Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

8

Estado

Goiás

Cidade

Itauçu

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19: ACESSIBILIDADE É HUMANIZAÇÃO

Apresentação/Introdução:

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) ficou vigente no país em 1973 e foi implantado para organizar as ações de vacinação de forma estratégica, com o intuito de prevenir e controlar a incidência de doenças infectocontagiosas, reduzindo a morbidade e morbimortalidade por doenças preveníveis pela imunização(SANTOS,2017). O presente relato de experiência aborda ações que foram implementadas no município de Itauçu-Goiás com o intuito de facilitar o acesso de pessoas que, por algum motivo, não conseguiram comparecer à sala de vacinação municipal, para iniciar ou continuar com o esquema de imunização contra a Covid-19. Desta forma foi implantado no município a estratégia extramuro de vacinação com equipe volante, e também a vacinação na sala de imunização com horário estratégico e estendido. De acordo com Santos, 2017 a vacinação extramuro caracteriza-se como: ¨quaisquer atividades realizadas fora das unidades de saúde. Baseiam-se em equipes de vacinação que realizam vacinação casa a casa (incluindo residências e instituições em geral, como escolas, creches, empresas, etc.), além da população em situação de rua, acampada, etc., especialmente, pessoas que vivem em áreas rurais de difícil acesso, possibilitando alcançar populações que, de outra maneira, certamente nunca seriam vacinadas. ¨ A estratégia adotada viabilizou ao grupo mencionado mais acessibilidade a sala de vacinação do município e consequentemente as vacinas contra a Covid-19, intensificando as ações desenvolvidas.

Objetivos

OBJETIVO GERAL O objetivo deste foi facilitar o acesso da população que, por algum motivo, não conseguiram comparecer à sala de vacinação municipal, aumentando o número de pessoas imunizadas contra a Covid-19 através da estratégia extramuro evitando a perca dos imunizantes, prestando assistência de forma humanizada, intensificando as ações desenvolvidas pela equipe de saúde. OBJETIVO ESPECÍFICO . Vacinação extramuro com equipe volante . Horário estendido na sala de imunização municipal . Fortalecimento da equipe de saúde diante as ações em momento de pandemia

Metodologia

O trabalho expõe a experiência executada na cidade de Itauçu-Goiás diante da baixa procura pela vacina contra a Covid-19, e a dificuldade de pessoas em aderir o esquema de vacinação. A estratégia foi traçada diante da dificuldade de pessoas que residem em zona rural e não possuíam transporte para receber a vacina, acamados ou pessoas com mobilidade reduzida, e indivíduos que portam carga horária de trabalho incompatível com os horários da sala de vacinação. Desta forma, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica reuniu-se com a equipe de vacinação municipal e da Atenção Primária em Saúde, juntamente com a equipe gestora do município, e traçaram as seguintes estratégias :foi realizada uma busca ativa dos indivíduos que por algum motivo não conseguiam se vacinar, através dos AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, extraindo dados como: nome, faixa etária, contato e esquema de vacinação. Foi criada uma equipe volante de vacinação contra a Covid-19 que atua junto a APS para atender a demanda extraída pelos ACS, transportando a vacina para os comércios do município e os locais de difícil acesso.Foi implementado horários estratégicos de vacinação no período noturno, a partir das 17:00 horas e até as 22:00, possibilitando que mais pessoas tivessem acesso a vacina em tempo oportuno e de forma humanizada. A estratégia iniciou-se em Junho de 2022 e segue presente nas ações do município deste então, pois foi resolutiva e eficaz, uma vez que a acessibilidade é humanização.

Resultados

Esta estratégia foi resolutiva e eficaz no município, pois a equipe evidenciou que parte da população não conseguia comparecer a sala de vacinação em horário comercial em decorrência de questões externas, seja pela jornada de trabalho, incapacidade física ou questões pessoais, e a aderência desta estratégia possibilitou que esse público tivesse mais acesso à vacina contra a Covid-19. A criação da equipe volante de vacinação contra a Covid-19 foi de extrema importância, onde a mesma atua mediante busca ativa deste grupo específico que é realizada pelos Agentes comunitários de Saúde, respeitando as normas e técnicas impostas pela Anvisa, transportando a vacina até os locais de difícil acesso, abrangendo a zona rural, áreas descobertas, e parte da população que não conseguia comparecer em decorrência de sua jornada de trabalho, transportando os imunizantes até essas pessoas. A equipe pode vivenciar a realidade do outro e até resgatar aqueles que não confiavam na vacina em questão, pois atuaram de forma humanizada conscientizando este público sobre a importância da vacinação contra a COVID-19. Ao adotar esta estratégia foi notória a acessibilidade deste público a vacina e a sala de vacinação do município, evitando perca dos imunizantes, e intensificando a qualidade na assistência já humanizada. Diante dos resultados obtidos, foi notória satisfação e união entre a equipe, que apesar do momento delicado para início desta ação, se sentiram fortalecidos e estimulados a continuar.

Conclusoes

Dado o exposto, conclui-se que as estratégias extramuro e com horário flexivel e estendido na sala de imunização adotadas pelo município de Itauçu-Goiás, viabilizou à população mais acessibilidade à vacina contra a Covid-19, evitando a perca dos imunizantes. Com a disponibilidade de uma equipe volante de vacinação, possibilitou que a vacina contra a Covid-19 chegasse com maior facilidade aos indivíduos que por algum motivo não conseguiam comparecer a sala de imunização para iniciar ou continuar com o esquema, evidenciando desta forma que esta estratégia alcançou maior público de pessoas vacinadas na faixa etária de 12 anos ou mais, seguindo o esquema conforme calendário de vacinação contra a Covid-19 e seu esquema por faixa etária e público alvo. Desta forma, com os resultados obtidos, a equipe envolvida foi fortalecida e se manteve mais unida em prol de uma causa em comum, o sucesso da ação e assistência humanizada a população.