Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Goiás

Cidade

Jataí

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

DIA D DE SAÚDE DOS HOMENS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Apresentação/Introdução:

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Geneis Leal Rezende, encontra-se em uma região periférica de Jataí, município localizado em Goiás, compõe a Regional de Saúde Sudoeste 2 e possui população estimada de 103.221 (IBGE, 2021). A UBS possui população adstrita aproximada de 2.000 famílias. Foi inaugurada no dia 30 de maio de 2022 e desde então observou-se a baixa procura da população masculina pelo serviço de saúde. Assim, a equipe de saúde idealizou uma ação, e no dia 26 de novembro de 2022 realizou o primeiro evento voltado para os homens, no intuito de promover o vínculo do paciente com a unidade e despertar para a importância dos cuidados em saúde. A problemática relacionada a falta de adesão desse público é discutida na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), criada com a finalidade de promoção, prevenção e reabilitação da saúde do homem, mediante a baixa adesão ao sistema de saúde de forma preventiva, necessitando, portanto, de uma maior demanda nos serviços secundários e terciários, como consequência de maior morbidade e mortalidade (BRASIL, 2009). A PNAISH vem de encontro com um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde (SUS): o acesso da população masculina aos serviços de saúde. Assim, uns dos fatores que contribuem para isso, são as atividades laborais mediante ao horário de funcionamentos das UBS e a cultura do machismo em procurar atendimento para adoção de medidas de autocuidado (GOMES ET AL.,2019).

Objetivos

Relatar a experiência das ações realizadas com a população masculina no território de uma UBS no município de Jataí-GO, no ano 2022. Objetivos específicos: • Melhorar a adesão do público masculino ao nível primário • Promover o vínculo dos homens com a unidade • Conscientizar o público alvo sobre a importância da Atenção Primária à Saúde (APS) como meio de promoção à saúde e prevenção de agravos.

Metodologia

A UBS realizou no dia 26 de novembro de 2022 (sábado), ação intitulada “Dia D de Saúde dos Homens”, primeiro movimento para incorporar a população masculina à unidade. Teve como público alvo a população masculina da área adscrita. Durante o respectivo mês foi divulgada em redes sociais, rádio, panfletos nas ruas e domicílios, colagem de convites em igrejas e supermercados da área. Estiveram envolvidos nesse processo: recepcionistas, Agentes Comunitárias de Saúde, equipe de enfermagem, equipe médica, equipe de saúde bucal e equipe multiprofissional. Estabeleceu-se parcerias intersetoriais com a Universidade Federal de Jataí, o Projeto de Desenvolvimento Sócio-Habitacional e o Corpo de Bombeiros para divulgação e execução. No dia da ação, os serviços ofertados foram divididos em oito estações: uma de Aferição de Pressão Arterial, uma de Glicemia Capilar, duas de Consultas Médicas, duas de Enfermagem para realização de Testes Rápidos de IST’s, uma de Consulta Nutricional e uma de vacinação contra Covid-19. Inicialmente, através de senhas, os usuários foram acolhidos na recepção para preenchimento de ficha dos dados pessoais e um questionário semiestruturado produzido pela equipe para conhecimento sociodemográfico, comorbidades pré-existentes e relevância da ação, e posteriormente encaminhados para as estações de forma ordenada. Foram realizadas palestras de educação em saúde em sala de espera sobre Câncer de Próstata e Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Resultados

Participaram da ação 80 homens. 67 responderam ao questionário, desses: 43,3% de 21 a 50 anos, 56,7% de 51 a 84 anos 64,1% possuem ensino fundamental incompleto, 14,9% ensino médio completo, 7,5% ensino médio incompleto, 6% ensino fundamental completo, 4,5% nunca estudaram, 3% cursaram o ensino superior 4,5% não possuem dias fixos de trabalho, 7,5% trabalham todos os dias da semana, 16,4% não trabalham, 20,9% trabalham de segunda a sábado e 50,7% afirmaram trabalhar de segunda a sexta 43,3% não procuravam atendimento há mais de 1 ano e 53,7% há menos de 1 ano 61,2% julgam muito importante as atividades em dias alternativos, 38,8% consideram importante 97% se sentiram acolhidos, 3% não se sentiram acolhidos. Foram realizadas 79 aferições de Pressão Arterial, 65,8% com valores normais e 34,2% apresentaram sistólica ≥130 mmHG e/ou diastólica ≥90 mmHg 79 dosagens de Glicemia Capilar: 50,6% ≥ 100 mg/dl e 49,4% normais 67 consultas médicas para resolução de queixas diversas e/ou solicitações de exames 59 testagens rápidas, sendo que 12% com resultados reagentes para alguma(s) da(s) IST’s (HIV, Sífilis, Hepatite B ou C). Vale ressaltar que a procura pelo serviço por parte do público alvo aumentou na semana posterior: 742,85 % a mais do que uma semana anterior a ação e aumentou 165% no mês do evento em comparação ao mês anterior. Tendo em vista a relevância da ação, na semana seguinte o número de procura dos homens pelo serviço foi 17,3% maior do que a procura feminina.

Conclusoes

Atividades pontuais são chamativas, o público se sente mais acolhido em um momento destinado a ele ações voltadas para o público masculino em dias alternativos possui caráter exitoso, visto que a maior parte trabalha de segunda a sexta e adiam a procura ao serviço, dificultando o rastreio de doenças e agravos preveníveis. O baixo grau de escolaridade gera um déficit de conhecimento, sendo assim, a equipe observou que a ação se mostrou importante para os homens, pois permitiu o contato próximo e vivências de relatos que corroboram com a literatura sobre a dificuldade de acesso aos serviços de saúde. O evento propiciou o primeiro contato à vários indivíduos. Foi possível alcançar e trazer os homens para a UBS, pois, através das portas abertas da UBS, os homens puderam retornar para cuidado continuado, estabelecer vínculo e conhecer a importância e periodicidade dos retornos. Ficou claro o aumento expressivo de pacientes do sexo masculino alcançados após o evento. Nesse sentido, a ação despertou uma visão crítica à equipe quanto a necessidade de dar continuidade e manter ações estratégicas pontuais para além do dia D, a fim de facilitar o acesso seja em dias e horários alternativos ou em dias e horários de atendimentos normais.