Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Goiás

Cidade

Adelândia

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROGRAMA DO BEBÊ: ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PREVENTIVO E CURATIVO EM CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS

Apresentação/Introdução:

A literatura relata que a doença cárie em crianças de baixa idade está diretamente ligada à negligência dos cuidadores que oferecem à criança uma dieta cariogênica em uma frequência inadequada, e uma pobre higiene bucal associada às características do indivíduo. A primeira infância é o período ideal para iniciar bons hábitos e padrões de comportamento que permanecerão fixados por toda a vida. A prevenção de doenças bucais requer procedimentos de menor complexidade e a mão-de-obra não necessita ser altamente qualificada, o que torna o custo mais baixo que o tratamento restaurador, protege e condiciona a criança para um atendimento odontológico tranquilo, sem traumas . O trabalho preventivo é realizado a longo prazo, envolvendo um compromisso fixado entre o profissional da Saúde Bucal e pais ou responsáveis. A Equipe de Saúde Bucal do município de Adelândia-GO observou a necessidade de evitar a cárie precoce em crianças ao perceber algumas de baixa idade com cárie rampante cárie e perdas precoces do primeiro molar permanente as crenças e costumes da população em geral: ¨o dente é de leite, não precisa de cuidados “tomou muito antibiótico e estragou os dentes” “ a criança não deixa escovar”... No ano de 2013 surgiu o Programa do Bebê, destinado ao atendimento odontológico preventivo e curativo para crianças de zero a três anos.

Objetivos

Objetivo Geral: Oferecer assistência odontológica integral a crianças de zero a três anos no município de Adelândia desde 2013 pela Equipe de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família. Objetivos Específicos: Oferecer atendimento odontológico visando manter e promover a saúde e a prevenção de cárie Conscientizar os pais ou responsáveis a respeito da importância de um trabalho preventivo para melhorar a Saúde Bucal e a qualidade de vida das crianças Disseminar a Saúde Bucal com ênfase na atenção precoce e no autocuidado Desenvolver a integração da equipe de saúde Orientar quanto aos tipos de traumatismos dentários, seu manejo e possibilidades de prevenção Avaliar alterações como nódulos, cistos, estomatites e o posicionamento do freio lingual, que possa interferir na amamentação, fonação.

Metodologia

A captação do público alvo é realizada pela equipe de Saúde Bucal na consulta com as gestantes, pelos Agentes Comunitários de Saúde, por demanda espontânea e pela equipe multiprofissional com crianças que procuram a Unidade Básica de Saúde (UBS) para vacinas, consultas, acompanhamento. Foi desenvolvida uma ficha clínica com informações desde a gestação, saúde geral, amamentação, dieta, higiene, avaliação das estruturas da boca, alterações como dentes natais ou neonatais, cistos, nódulos e posicionamento do freio que pode interferir na amamentação e plano de tratamento. Os cuidadores são orientados quanto à técnica de higiene bucal, hábitos bucais deletérios, retardamento da introdução de alimentos industrializados, envolvimento da família para a mudança positiva de comportamento. Com espátula de madeira ou espelho clínico, gaze e água filtrada ou escova e creme dental, a técnica de higiene é demonstrada, e se necessário, a aplicação de flúor de acordo com o risco de cárie . Se existe a necessidade restauradora ou de intervenção, continua-se o condicionamento da criança para posterior realização ou encaminhamento para o serviço especializado em casos da criança não colaboradora ou que necessitam de intervenção fora da realidade da atenção básica.

Resultados

Desde 2013 foram atendidas 179 crianças- 30 com alto risco de cárie e presença de lesões ativas, remineralizadas e/ou restauradas 31 em médio risco 03 sofreram traumatismo dentário 05 com mau posicionamento de freio lingual, resolvidos com a intervenção- uma encontrava-se com baixo peso pela dificuldade de amamentação, reabilitada e acompanhada pela equipe multiprofissional 04 com mau posicionamento de freio labial em acompanhamento 08 com problemas de má -oclusão, com orientação e suporte para remoção de hábitos bucais deletérios e/ou encaminhamento para atendimento ortodôntico 02 com estomatite 01 nódulo de Bohn- 03 com cisto de erupção, todos com orientação e controle até a resolução, além de outras alterações como dentes geminados ou fusionados, amelogênese imperfeita, língua geográfica - com as orientações necessárias para cada caso. Várias crianças agora em idade escolar continuam acompanhadas na UBS em atendimentos de rotina e no projeto desenvolvido na escola: várias zero-cárie, várias com baixo risco e poucas lesões de cárie ativa ou necessidade restauradora. Em reuniões com os pais e/ou com os professores, percebe-se um maior cuidado, interesse, relato das mudanças e seus benefícios na criança e na família.

Conclusoes

Até 2013 a atenção era voltada para os cuidados odontológicos principalmente de escolares, gestantes e adultos. Com o surgimento do Programa, uma atenção especial foi voltada à primeira infância, reforçando os cuidados com a gestante, além dos pais e cuidadores da criança. A participação em um programa de atenção em Odontologia para Bebês interferiu positivamente na saúde bucal das crianças do município de Adelândia contribuindo para a resolutividade de problemas e inserção de bons hábitos de dieta e higiene bucal na rotina delas e suas famílias, colaborando para a saúde de todos. Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22:6