Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Goiás

Cidade

Vianópolis

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA PACIENTES CADEIRANTES NO MUNICÍPIO DE VIANÓPOLIS-GO

Apresentação/Introdução:

A inclusão social da Pessoa com Deficiência (PCD) é tão importante quanto a sua adaptação. Por esse motivo, a Prefeitura de Vianópolis-Go (uma cidade de aproximadamente 15mil habitantes, situada há 90 km da capital goiana, cuja principal economia é o agronegócio), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, criou o Projeto ROMPENDO BARREIRAS, que objetiva promover a integração social a esses usuários. A condição de cadeirante, seja decorrente de trauma físico ou condições congênitas, pode viver de forma excluída devido à limitação física e necessidade de apoio. A restrição física pode resultar também em adoecimento emocional e psicológico, trazendo desânimo, tristeza e comprometimento da autoestima. A saúde mental é fundamental para a manutenção da saúde geral e bem-estar dos indivíduos. A prática de atividade física traz tanto benefícios físicos como agilidade, força muscular, coordenação motora, como também benefícios psicológicos na melhora da autoestima, confiança, mais independência, convívio e reintegração social. A mudança de hábitos alimentares, também é de extrema importância para pacientes cadeirantes, prevenido condições extremas de desnutrição e obesidade. Além das funções metabólicas, a manutenção do funcionamento adequado dos sistemas gastrintestinal, urinário e prevenção de escara deve ser trabalhado mediante orientações nutricionais.Diante disso, o presente projeto Trata-se de um modelo de assistência que visa a Promoção da Saúde buscando a integralidade.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Intergrar socialmente os indivíduos portadores de lesão que ao se encontrar em dificuldades de locomoção se distanciaram da sociedade como um todo. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Trabalhar a socialização. Proporcionar ao paciente apoio por meio da Psicoterapia de grupo com pessoas de mesma vivência. Promover troca de experiências. Ofertar atendimento fisioterapêutico semanal de forma coletiva Orientar os pacientes quanto à importância de uma alimentação saudável Promover a adesão dos cadeirantes a atividades de esporte e lazer compatíveis com suas condições.

Metodologia

conversa com o grupo técnico (Equipe Multidisciplinar e ESF), na busca de identificar o número de usuários portadores de lesão com idade entre 14 e 60 anos e gerar uma discussão para construção de protocolo dos encontros. São encontros semanais em diversas locais públicos de nossa cidade (Praças, Quadras Esportivas, Pista de caminhadas, Academia da Saúde), buscando sempre manter os nossos pacientes próximos da população, com duração de 3 horas. Ofertamos transportes para todos os nossos integrantes, porém nem todos utiliza o mesmo. Alguns já conseguiram a sua independência (dirigem ou toca cadeira). No primeiro momento de cada encontro é ofertado um café da manhã saudável à base de frutas, leite e derivados, fontes de fibras (pão integral, granola) prescritas e acompanhadas pela nutricionista que observa e trabalha com os pacientes aspectos relacionados à boa alimentação, peso e bem-estar. Em seguida, realiza-se uma atividade de relaxamento com a psicóloga que coordenará um bate-papo para levantamento das necessidades emocionais do grupo, observação e análise clínica individual. No terceiro momento, a fisioterapeuta, realiza fisioterapia em grupo, avaliando-os individualmente enquanto são aplicadas técnicas relacionadas à recuperação de movimentos de cada paciente. O encontro finaliza com uma atividade de lazer através de jogos propostos a cada encontro.

Resultados

O projeto está em desenvolvimento há um ano e apresentam alguns resultados significativos e exitosos, resultados estes que foram apresentados através de entrevista com os participantes e validados em seus respectivos prontuários • Melhora da motivação individual em busca melhoria da qualidade de vida e saúde • Maior interação e participação dos participantes do grupo • Retomada de propósitos para alcance de metas individuais. • Perda gradual de peso e ganho de massa muscular. • Melhora da funcionalidade e domínio dos gestos. • Melhora da autonomia no desenvolvimento de atividades de vida diárias. • Melhora da autoconfiança. • Redução da ansiedade. • Melhora na sociabilidade, humor e na motivação. • Adequação da acessibilidade em nosso Município ( foram construída 33 rampas de acesso a órgãos públicos e praças) • Retomada de atividades diárias e de lazer individuais (DOIS INTEGRANTES DO PROJETO JÁ FAZEM PARTE DO TIME DE BSB QUAD RUGBY DO DISTRITO FEDERAL). O Rúgbi é um esporte praticado por atletas tetraplégicos.

Conclusoes

O trabalho desenvolvido no município de Vianópolis, vêm se tornando uma das principais ações de socialização da pessoa com deficiência e oportunizando aos indivíduos atendidos uma melhoria na qualidade de vida em todos os aspectos. As limitações físicas da pessoa com deficiência devem ser trabalhadas à fim de garantir que não se torne uma restrição social ao indivíduo, o que pode afetar sua saúde de diversas formas. Um projeto com perfil sócio afetivo reforça o bem estar e o bem viver de cada um desses indivíduos, incentivando o convívio social de modo mais participativo e mais feliz, mesmo diante de suas dificuldades. Ou seja, ROMPENDO BARREIRAS, SEMPRE!