Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Santa Catarina

Cidade

Orleans

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ANIVERSAÚDE: ESTRATÉGIAS DE BUSCA ATIVA PARA COLETA DE EXAMES CITOPATOLÓGICO.

Apresentação/Introdução:

O câncer do colo do útero é um dos tumores mais frequentes entre as mulheres e apresenta alta taxa de mortalidade, apesar das possibilidades de prevenção. Uma das principais estratégias de prevenção e controle dessa doença é através da detecção precoce e o rastreamento por meio do exame citopatológico. Além dessa importância clínica, o exame de rastreamento é um indicador de avaliação do Programa Previne Brasil - "Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS". A partir do monitoramento desse público e dos resultados apresentados pelo município no indicador do Programa, no ano de 2022 a Estratégia da Saúde da Família (ESF) São José, do município de Orleans/SC implantou como estratégia de busca ativa o envio de cartões de aniversário às mulheres para convidá-las a realizar o exame preventivo na referida Unidade Básica de Saúde (UBS), ao longo do mês de seu aniversário, a fim de ter uma maior distribuição das demandas em todos os meses do ano, bem como, de estimular o autocuidado da mulher associando-o ao seu aniversário.

Objetivos

Fortalecer a busca ativa como estratégia para melhorar a cobertura do exame citopatológico e consequentemente aumentar o indicador 4 do Programa Previne Brasil, demostrando a eficácia do cartão de aniversário como estratégia de busca ativa de mulheres para realização de exame citopatológico de colo de útero na UBS e estabelecimento de vínculo entre o serviço de saúde e a comunidade.

Metodologia

Primeiramente é realizado o monitoramento das mulheres de 25 a 64 anos cadastradas/vinculadas na UBS por meio do uso de planilhas no Excel, constando informações básicas de cada usuária (nome, Cartão Nacional do SUS, data de nascimento, idade, mês do aniversário, contato e Agente Comunitária de Saúde (ACS)). Essa planilha é atualizada mensalmente com entrada e saída de mulheres, através das informações das ACS e a cada quadrimestre através dos relatórios disponíveis no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Posteriormente, essa planilha é organizada por mês indicando as mulheres que devem receber o cartão em cada mês. No ano de 2022, o envio do cartão foi através de mensagem pelo aplicativo WhatsApp, onde a enfermeira da unidade encaminhava uma mensagem nominal a mulher, com as felicitações pelo aniversário, a importância de cuidar da sua saúde e o convite para comparecer a UBS para a realização do exame citopatológico de colo do útero. Em 2023, a estratégia sofreu alterações, passando a ser compartilhada com as ACS que entregam em mãos o cartão e reforçam a importância do exame e ainda encaminham posteriormente uma nova mensagem pelo aplicativo WhatsApp, questionando como teria sido para a usuária receber o cartão de aniversário e se a partir desse “convite” pretendia fazer o exame citopatológico na UBS.

Resultados

A população de mulheres de 25 a 64 anos vem se mantendo nos últimos 3 anos, ficando numa média de 800 mulheres. Em relação ao número de exames realizados nessa UBS, passamos de 77 para 117 exames de 2021 para 2022, o que caracteriza um aumento de cerca 52% das coletas do serviço, já ao comparar o primeiro quadrimestres de 2022 para 2023, passamos de 19 para 35 exames, um aumento de 46% já no primeiro quadrimestre. Em relação ao Previne Brasil, ao avaliar isoladamente a unidade é possível identificar um aumento de 5% no indicador, entre terceiro quadrimestre de 2021 e o de 2022, ainda não podendo ser avaliado o primeiro quadrimestre de 2023, em razão dos dados ainda não terem sido divulgados. Em razão do aumento das coletas, também pode se ver uma identificação maior de alterações percussoras de câncer de colo de útero comparando os anos de 2021 e 2022, na mesma proporção do aumento das coletas. Em relação as respostas sobre como foi receber o cartão de aniversário e se pensaram em fazer o exame citopatológico, todas as pacientes responderam que pensam agora em fazer o exame da UBS e que se sentiram felizes e valorizadas ao serem lembradas pelo serviço de saúde.

Conclusoes

Acredita-se que a estratégia não seja a única responsável pelo aumento de cobertura de exames citopatológico, outros fatores como melhor comunicação com a comunidade e o fim da pandemia de COVID-19 também refletem nesses números, porém a presente estratégia se mostrou eficaz diante dos objetivos traçados. Conclui-se que estratégias de busca ativa são fundamentais para melhora na cobertura do rastreamento de câncer de colo de útero, o que consequentemente traz resultados sobre a prevenção dessa doença, com a identificação precoce de lesões passíveis de tratamento. Ainda, a estratégia melhorou o vínculo da unidade com a população, bem como a valorização e motivação no autocuidado a saúde da mulher. Além de reforçar, a importância do trabalho em equipe na Atenção Primária a Saúde, sendo todos os profissionais peças fundamentais para o cuidado.