Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

Estado

Espírito Santo

Cidade

Vila Velha

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

VIVÊNCIAS DE UMA EQUIPE DE CONSULTÓRIO NA RUA E A INSERÇÃO DE INOVAÇÕES EM SUAS PRÁTICAS

Apresentação/Introdução:

Os Consultórios na Rua são formados por equipes multiprofissionais que prestam atenção integral à saúde de uma referida população em situação de rua in loco. As atividades são realizadas de forma itinerante, desenvolvendo-se ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a rede de saúde de determinada localidade, utilizando-se da regionalização. Pensando em população em situação de rua, para uma melhor estratégia de acolhimento e vínculo e maior resolutividade, percebeu-se a necessidade de inovação de processos de trabalho e de condutas. Utilizando os princípios de equidade, universalidade e integralidade, durante os atendimentos dessa população são realizados testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo sífilis. Percebeu-se que os pacientes com diagnóstico positivo que eram encaminhados para UBS para aplicação de Penicilina Benzatina não compareciam ou não concluíam o tratamento, sendo assim, não estavam recebendo o tratamento adequado da doença, aumentando, assim, os riscos de agravamento da doença e de transmissão. A partir, portanto, dessa constatação começou a ser feito a aplicação de todas as doses na rua. Pensou-se, ainda, em utilizar Práticas Integrativas e Complementares em vista da melhora da qualidade de vida, promoção de saúde e redução de danos nessa população, sendo escolhida a musicoterapia, seus benefícios ocorrem através da influência da música, dos sons, movimentos, manuseio dos instrumentos, entre outros.

Objetivos

Objetivo geral: Demonstrar a atuação da Equipe de Consultório na Rua (E-CnaR) em situações diárias, nas quais a presença das ações inovadoras se manifesta como agente agregador em suas condutas profissionais Objetivos específicos: Apresentar a atuação do E-CnaR do município de Vila Velha – ES – Brasil Descrever suas ações de inovação no tratamento de sífilis Divulgar suas ações de inovação nas atividades de musicoterapia

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência de inovação do Consultório na Rua do município de Vila Velha, estado do Espírito Santo, subsidiado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI), no período de janeiro a dezembro de 2022. As ações de caráter inovador desenvolvidas pela e-Cnar são, a saber: oficina de musicoterapia e tratamento de sífilis na rua. No que tange ao acompanhamento e tratamento da sífilis, a coleta de dados se dá pela realização e registro de testes rápidos, a fim de dar prosseguimento ao tratamento in loco, através do acompanhamento semanal, pela busca ativa do paciente com teste positivo, para a aplicação de penicilina benzatina, 02 doses por semana, durante 03 semanas. Na presente proposta em que desenvolvemos o Projeto de Musicoterapia, é utilizado o método receptivo, onde os pacientes, que são Pessoas em Situação de Rua (PSR) recebem a música como escuta de modo terapêutico. Nos momentos das sessões musico terapêuticas organiza-se uma roda de conversa, onde a disposição das cadeiras facilita aos mesmos a expressão livre e a vivência da experiência proposta. Essas sessões de Musicoterapia são atualmente realizadas, a cada 15 dias, no Centro Pop de Vila Velha/ES, como também no abrigo João Calvino, de igual modo situado no referido município. A coleta de dados na musicoterapia se dá pela observação participante, entrevista e análise dos relatos de pacientes envolvidos.

Resultados

A partir do período que foi iniciado tratamento de sífilis na rua, utilizando busca ativa e educação em saúde, como principais ferramentas, todos os casos tiveram desfecho satisfatório, cumprindo de forma integral o tratamento prescrito. No que se refere à Musicoterapia, as intervenções realizadas viabilizam reflexos observáveis na população atendida, configurando-se nos relatos de bem-estar, de fortalecimento da autoestima, bem como a promoção, resgate e/ou manutenção da saúde aos envolvidos nas sessões musico terapêuticas. Deste modo, a comprovação dos resultados obtidos por meio dos dados já analisados - concernentes aos dois trabalhos já desenvolvidos - apontam que o levantamento descrito no presente estudo se configura probatório no que se refere às ações mencionadas.

Conclusoes

Diante do exposto, nota-se a relevância dos processos inovadores na práxis diária da equipe multiprofissional que atua no CnaR, pois, diante de um cenário de imprevisibilidade inerente ao trabalho exercido, as dificuldades que emergem nas vivências diárias desafiam os profissionais e os impulsionam para a busca por ferramentas facilitadoras das atividades laborais propostas. Assim, o tratamento de sífilis se apresenta eficaz ao combate das Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST’S, referindo-se a administração de medicamentos, ao acompanhamento dos pacientes e verificação de adesão dos mesmos a esse cuidado ofertado. É notório que as inovações desenvolvidas e implementadas pelo CnaR no âmbito da saúde pública, revelam-se colaborativas para que práticas e processos de promoção de saúde, como a musicoterapia, prevenção de doenças físicas e mentais, conscientização sobre o autocuidado e potencialização do indivíduo quanto ao exercício do seu protagonismo se façam tangíveis e executáveis no cotidiano da rua na atualidade.