Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 1 - Lago dos Tigres

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Santa Catarina

Cidade

Blumenau

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

“A HISTÓRIA DE ANA”: O LIVRO.

Apresentação/Introdução:

O desenvolvimento psicológico infanto-juvenil é um processo complexo, influenciado por fatores genéticos e ambientais que interagem entre si. Sabe-se que alguns fatores são protetivos e outros geram risco para o desenvolvimento. Acrescenta-se a isso, a perspectiva de que quanto mais fatores de proteção, maior será a resiliência da criança e/ou adolescente. No município de Blumenau, casos de adolescentes com comportamentos de risco, como autolesão, ideação e tentativas de suicídio aumentaram nos últimos anos. Considerando a necessidade de abordar o tema e a falta de material relacionado à questão, que é tão presente na rotina de trabalho das unidades de saúde, em 2022, os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil - CAPSi, serviço do componente especializado da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS do Sistema Único de Saúde - SUS destinado ao atendimento a crianças e adolescentes com sofrimento psíquico e suas famílias, uniram habilidades para descrever sobre a experiência vivida por eles no dia a dia, com o intuito de chamar atenção da comunidade em geral e despertar a atenção de usuários e familiares para o tema. A partir disto, elaboraram um livro, que visa alertar o público juvenil, suas famílias, a comunidade e demais atores sociais e divulgar as ações do serviço no mês de conscientização e prevenção ao suicídio.

Objetivos

O objetivo geral deste trabalho foi elaborar um livro, digital e impresso, que sensibilize adolescentes, responsáveis, comunidade e profissionais da rede intersetorial sobre o comportamento autolesivo e a importância do acolhimento da rede de proteção. Como objetivo específico contribuir na ampliação de materiais, voltados ao público em questão, que tratem de sofrimento psíquico e superação destas experiências ampliar a capacidade de alcance a maior público, através de livro impressos e digitais sensibilizar adolescentes e famílias da necessidade de procurar atendimento em Saúde Mental e auxiliar os pais, responsáveis e profissionais da rede intersetorial a compreenderem o comportamento autolesivo.

Metodologia

Iniciou-se a escrita de uma história baseada em personagem fictícia que apresenta sofrimento psíquico, inspirada na narrativa de vários adolescentes que compartilharam suas angústias e sentimentos ao longo do tratamento. A obra foi elaborada pelos profissionais do CAPSi, e narra a história de Ana, com a finalidade de esclarecer e orientar sobre comportamento autolesivo e a importância da rede de proteção. As imagens do livro foram elaboradas no estilo mangá, formato de desenho que desperta interesse e reconhecimento do público infantojuvenil. A história conta sobre os sentimentos da adolescente e sua dificuldade de relacionamento interpessoal. Descreve o início dos sinais e sintomas e como a família lidou com a situação. O texto esclarece como proceder nestes casos, ao descrever o fluxo de atendimento de saúde no SUS, a importância da avaliação e conduta pela equipe de profissionais da Atenção Primária à Saúde, o acompanhamento em serviço especializado, até a superação da condição inicial. A produção do livro intitulado “A história de Ana”, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, da Prefeitura Municipal de Blumenau. Internamente, teve seu conteúdo trabalhado em atendimentos individuais, e em grupo aos usuários e familiares. Para além do CAPSi, o material foi distribuído para unidades de saúde e outras Secretarias Municipais, em especial a Educação e a Assistência Social. Outrossim, houve divulgação em mídias sociais, como rádio, internet e televisão.

Resultados

O livro foi apresentado e distribuído primeiramente aos adolescentes do serviço (CAPSi), o lançamento oficial aos profissionais da saúde, da rede intersetorial e comunidade ocorreu no auditório da Escola Técnica do SUS. Oportunizou a identificação do público alvo com a personagem Ana, que apresentou aos leitores os mesmos desafios e dificuldades enfrentados pelos usuários e famílias atendidas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Além disto, alerta e sensibiliza tanto o público juvenil, como suas famílias à necessidade de estarem atentos ao sofrimento psíquico. Ainda, auxiliou pais/responsáveis, comunidade e profissionais da rede intersetorial a compreenderem o comportamento autolesivo, e orienta quanto à importância do acolhimento da rede de proteção. Observou-se que a rede intersetorial apropriou-se do livro, requisitando-o, tendo em vista a escassez de materiais sobre o tema e a necessidade de instrumentos que facilitem o acesso a conteúdos emocionais e o desenvolvimento de vínculo dos profissionais com o público alvo.

Conclusoes

O livro foi uma importante ferramenta de divulgação, que possibilitou a abordagem sobre o comportamento autolesivo, tema delicado e presente nos dias de hoje e que faz parte dos atendimentos prestados na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Ademais, ressaltou a importância de criar diferentes estratégias de acolhimento, escuta, discussão e reflexão sobre as questões relacionadas à adolescência e suas implicações no âmbito da saúde mental. O livro foi apresentado e amplamente divulgado em eventos locais, regionais e estadual, desde seu lançamento, por meio de programas de rádio, internet e televisão, possibilitando ampla discussão e a conscientização de usuários, profissionais da rede intra e intersetorial, assim como toda a comunidade.