Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Goiás

Cidade

Pontalina

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

LINGUINHA SOLTA ASSEGURANDO UM FUTURO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL!

Apresentação/Introdução:

Desde 2021 é realizado o Teste da Linguinha (TL) nos RN nascidos em Pontalina e municípios pactuados. A Lei nº 13.002/14 obriga a realização em todos os hospitais e maternidades do Brasil, 1º país a oferecer esse teste gratuitamente através do SUS. Possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causados pelo encurtamento do frênulo lingual (FL), que podem comprometer as funções de sucção, deglutição, mastigação e fala. Estudo realizado mostrou que a cada 10 mil RN, 2254 têm alterações do FL, superando inclusive as patologias encontradas pelo Teste do Pezinho e da Orelhinha. A frenotomia é necessária antes da alta hospitalar (MARTINELLI et al., 2014). Visando o reestabelecimento imediato do RN para o AM, foi incluído o procedimento do Laser de baixa potencia pós frenotomia, com efeito anti-inflamatório, estimula à cicatrização de tecidos e favorece a pega correta. O AM é um alimento natural, não industrializado, produzido e fornecido sem poluição e sem prejuízos aos recursos naturais. Destacando os vínculos entre AM e a saúde do planeta, os RN foram presenteados com uma muda de árvore, inspirado no incrível “Projeto Plantar” do Dr. Calixto, que ao dar a muda pede que a mãe a plante para crescer junto com a criança, dizendo que “Plantar uma árvore, é como se a gente estivesse plantando o futuro dessas crianças que estão nascendo”. Leite materno para crianças e árvores para o planeta assegurando um futuro saudável e sustentável.

Objetivos

Objetivos geral Garantir e incentivar a prática da amamentação a todos os bebês nascidos no hospital municipal de Pontalina, através do teste da linguinha e consultoria individualizado as puérperas e seus familiares. Objetivos específicos - Diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causados pelo encurtamento do frênulo lingual, que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sucção, deglutição, mastigação e fala. - Realizar antes da alta hospitalar o procedimento da frenotomia. - Promover o reestabelecimento imediato do RN para amamentação utilizando o Laser de baixa potencia pós frenotomia. - Destacar os vínculos entre amamentação e a saúde do planeta alinhando-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável. - Incentivar o trabalho multiprofissional entre as equipes da atenção básica. - Promover a qualificação e a integralidade do cuidado materno infantil. - Incentivar a regionalização dos serviços de saúde como garantia de acesso

Metodologia

A fonoaudióloga responsável pela realização do teste da linguinha é avisada pela enfermeira sobre o nascimento do RN. São realizados o teste e as orientações individualizadas sobre amamentação, destacando sua importância para o desenvolvimento saudável do RN, bem como os benefícios para a mãe, família e sociedade de uma forma geral. Em caso de identificado da alteração no frênulo lingual, é realizado a frenotomia antes da alta hospitalar pela odontóloga responsável pela execução do procedimento, com auxilio da fono e enfermeira. Logo após , o laser é aplicado com o intuito de otimizar a recuperação do RN. De volta ao quarto, o RN é colocado no peito promovendo o treinamento da pega correta. São realizadas orientações referentes aos cuidados do pós frenotomia e técnicas corretas para a amamentação. É entregue uma pasta com orientações e almofada de amamentação para auxiliar e incentivar a prática. No dia da alta é entregue uma muda de árvore para a mãe, juntamente com o pedido de que a mesma seja plantada para crescer junto com a criança com o desejo de deixar o mundo melhor. A muda é disponibilizada através da parceria com a Secretaria do Meio Ambiente que cultivam mudas para doação no município. Também é realizado um “contrato fictício” carimbado pelo pé do RN, confirmando o compromisso familiar com o AM e com o plantio e cuidado da muda contribuindo para um planeta saudável e sustentável.

Resultados

De janeiro a dezembro de 2022 foram realizados 149 partos de mulheres dos municípios de Pontalina (P), Edealina (E), Cromínia (C) e Mariapotaba (M). Destes foram acompanhados 102 puérperas para aconselhamento em AM e 103 RN para realização do TL (82P, 9E, 8C e 4M). Foram identificados 24 alterações de frênulo lingual (16P, 6E, 1C e 1M). Das 10 indicações do 1º semestre, apenas 30 % realizou a frenotomia, apesar das orientações aos responsáveis explicando sobre a importância do procedimento. Percebeu - se que além da detecção da língua presa era necessária a realização ainda antes da alta hospitalar da frenotomia, sendo inserido na equipe o odontólogo em julho, resultando na realização de 100% dos procedimentos, 14 alterações identificadas no 2º semestre, favorecendo a manutenção do AM. Durante o aconselhamento em AM realizamos perguntas que permitiram verificar que 14 puérperas das 102 atendidas participaram de alguma atividade educativa voltada especificamente para o incentivo ao AM, durante o pré-natal (9 P, 2 E, 1 C e 2 M), destacando a necessidade de reorganização de ações no período puerperal assegurando o AM, e do planejamento de ações educativas futuras no do pré-natal em todos os municípios. De setembro a dezembro foram distribuídas e plantadas 35 mudas de árvores, todas famílias presenteadas com as mudas de árvores despertaram para a importância de um planeta sustentável, compreendendo que para o futuro de suas crianças era importante também cuidar do planeta.

Conclusoes

O AM contribui efetivamente para a sustentabilidade ambiental, segurança alimentar e nutricional, tornando-se um dos melhores investimentos para salvar vidas, para o desenvolvimento social dos indivíduos e nações. Os indicadores evidenciam a necessidade de ações de proteção e apoio ao AM. Pretendemos reorganizar as práticas do pré- natal, puerpério e acompanhar os RN por no mínimo 6 meses. Contribuímos com uma Atenção Primária de qualidade, resolutiva e ordenadora do cuidado, através do TL e da frenotomia por profissionais qualificados. Entendemos que a educação permanente de usuários e profissionais é um recurso eficiente, que garante a integralidade do cuidado fortalecendo a cultura de hábitos saudáveis, inclusive influenciando na oferta do mesmo serviço pela rede privada municipal. Construir memórias afetivas como a lembrança de uma infância saudável com brincadeiras em volta de uma árvore pode ser uma poderosa ferramenta, que mostra através da educação em saúde a possibilidade de se desenvolver culturas de meio ambiente sustentável. Plantar uma árvore assegura o futuro das crianças que estão nascendo, amamentar assegura sua saúde, juntos torna-se uma estrategia eficiente de mudança que une educação, saúde e meio ambiente.