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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Goiás

Cidade

Hidrolândia

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROJETO AETA(ACOLHER/EDUCAR/TRANSFORMAR/ALCANÇAR).

Apresentação/Introdução:

Hidrolândia, situada no estado de Goiás, é um município que abriga uma população de aproximadamente 28 mil habitantes. Localizado a cerca de 30 km de Goiânia, a capital do estado, Hidrolândia é conhecida por sua agricultura pujante e pela alta qualidade de vida proporcionada aos seus habitantes. Com relação à infraestrutura de saúde, Hidrolândia possui uma rede assistencial de saúde robusta e diversificada. O Hospital Municipal de Hidrolândia é uma das principais referências da região, prestando assistência médica à população local e a pacientes de cidades vizinhas. Além disso, o município conta com o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que provê um atendimento pré-hospitalar ágil e eficiente para casos de urgência e emergência. Hidrolândia também tem o Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Especialidades Odontológicas, que oferecem atendimentos em diversas especialidades para a população, contribuindo para um cuidado integral à saúde. A rede de atenção básica é composta por unidades de PSF (Programa Saúde da Família) espalhadas pela cidade. Estas unidades são: PSF I – Nazare, PSF II – Central, PSF III – Adelaide, PSF IV- Nova Fátima, PSF V – Oloana, PSF VI – Vale dos Sonhos e PSF VII – Garavelo Sul 2. A Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária desempenham um papel crucial no monitoram e controle de doenças, garantindo a saúde pública e a qualidade dos serviços e produtos de consumo humano.

Objetivos

Objeto geral: Melhorar a saúde dos trabalhadores urbanos, industriais e rurais que sofrem com a falta de horários para se consultarem na atenção primária devido à incompatibilidade do horário de trabalho com o horário de funcionamento da UBS. Objetivos específicos: Deslocar a equipe de atenção primária para zonas urbanas, industriais e rurais estratégicas para aumentar a acessibilidade dos trabalhadores à atenção médica preventiva. Acolher os pacientes marginalizados pelo sistema de atenção primária e garantir sua consulta médica preventiva. Educar as empresas e os trabalhadores sobre seus direitos e deveres no que diz respeito à saúde e às condições de trabalho. Mostrar aos trabalhadores e às empresas que a saúde dos trabalhadores é fundamental para a transformação do ambiente de trabalho, aumento da produtividade e melhoria da qualidade de vida. Persuadir empresas a oferecer aos trabalhadores a possibilidade de realizar consultas médicas sem prejudicar o pagamento e o trabalho.

Metodologia

A equipe, composta por médicos, enfermeiros e agentes de saúde, estabeleceu critérios para a seleção dessas áreas, abrangendo: 1) regiões com maior número de trabalhadores em situação de vulnerabilidade social, em virtude de empresas ou empregadores que impedem os funcionários de procurar atendimento médico 2) regiões desprovidas de agentes de saúde e 3) regiões com os mais altos índices de doenças. Depois de identificar essas áreas, a equipe solicitou à Secretaria Municipal de Saúde a criação de um ticket para que os pacientes pudessem ser informados sobre o dia e horário dos exames, marcados diretamente pelos agentes de saúde. Tudo isso após a consulta médica. Destaca-se que a coordenação dos dias de atendimento foi realizada pelos agentes de saúde, visando adequar-se ao dia e horário disponíveis na unidade, especificamente às quintas-feiras à tarde. Esta organização possibilitou que as empresas nos recebessem em suas sedes, facilitando assim o acesso ao atendimento para os trabalhadores. Os resultados dos exames eram submetidos à análise do médico da unidade, que identificava os pacientes com risco de complicações e os que se encontravam em estágio inicial de doenças, como hipertensão, diabetes e dislipidemia. O médico, por sua vez, orientava a enfermeira sobre as diretrizes a serem transmitidas aos agentes de saúde. No decorrer de 2022, a equipe atendeu, em média, 22 pacientes por semana fora da unidade de saúde, totalizando 1222 atendimentos entre janeiro e dezembro .

Resultados

Nos 1.222 atendimentos feitos, a equipe de saúde identificou 305 casos de hipertensão e 117 casos de diabetes, demonstrando a importância e o impacto desse trabalho na comunidade. Houve resistência de algumas empresas locais e zonas rurais que temiam a descoberta de comorbidades e doenças entre os trabalhadores,o que poderia resultar na perda de mão de obra. No entanto, com o passar do tempo, essas empresas e os fazendeiros começaram a compreender que a formação de novos funcionários ou a perda de funcionários existentes devido a questões de saúde poderia ser ainda mais prejudicial. Isso resultou em uma maior adesão ao projeto. Um aspecto positivo foi o fortalecimento das lideranças comunitárias. Esse fortalecimento ocorreu por meio de capacitação técnica, com explicações adaptadas ao nível de compreensão dos líderes, possibilitando a disseminação do conhecimento para outros membros da comunidade.Isso resultou em uma maior eficácia na identificação de sinais e sintomas de doenças como a hipertensão e diabetes. A equipe descobriu várias questões na cidade, principalmente a falta de saneamento adequado e a necessidade de alimentação saudável para os trabalhadores. Esses problemas foram identificados por meio de inspeção visual e denúncias dos moradores. Essas questões foram encaminhadas à prefeitura para resolução. Além disso, os moradores foram orientados sobre medidas preventivas, como a importância de ferver a água antes do consumo.

Conclusoes

A equipe encontra-se empenhada na expansão do projeto para outras unidades básicas de saúde, bem como na implementação de um sistema de teleconsulta destinado ao atendimento de pacientes residentes na zona rural. Ademais, será constituído um grupo de lideranças, que passará por um processo de capacitação com o objetivo de auxiliar na propagação do rastreio. O rastreio em questão foca-se em pessoas vulneráveis que, potencialmente, poderiam evitar adoecimento por Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes por meio de estratégias preventivas, educação continuada, diagnóstico precoce e tratamento adequado.