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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

10

Estado

Goiás

Cidade

Jataí

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO SUS: O USO DO WHATSAPP PARA COMUNICAÇÃO COM PACIENTES

Apresentação/Introdução:

Este trabalho trata-se de relato da experiência vivenciada pela UBS do Conjunto Rio Claro, em Jatai- GO, relacionada ao uso de Whatsapp para comunicação com os paciente, a partir de 22 de fevereiro de 2022. A dificuldade de comunicação com os pacientes para avisá-los sobre a liberação de exames e consultas castrados no sistema de regulação (SISREG) precisa ser resolvida para que o princípio da INTEGRALIDADE do SUS seja colocado em prática. Essa não é uma ideia original. Muito antes do surgimento do celular, o SUS já se preocupava em levar informação para os usuários. O projeto “Carteiro Amigo”, criado em 1996 no Ceará é um bom exemplo desse esforço. O que se observa é que o uso de ligações telefônicas não é a melhor opção. Quase todos os contatos bem-sucedidos com os pacientes são antecedidos de diversas tentativas mal-sucedidas (o telefone está ocupado, a ligação cai direto na caixa postal ou o paciente simplesmente não atende). E um grande número de contatos deixa de ser realizado, o que resulta em muitos pacientes que não são comunicados sobre a liberação de consultas e/ou exames. Segundo levantamento anual da FGV, o Brasil tem atualmente mais de um smartphone por habitante. São 242 milhões de celulares inteligentes em uso no país, que tem pouco mais de 214 milhões de habitantes. Esse dado nos indicou que o uso do Whatsapp poderia ser mais eficiente que o uso do telefone, já que a mensagem chegará a seu destinatário quando ele estiver disponível.

Objetivos

O objetivo geral é cumprir de forma mais efetiva o princípio da INTEGRALIDADE DO SUS, considerando que o paciente que chega à atenção básica deve ter acesso também à saúde secundária e terciária. Como objetivos específicos, podem ser apontados:  Melhorar a comunicação ao paciente sobre consultas e exames liberados pelo Sistema de Regulação – SISREG, por meio do uso do Whatsapp  Estimular outras unidades de saúde de Jataí a também adotarem esse sistema de comunicação  Divulgar o relato da experiência em eventos regionais e nacionais.

Metodologia

Trata-se de Relato de Experiência, que seguiu as seguintes etapas: a) Obtenção de um dispositivo móvel: o aparelho móvel que está sendo (exclusivamente) utilizado para essa atividade é um Tablet Samsung b) Definição de número de telefone fixo da USF para utilização no APP: o número de telefone fixo utilizado é o 3636-1012. A utilização do número no Whatsapp não interfere em nada no funcionamento do telefone, que continua funcionando como qualquer outro telefone fixo c) Instalação de Whatsapp Business no dispositivo móvel: O Setor de TI da Prefeitura (Wilson) realizou a instalação do APP Whatsapp Business no Tablet e fez as configurações iniciais necessárias d) Conclusão das Configurações do Whatsapp no Tablet: inclusão de foto, horário de funcionário e mensagem automática e) Criação de uma conta Google para a USF: Foi criada a conta “usfcrc@gmail.com”, exclusivamente para o cadastramento dos pacientes. Essa conta Google foi acessada nas configurações do Tablet para que o Whatsapp reconheça todos os pacientes cadastrados f) Cadastramento do número dos pacientes: Como em qualquer outro Whatsapp, é necessário cadastrar nome e número de contato dos pacientes antes de mandar mensagem. Esse cadastramento é feito à medida que surge a necessidade de comunicação com pacientes específicos g) Definição do foco das comunicações: i) liberações do SISREG ii) disponibilização de resultados de biópsias. h) Envio de mensagens aos pacientes:

Resultados

Num universo 21 unidades em Jataí, doze já aderiram ao uso do Whatsapp, o que representa 57%. A intenção da Gestão Administrativa da Secretaria Municipal é continuar a estimular a adoção do método. Levantamento realizado com o número de pacientes que compareceram às consultas agendadas, em abril de 2023, em um dos Ambulatórios de Especialidades (10 médicos), revelou que há menos absenteísmo entre as unidades solicitantes que adotaram o Whatsapp (21%) em relação ao absenteísmo verificado nas unidades que ainda não utilizam esse método de comunicação (27%). Há outras variáveis que precisam ser consideradas na análise de absenteísmos, seja qual for o meio de comunicação com o paciente e há outras possibilidades de ampliação do corpus do levantamento realizado (os outros 2 ambulatórios do município ou os dados relacionados ao comparecimento para exames). Ainda assim, consideramos bastante significativo o resultado, principalmente porque, em números absolutos, vemos que centenas de pacientes foram beneficiados com o sistema adotado. Até o momento, pouco mais de um ano após a implantação do projeto, temos no UBS do Conjunto Rio Claro mais de 6000 pacientes cadastrados. Quando deixamos de comunicar um paciente sobre a liberação de um exame, somos profundamente afetados, já que deixamos de cumprir o maior de nossos deveres, que é o de garantir o acesso à saúde, de forma integral, universal e gratuita a toda população do país.

Conclusoes

Constatamos as seguintes vantagens advindas da implantação do novo sistema de comunicação: a) AGILIDADE: o uso do Whatsapp, ainda que consideremos a necessidade de cadastrar previamente o contato do paciente, é mais ágil do que o uso do telefone b) EFICIÊNCIA: o uso do Whatsapp é mais eficiente do que o uso do telefone não apenas porque independe de o paciente estar disponível no momento em que a mensagem é enviada, mas também porque as informações ficam registradas (dia e horário de consulta, por exemplo), o que diminui a possibilidade de esquecimentos e de mal-entendidos c) EFICÁCIA: o número de pacientes não avisados diminuiu consideravelmente. Estimamos em 60% o índice dessa redução. Além disso, o número de absenteísmo também diminuiu notadamente. d) MAIOR AMPLITUDE NOS SERVIÇOS OFERECIDOS: os lembretes de consultas agendadas com as médicas ESF não eram realizados via telefone. A implantação do uso do Whatsapp para comunicação com os pacientes permitiu que mais esse serviço fosse oferecido à comunidade, por meio de outro Tablet, com outro número de contato. e) SATISFAÇÃO DOS PACIENTES: Os pacientes tornam-se mais satisfeitos, porque exercem de forma mais efetiva a corresponsabilização pelo cuidado da própria saúde.