Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Goiás

Cidade

Gameleira de Goiás

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CANTINHO DA ALEGRIA: ESTRATÉGIAS PARA O COMBATE À MORBIMORTALIDADE INFANTIL EM GAMELEIRA DE GOIÁS

Apresentação/Introdução:

Gameleira de Goiás. Estado de Goiás, Região de saúde Centro Norte, Regional de saúde Pirineus. Extensão territorial 595.316 km², distante 92Km da capital (Goiânia), tem população estimada de 3.923 pessoas (IBGE, 2021). Possui 100% cobertura da população pela Atenção Primária à Saúde. As equipes de saúde desenvolvem seus trabalhos pautadas nos Princípio do SUS. As Políticas de Promoção da Equidade em saúde no âmbito do SUS, formam um conjunto de programas e ações que buscam promover o respeito à diversidade e garantir o atendimento integral a populações, promovendo assim acesso longitudinal aos serviços de saúde. Dentre os programas propostos pelo Ministério da saúde por populações especificas temos o programa de Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil (CD). O Programa CD é destinando às intervenções adequadas e oportunas para minimizar os riscos de morbimortalidade infantil (PNAB, 2017). Nas unidades básicas de saúde (UBS) do município de Gameleira de Goiás -GO a procura pelas consultas de CD eram relativamente pequenas e o número de absenteísmo considerável. Para melhorar a adesão ao programa de CD, criou-se o espaço “Cantinho da Alegria” no consultório de enfermagem.

Objetivos

OBJETIVOS: Objetvo Geral: • Reduzir a morbimortalidade infantil em Gameleira-GO Objetivos Especificos: • Ampliar o número de pacientes presentes nas consultas do programa de CD nas UBS de Gameleira de Goias . • Detectar precocemente possíveis riscos e alterações no estado de saúde das crianças • Incentivar e promover hábitos de vida saudáveis

Metodologia

Uma vez identificado o baixo índice de acompanhamento das crianças elegíveis ao rastreamento do crescimento e desenvolvimento infantil, as enfermeiras das UBS do município de Gameleira de Goiás, baseadas no Caderno de Atenção Básica nº 33 e na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (MS, 2018) elaboraram protocolo de atendimento, seguido de capacitação da equipe. Junto a gestão municipal buscaram recursos financeiros para a aquisição de equipamentos e materiais lúdicos como brinquedos diversos, tatame, materiais de papelaria, mesa infantil para desenhos e pinturas, nascendo assim o espaço “Cantinho da Alegria”. Com a colaboração dos agentes comunitários de Saúde foi realizada busca ativa das crianças em acompanhamento irregular, sendo as famílias encaminhadas a UBS para o agendamento da rotina de acompanhamento. Durante as consultas, as crianças passaram por avaliação física, cognitiva, emocional e social, enquanto vivenciavam experiências lúdicas com brinquedos e brincadeiras. Na oportunidade, as crianças tinham seus cartões e rotina de vacinas atualizados e eram encaminhadas a outros serviços, quando necessário.

Resultados

Com a proposta do projeto “Cantinho da Alegria” foi possível perceber o engajamento dos profissionais da equipe diante da proposta implantada. Verificou-se aumento da adesão às avaliações de enfermagem no grupo de CD e consequentemente de consultas pediátricas em 126%. Houve aumento das ações de promoção à saúde e prevenção de doenças infantis, como a cobertura vacinal que alcançou 100% das crianças com até 5 anos em umas das UBS. Em uma análise temporal, entre os anos de 2015 a 2020, apesar do aumento de nascidos vivos em 76%, houve uma expressiva redução da taxa de mortalidade infantil de 38,46 para zero.

Conclusoes

O Projeto de acompanhamento do CD “Cantinho da Alegria” com suas ações de prevenção de doenças e promoção de saúde contribuiu para mitigar os riscos de morbimortalidade infantil no município de Gameleira de Goiás.