Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

8

Estado

Goiás

Cidade

Caiapônia

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CAIAPÔNIA, VIVER COM MAIS SAÚDE. PROGRAMA BARIÁTRICA

Apresentação/Introdução:

Atualmente, tem se observado crescimento exponencial no número de pacientes obesos, e a cirurgia bariátrica apresenta-se como terapêutica eficiente, tanto para a perda do excesso de peso como para a resolução das comorbidades, (SOUZA, et.al,2020). Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (2017), estudo desde a década de 60, o by-pass gástrico é a técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas, devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia. O programa foi desenvolvido para melhoria de saúde do público em obesidade, atualmente conta com 86 pacientes, sendo 14 pacientes já submetidos a cirurgia, todos faziam uso de medicamentos contra hipertensão arterial e diabetes, destes 14, treze já não usam estes medicamentos além de melhoras na significativa devido à perda de peso. Hoje eles relatam melhoras no convívio familiar, no sono, mais disposição e vontade de viver.

Objetivos

A experiência tem como objetivo a promoção de saúde e qualidade de vida dos pacientes em obesidade com doenças crônicas associadas. Restabelecendo condições fisiológicas básicas como locomoção, melhorias do sono e controlando patologias crônicas como diabetes, hipertensão arterial, autoimunes.

Metodologia

Para aplicação do programa, foi especificado primeiro quem o programa iria atender assim ficou que seria o público alvo do programa: pacientes com Imc >ou= 42kg/m² com patologia crônica associada, residentes e domiciliados no município de Caiapônia, os pacientes são triados pelas enfermeiras das unidades básicas de saúde, depois de triados são encaminhados para acompanhamento mensal e regular nutricional, em conjunto com acompanhamento nutricional são submetidos ao acompanhamento do educador físico. Depois de alguns meses, são encaminhados para o médico cirurgião bariátrico para que faça a avaliação. Após a avaliação os pacientes são orientados a perda de aproximadamente 10% do peso atual. E logo são encaminhados para os especialistas, como: Pneumologista e psicólogas do programa, em seguida, são submetidos aos exames como endoscopia e USG de abdômen total e exames laboratoriais. Pós laudo do pneumologista iniciam-se as fisioterapias, em seguida o cardiologista. Depois é encaminhado para o cirurgião geral para avaliação cirúrgica, sendo que, este deve estar munido de todos os laudos das especialidades as quais foram submetidos, feito isso e se tiver tudo dentro dos paramentos exigidos o cirurgião geral autoriza e são feitos os agendamentos das cirurgias. Assinam o termo de compromisso, iniciam-se a fisioterapia e a dieta pré cirúrgica e pôr fim a tão esperada cirurgia.

Resultados

Os primeiros pacientes operados já estão com 9 meses pós cirurgia e já temos resultados excelente na saúde e bem estar dos mesmos. E ambos relataram a sensação de saciedade, fazendo assim ingerir menos comida e posteriormente emagrecendo. Dos 14 pacientes operados todos faziam uso de medicamentos contra hipertensão arterial e diabetes, destes 14, treze já não usam estes medicamentos além de melhoras na significativa devido à perda de peso. Hoje eles relatam melhoras no convívio familiar, no sono, mais disposição e vontade de viver.

Conclusoes

Contudo o programa é de suma importância para a população referente, uma vez que controlando a obesidade não se tem o controle de uma única patologia, mas de várias outras que estão associadas (Dm, Has, cânceres, cardiopatia, doença articulares). Com esse controle tem também redução dos gastos com manejo destas patologias crônicas, assim justifica o investimento alto, porém pontual. A utilização da cirurgia bariátrica como medida terapêutica para a obesidade é eficaz e contribui efetivamente para a melhoria da qualidade de vida. O acompanhamento nutricional é a medida necessária para bom desfecho clínico, que traz benefícios de caráter profilático e terapêutico, pois as carências nutricionais e o sucesso cirúrgico estão diretamente ligados ao comportamento alimentar.