Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

Estado

Espírito Santo

Cidade

Vila Pavão

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE VILA PAVÃO

Apresentação/Introdução:

A Secretaria Municipal de Saúde criou em sua estrutura o Departamento de Saúde Natural que coordena as ações relacionadas as práticas integrativas, dentre as quais podemos citar: • Massagem terapêutica • Reik • Reflexologia • Distribuição de plantas medicinais já prontas para o consumo e orientação quanto ao uso • Distribuição de mudas de plantas medicinais para a população e em escolas. As plantas são desidratadas e in natura, embaladas em sacos de papel com o nome da planta o seu princípio ativo e distribuídas gratuitamente para a população nos serviços de saúde. Nos seminários são realizadas oficinas e palestras, por profissionais das mais diversas áreas.

Objetivos

Estimular o uso de plantas medicinais junto à população Dar visibilidade às práticas integrativas e complementares no SUS no âmbito municipal. Promover o bem-estar físico e emocional da população assistida

Metodologia

O trabalho é realizado com a finalidade de fortalecer os vínculos com a comunidade e resgatar os saberes tradicionais associado ao uso de plantas medicinais, desde o cultivo ao consumo. Através da intersetorialidade proporcionar às escolas, por meio de visitação ao viveiro e horta medicinais, o conhecimento sobre cada planta medicinal existente no espaço desde a semeadura, à colheita e o uso adequado Além dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde também contamos com um grupo de 20 voluntárias que atendem a população no Espaço Natural, localizado na área da Igrejona, e que através de trabalho coletivo e cooperativo auxiliam na manutenção da horta, cultivo das plantas, produção dos chás que são distribuídas para a população e no acolhimento dos usuários dos serviços ofertados. Nos seminários são promovidas palestras e oficinas como mecanismos que oportunizar integralmente ao ser humano bem-estar físico e emocional por meio da alimentação adequada, técnicas de produção agroecológicas, acesso às terapias que mitigam os impactos do estresse no corpo humano, entre outros. São realizadas mensalmente ações de limpeza e manutenção da horta que incluem a capina, organização dos canteiros, adubação, colheitas, seleção, poda, trituração e secagem das plantas, além de embalar e rotular para a distribuição. Trimestralmente são preparadas sacolas para as novas mudas.

Resultados

A Secretaria Municipal de Saúde mantém uma horta municipal, de aproximadamente 1.000 m2 onde são cultivadas as plantas Medicinais. Desde a sua implantação também foi concretizada uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa para a realização do Seminário Estadual da Saúde Natural Preventiva que acontece em Vila Pavão, por 13 anos consecutivos, sendo interrompido apenas em 2020/2021/2022 devido a Pandemia de COVID-19. Nos seminários são realizadas oficinas e palestras, por profissionais das mais diversas áreas, em que contam com participantes de mais de 20 municípios. Empenhando para retomar as atividades, no dia 18 de novembro de 2022 a Secretaria Municipal em parceria com a ACESA/ES realizou a I OFICINA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE, que contou com palestras, oficinas, visita a horta medicinal, distribuição gratuita de mudas de plantas medicinais. Em 2022, foram distribuídas para a comunidade e escolas 6.000 embalagens de chás prontas para o consumo, doadas 4.100 mudas de plantas medicinais e realizadas 248 sessões de massoterapia, reflexologia e reik. Em agosto/2022, o Departamento consolidou parceria com a Secretaria Municipal de Educação para implantar hortas medicinais nas escolas agroecológicas do município, seguida da capacitação de 119 professores/corpo docente da rede pública municipal. Participação do município no X Fórum de PICS em Vitória no dia 08/12/2022.

Conclusoes

O Departamento de Saúde Natural realiza trabalhos comunitários levando para a população informações de como buscar uma saúde que não agride seu corpo, sem produzir efeitos colaterais e acumuladores, além de incentivar a aproximação dos membros e usuários a se aproximar da natureza, conhecê-la e respeitá-la. Cabe ressaltar que o Departamento atua parceria com ACESA que nasceu em 1992. Os chás podem ter efeitos diuréticos, laxantes, tranquilizantes, digestivos, analgésicos, anti-inflamatórios, ansiolíticos, antibióticos entre outros. Tal resultado depende de como é preparado e utilizado. Apesar de ser uma bebida simples e acessível, o chá tem um potencial riquíssimo na prevenção, assim como no tratamento de patologias mais graves. Os seus nutrientes são facilmente absorvidos pelo organismo. Desde o início de 2020 enfrentando a pandemia do novo coronavírus que trouxe complicações graves no estado de saúde do ser humano, inclusive podendo levando várias pessoas ao óbito, houve uma aumento pela procura dos chás para melhorar a imunidade e também terapias que são reconhecidamente eficazes no controle da ansiedade e estresse intensificados pelo período pandêmico.