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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Goiás

Cidade

Goianápolis

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

A SAÚDE E SUAS CORES EM GOIANÁPOLIS: DA NECESSIDADE AO CUIDADO

Apresentação/Introdução:

O movimento de conscientização de saúde baseado em cores surgiu com a finalidade de alertar a população em relação à algumas doenças pontuais, incentivando a promoção e diagnóstico precoce. As campanhas coloridas tiveram seu início em 1991, com a campanha de conscientização da AIDS, o qual criou-se um símbolo para o movimento, a fita vermelha. Posteriormente, o símbolo expandiu-se na prevenção ao câncer de mama, adotando-se a cor rosa, após na cor azul na campanha do câncer de próstata. As campanhas ganharam novas cores, disseminadas nos outros meses, atingindo ambientes diversos, coorporativos e até mesmo fachadas de prédios e monumentos que adotam as cores em alusão ao apoio às causas. Boa parte da população reconhece a necessidade do cuidado de saúde, portanto a adesão sofre interferência de questões como a cultura, medo, desinformação, dificuldade acesso, tempo para ser atendido e o horário de funcionamento das unidades de saúde. Os movimentos mensais e suas propostas de rastreamento, focados na doença, não resolvem o paradigma da equidade e integralidade de saúde, sendo assim, fazem-se necessárias ações que visem impactar nessa realidade e gerem adesão a promoção, prevenção e cuidados de saúde. Mediante o fato, em 2021, o município de Goianápolis - GO lançou a campanha “O Novembro além do azul”, buscando contemplar a saúde do homem como um todo. Em 2022, o município na visão de expansão desse modelo de campanha criou o Projeto Saúde e suas cores.

Objetivos

Objetivo Geral: Considerando a importância de uma maior adesão, acesso e vínculo da população adstrita aos serviços de saúde, o objetivo geral deste projeto Saúde e suas cores foi trazer a consciência da necessidade de buscar mecanismos de prevenção de saúde, de maneira holística e permanente, através das campanhas mensais em Goianápolis-GO. Objetivos específicos: Utilizar as campanhas e suas cores como forma de atrair a população alvo das campanhas aos serviços de saúde Identificar as reais necessidades de saúde da população assistida nesse projeto Gerar vínculo da população atendida com a Atenção Básica, com a finalidade de coordenar o cuidado, e Criar mecanismos de manutenção dessa população nas ações de promoção e prevenção, assim como nos serviços de saúde.

Metodologia

Incentivados pelo “Novembro além do azul” realizado em 2021, no ano de 2022 a Secretaria de Saúde de Goianápolis-GO expandiu as campanhas além das propostas dos temas e cores, nos meses de setembro e outubro, somados à do mês de novembro, buscando mapear a vera necessidade da população assistida e sua adesão ao cuidado. Para atingir o propósito utilizou-se ações de educação em saúde, movimentos nas escolas, distribuição de materiais educativos em pontos estratégicos (supermercados, farmácias, unidades de saúde, comércio, escolas e Prefeitura), Rede Sociais (Instagram, Facebook e Whatsapp), Pedágios Educativos com abordagem de veículos privados e de transporte de trabalhadores, além de anúncios através de carro de som. Em cada campanha, foi declarado um dia D, aonde as pessoas alcançadas pudessem ser acolhidas e assim vivenciar o cuidado. Nesse dia, os trabalhadores de saúde foram locados ao local para que fossem realizados tarefas e atendimentos multiprofissionais além dos correlacionados ao tema proposto. No ensejo foram realizados a atualização do cadastro (CNS) e vínculo do cidadão atendido à sua respectiva UBS e ESF, e através das consultas de retorno para verificação de resultados dos exames ora ofertados, pudessem ter contato com Atenção Básica, despertando o sentimento de acolhimento, fortalecimento da adesão e vínculo. A Saúde e suas cores buscaram de forma permanente, ofertar serviços de qualidade e que atendesse a população com eficiência e resolutividade.

Resultados

Em todo o processo houve multidisciplinaridade e intersetorialidade, rompendo paradigmas da saúde apenas curativa e disseminado a cultura da saúde preventiva. Primeiramente buscou-se mudar a concepção de saúde, trazendo prioritariamente uma visão holística da promoção, prevenção e cuidado. Nos dias D houveram o envolvimento direto de mais de 80% dos trabalhadores em saúde do município, além dos servidores de outros setores. Foram atendidos um total de 1.288 usuários, dos quais 194 no setembro amarelo, 629 mulheres no outubro rosa e 465 homens no novembro azul, com idade entre 16 e 86 anos, sendo realizados atendimentos médicos especializados, odontológico, nutricional, orientação psicológica, postural, de autocuidado, farmacológica e em saúde, massoterapia, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exames laboratoriais, testes rápidos (HIV, SÍFILIS, HEPATITE B e HEPATITE C), citologia ginecológica, eletrocardiograma, ultrassonografia, tomografia, mamografia e vacinação geral e contra Covid-19, totalizando 5.903 atendimentos/procedimentos. Os indivíduos que apresentaram algum tipo de alteração durante os atendimentos, foram inseridos nas respectivas linhas de cuidado da rede para fazer uma avaliação mais específica e dar segmento terapêutico e os demais foram acolhidos na Atenção Básica pelas respectivas UBS do seu território.

Conclusoes

Através do conhecimento das necessidades da população, os serviços de saúde se tornam mais aptos no atendimento das demandas, enxergando os indivíduos além das doenças, evitando assim posturas inadequadas e olhares pejorativos. Somados a esses aspectos, as abordagens verticalizadas e reducionistas focadas na doença podem não ser estratégias válidas e costumam falhar na integralidade e continuidade do cuidado. Trazer as campanhas mensais para além das medidas de prevenção específicas de suas cores, trouxe um acolhimento personalizado e adesão da população aos processos de saúde, despertando nos profissionais a necessidade de abordagens holísticas, ações de promoção e prevenção para alcançar equidade, integralidade e resolutividade, além de ser uma vitrine, fortalecer e despertar a Atenção Básica na coordenação do cuidado, tudo isso como forma de vincular e ordenar o usuário no sistema de saúde, considerando suas especificidades e necessidades. Há uma perspectiva de expansão para outros meses, o projeto Saúde e suas cores, no intuito de atingir como um todo o calendário anual.