. E ainda, a somar com o geoprocessamento, um BI específico que disponibiliza as informações coletadas, das mais variadas visões para a alta gestão criar táticas para implementação de políticas públicas.

Objetivos

Objetivo Geral: Auxiliar no controle da dengue no Município de Itajaí, através da modernização dos processos internos da Vigilância Epidemiológica. Objetivos Específicos: Tornar a coleta de dados in loco mais rápida, dinâmica e confiável, através de formulário eletrônico Registrar e acompanhar armadilhas para mosquitos Aedes aegypti Promover a participação social na identificação dos focos de mosquitos Gerar mapas temáticos, relatórios dinâmicos, dados e informações em dashboards para análises e tomadas de decisão da Gestão Pública Exportar os dados automaticamente para o sistema do MS, sem o retrabalho da equipe Garantir a economia de recursos humanos e materiais, reduzindo a mínimo o uso do papel.

Metodologia

A partir da necessidade de agilidade na captação de dados referente aos focos de mosquitos Aedes aegypti e na confiabilidade desses dados cadastrados, antes em papeis, a tecnologia se apresenta como uma aliada nos quesitos rapidez e integridade tornando-se, portanto, imperativa à mudança de paradigma. Para que tal projeto se transformasse em realidade, foi necessária a realização de reuniões, o levantamento de requisitos, a elaboração do fluxo e desenvolvimento do aplicativo, ao passo que os equipamentos – os tablets – já haviam sido adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde. A partir daí, o sistema tomou corpo. Mediante as constantes reuniões com os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, avaliações e novos testes, o aplicativo Combate Dengue teve sua versão final lançada para teste, análise e uso da equipe. Posteriormente, com a geoespacialização dos dados e os dashboards no BI, muitas informações puderam ser analisadas, bem como o fluxo de trabalho, sendo perceptível a revolução proporcionada pela ferramenta. Neste processo estratégico, foi estabelecida a parceria da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Tecnologia do Município, que desenvolveu, com a equipe de desenvolvimento interna, o aplicativo Controle Dengue, o Módulo de Denúncia no app oficial do Município, bem como o BI e os mapas interativos no GeoItajaí, solução de geoprocessamento do Município.

Resultados

Conforme a Secretaria de Saúde, com o uso do aplicativo Controle Dengue, a coleta dos dados na comunidade de Itajaí, sem o uso do papel, tornou-se muito mais rápida, dinâmica e confiável. O tempo de preencher e somar os dados, antes feito em papel e planilhas, pode – hoje – ser utilizado para uma atividade mais coerente com a realidade das agentes de saúde. Este profissional pode ser muito melhor aproveitado na unidade, fazendo de fato o que sabe fazer, deixando com que a tecnologia realize, em poucos segundos, trabalhos manuais que lhes tomariam horas. O cadastro de armadilhas permite controlar os locais para inspeções, registrando as etapas e evolução do processo, caso houver, possibilitando gerar informações por intensidade e tipos de infestação. Além do envolvimento da comunidade, com o Módulo de Denúncias, promovendo a participação social no controle da dengue no Município o uso do aplicativo gera a possiblidade de emitir diversos relatórios, gráficos e mapas a partir do BI e do GeoItajaí, que são visualizados pelos gestores da Secretaria de Saúde e pelo Prefeito, possibilitando as tomadas de decisão para análises e definição de ações de combate e prevenção do Aedes aegypti.

Conclusoes

Depois do uso do app por alguns meses, foi possível observar que a sistematização dos processos, bem como a automação das tarefas, agregou valor ao fazer diário das equipes de agentes de saúde, trazendo dinamismo, eliminação de retrabalho, integridade das informações e economia de tempo e recursos materiais, como impressos. O Controle Dengue ainda trouxe informação estratégica, baseada em análise de dados, antes inviabilizada por dados em formulários impressos e preenchidos à mão o que através de BI e geoprocessamento, possibilitou tanto a realização de ações mais efetivas, como a antecipação do diagnóstico situacional do cenário etimológico da presença dos mosquitos nas diversas regiões do município, possibilitando a aplicação de políticas públicas efetivas e direcionadas. Por fim, o Município de Itajaí, através da CNM – Confederação Nacional dos Municípios e de um Acordo de Cooperação Técnica, tem a intenção de disponibilizar o app Controle Dengue a outros municípios que demonstrarem interesse, caso estes se encontrem no mesmo quadro situacional de Itajaí, proporcionando a melhoria e agilidade nos processos, ao trazer – através da tecnologia – informação e estratégia para aplicação de políticas públicas na área da saúde.

Banner