Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Goiás

Cidade

Rio Verde

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

NÚCLEOS DE QUALIDADE E EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Apresentação/Introdução:

Os profissionais da saúde que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) carecem de constante qualificação para garantir a qualidade dos serviços e otimizar o cuidado à saúde da comunidade, conforme preconizado pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída no ano de 2004, que representa um marco para a formação e trabalho em saúde no Brasil, buscando transformar as práticas do trabalho no âmbito do SUS. Rio Verde, Estado de Goiás, no triênio de 2018 a 2020, mediante a oportunidade de participar do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), através do projeto intitulado Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS), por meio da oferta de programas de especialização conduzidos pelo Hospital Sírio-Libanês para qualificar profissionais em municípios selecionados pelas equipes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, concebeu seus primeiros passos para implementar um instrumento de qualificação dos seus serviços de saúde. Assim, com base na PNEPS e no estímulo dado pelo PROADI-SUS, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde (SMS/RV), em 2021, instituiu Núcleos de Qualidade e Educação Permanente (NQEPs) como instrumento de qualificação dos serviços de saúde da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do município.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Implementar NQEPs para qualificar servidores da RAS de Rio Verde de modo a refletir na melhoria dos serviços e no cuidado à saúde da comunidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (I) Construir coletivamente a Política de Educação Permanente da SMS/RV, com base na PNEPS (II) Realizar cronograma anual de educação continuada/permanente aos servidores da SMS/RV (III) Promover a qualificação profissional intra e interinstitucional (IV) Acompanhar, monitorar e avaliar as ações e estratégias de educação na saúde implementadas no município (V) Elaborar planejamentos educacionais a partir das necessidades da RAS, promovendo espaços de discussão para a qualificação profissional e contribuindo para alcance de metas (VI) Monitorar e avaliar os termos de cooperação técnica celebrados com as Instituições de Ensino para a realização de estágios nos estabelecimentos de saúde.

Metodologia

Devido ao interesse da gestão em qualificar os profissionais da RAS, com vistas na melhoria contínua de seus serviços, buscaram-se parcerias para implementar um instrumento educacional. E meados de 2017, através de uma reunião presencial entre o secretário municipal de saúde e a direção da pós-graduação em Preceptoria no SUS do Hospital Sírio Libanês, foi pactuado a participação de nove servidores efetivos que integram a RAS de Rio Verde para participarem da especialização, no triênio 2018–2020. Durante esse período, tanto os alunos quanto a direção do curso compartilhavam feedbacks ao gestor da SMS/RV impulsionando-o a implantar, em 2021, NQEPs nos seguintes setores: Atenção Primária à Saúde (APS), Central de Regulação (CR), Hospital Municipal Universitário (HMU), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Esses núcleos tiveram seus representantes nomeados através da Portaria SMS nº 044, em 15/09/2021. Em 09/06/2022, com a Portaria SMS nº 053, foi instituída a Comissão Municipal dos NQEPs, composta pelos coordenadores de cada NQEP e gerida pelo Secretário Municipal de Saúde. Em 2023, foi implementada a Coordenação Municipal dos Núcleos de Qualidade e Educação Permanente, implantando novos núcleos nos respectivos setores: Vigilância em Saúde, Saúde Mental, Serviço de Atendimento Domiciliar, Pronto Atendimento Pediátrico, Centro de Atenção Integrada à Saúde (CAIS) e Hospital Materno Infantil.

Resultados

Os NQEPs conseguiram incluir e fortalecer a Educação na Saúde, incentivando a realização de cursos do Ministério da Saúde e suas redes colaborativas. Além de formular suas próprias Educações Permanentes em Saúde (EPS). Em 2021, os NQEPs realizaram 109 EPS contando com 4.391 participações, podendo um mesmo profissional estar presente em mais de uma atividade educativa. Similarmente, em 2022, foram efetuadas 170 EPS, abrangendo 8.797 participações. Em 2021 e 2022, o núcleo da APS coordenou 80 Educações em Saúde para a comunidade. Além de conseguir estabelecer vínculos com cursos técnicos, superiores e residência médica em Saúde da Família para receber alunos em suas unidades de saúde, para tanto qualificou seus profissionais da saúde sobre a Preceptoria no SUS, estimulando a troca de saberes. Inclusive, incentiva e acompanha, atualmente, o desenvolvimento de 04 pesquisas científicas e 02 projetos de extensão na APS. Para o triênio 2021–2023, em uma nova parceria com o PROADI-SUS, cinco servidores efetivos do HMU cursam especialização em Gestão e Excelência Operacional na Área da Saúde, em Brasília–DF. Em parceria com a Universidade de Rio Verde, a Comissão Municipal disponibilizou pós-graduações lato sensu em Atenção Primária e Enfermagem em Terapia Intensiva e especializações técnicas em Instrumentação Cirúrgica e Urgência e Emergência, gratuitamente, para seus profissionais da RAS. Atualmente, mantém 165 profissionais matriculados e ativos.

Conclusoes

A implementação dos NQEPs, juntamente com a Comissão Municipal e em conjunto com as parcerias de ensino, contribuíram para a qualificação dos profissionais da RAS de Rio Verde, bem como conseguiram fortalecer a relação ensino-serviço, compreendo uma maior aceitação dos estudantes nos estabelecimentos de saúde e influenciando na busca de mais conhecimentos e na troca de saberes. As Educações em Saúde realizadas reforçaram a importância da prevenção de doenças, além de despertar na população rio-verdense o senso de corresponsabilização por sua própria saúde, refletindo na melhoria dos indicadores em saúde. As EPS realizadas em 2021 e 2022, exitosamente, vigoraram como um significativo mecanismo de organização e qualificação dos serviços de saúde. De acordo com as necessidades locais e em conformidade com a PNEPS e políticas de saúde públicas vigentes, os núcleos seguem incentivando o ensino, a pesquisa e a atualização profissional, bem como prossegue qualificando seus colaboradores de modo a tornar as atividades mais resolutivas e humanas, repercutindo na melhoria da formação dos profissionais da saúde e, consequentemente, na qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS.