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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Goiás

Cidade

Montividiu

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CORUJÃO DA SAÚDE: O ATENDIMENTO EM SAÚDE EM HORÁRIO ESPECIAL

Apresentação/Introdução:

O modelo de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) é estruturado para que a Atenção Primária seja considerada a porta de entrada do SUS. Em Montividiu, cidade situada no sudoeste goiano, não é diferente. Lutamos para cada um dos nossos 13.935 habitantes não encontrem barreiras de acesso, desenvolvendo novas formas de atendimento para que se atinja a demanda reprimida e crie oportunidades na promoção e manutenção da saúde da população. Parte da dificuldade de acesso é formada por trabalhadores rurais, que corresponde a 23% da população. Por medo de represarias dos patrões, os trabalhadores acabam negligenciando a própria saúde e deixando de participar de atividades preventivas que podem custar seu bem-estar e qualidade de vida à curto e médio prazo. Outro problema notado foi o retorno as atividades após a pandemia de COVID 19. Pregou-se que os atendimentos deveriam ser apenas os de caráter essencial, criando uma cultura de negligência por prevenção e a diminuição (ou paralização) de alguns setores essenciais, como as etapas de vacinação, exames de prevenção, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e o atendimento a outros serviços da rede de saúde. Outra dificuldade imposta pela pandemia foi a não adesão dos usuários pelas aferições do programa Auxílio Brasil. Como passou-se diversos semestres sem a pesagem obrigatória, muitos dos beneficiados pelo programa não compreendem a necessidade do procedimento, causando transtornos ao município para alcançar este público.

Objetivos

Objetivo geral: Garantir acesso aos trabalhadores nas ações da Atenção Primária e cuidados comunitários em horário especial na cidade de Montividiu no ano de 2022. Objetivos específicos: - Promover a educação em saúde através de políticas de conscientização - Aproximar a população da Atenção Primária e identificar as dificuldades no acesso à saúde - Realizar exames de triagem para a identificação de doenças crônicas e infecciosas como HAS, DM e IST’s - Conscientizar da necessidade de boa nutrição e atividade física para o bem estar pessoal e melhora das condições gerais e específicas de saúde - Levar os diversos setores de atendimento da Secretaria de Saúde para o público - Aumentar a cobertura da pesagem do Auxílio Brasil - Regularizar e alimentar os sistemas de regulação municipal, prestando esclarecimentos sobre os processos envolvidos - Estimular a importância da imunização de rotina e de COVID - Atingir as metas designadas pelo Previne Brasil e indicadores estaduais.

Metodologia

Notou-se que o maior fluxo de atendimento nas unidades é nas terças feiras e designou a última terça do mês para a realização fixa do projeto. Observou-se também o horário de maior fluxo no centro da cidade e definiu-se que o melhor horário é entre as 17h e 20h, pois diversos profissionais estão retornando das áreas rurais e os profissionais da cidade são liberados. O local definido foi a feira coberta municipal pela sua localização centralizada, com espaço suficiente para oferecer serviços que abrangem toda a família. A divulgação se deu através de carro de som, rádio, redes sociais. Mas nosso principal meio de divulgação é a nossa Atenção Primária, que foca em atingir os pacientes com dificuldades de acesso ao trabalho em horário comercial. Os materiais utilizados para o Corujão da Saúde são de uso diários das unidades. Consiste em diversas mesas e cadeiras de plástico, materiais de aferição de sinais vitais e testes rápidos, materiais de escritório, e o trailer da saúde, onde são desenvolvidas ações de medicina e odontologia. Os recursos humanos do projeto são os próprios profissionais envolvidos na Secretaria de Saúde, que ainda se dispõe a participar de promoção de conscientização dos temas designados para aquele mês. Levamos as mais diversas ações para o local, como coleta de preventivo, atendimentos, acompanhamentos de condições de saúde e vacinação, entre outros. Nosso foco é sempre aumentar nossa capacidade de acordo com a necessidade dos nossos pacientes.

Resultados

Por ser um projeto extenso e abrangente, os resultados podem ser mensurados em diversas áreas. Com a aplicação de 07 eventos, alcançamos notáveis resultados em ações combinadas com as demais áreas da saúde com um público médio de 400 a 450 pessoas por evento e mais de 9 mil serviços prestados. A proposta inicial foi sobre o Programa Nacional de Imunização, que estabelece como meta a cobertura de 95% de vacinados para garantir a imunização coletiva. Até o momento, havíamos atingido uma cobertura de 75% das crianças até 01 ano, valor que subiu para 89% ao final de 2022. A recomendação da Organização Pan Americana de Saúde em relação à Meta global da OMS para cobertura vacinal contra a COVID19 é de 70%. Hoje contamos com 81,49% da população vacinada com ao menos 02 doses. Em cada evento, diversos usuários hipertensos e diabéticos foram acompanhados e triados no Corujão. Estes pacientes receberam atendimento médico e farmacêutico com orientações, solicitação de exames e verificação do uso correto de seus medicamentos. Houve ainda triagens de pacientes previamente hígidos ou assintomáticos permitindo o diagnóstico de novas condições crônicas de saúde ou IST’s. O programa Auxílio Brasil sempre foi um desafio para a gestão, nunca tendo sido alcançado as metas determinadas. O Corujão da saúde proporcionou essa conquista, com uma cobertura de 75,72% dos beneficiados. As ações de conscientização de prevenção fizeram os números de citopatológico subirem de 8% a 24%.

Conclusoes

Temos uma grande demanda por atendimentos em horários alternativos e nossa missão é buscar facilitar a vida e o acesso dos usuários aos serviços de saúde. Foram mais de 9 mil procedimentos e uma resposta positiva: a alegria da equipe em conquistar seus objetivos e a satisfação dos diversos usuários em ter acesso à saúde em momento propício para sua agenda. Em pouco tempo vimos o evento crescer. Atingimos metas há muito almejadas. Após a pandemia de COVID 19 e o distanciamento social, foi uma alegria ver tantas famílias juntas, compartilhando momentos pela alegria dos filhos nos brinquedos disponibilizados, e gerando interesse pela própria saúde e a promoção de autocuidado. O desenvolvimento do projeto no período noturno aproxima o paciente trabalhador dos serviços de saúde e lhes dá visibilidade e oportunidade de comunicar suas necessidades. A presença dos coordenadores e gestores propiciou uma conexão entre a Secretaria e seus usuários e gerou mudanças nas estruturas organizacionais das atividades. Temos grandes planos para o futuro. O sucesso foi tanto que as demais secretarias do município estão formando parcerias com a saúde para o projeto, tornando-o uma ação de referência aos cuidados do munícipes