Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Manga

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES DE APS DO MUNICÍPIO DE MANGA- PREVINE BRASIL

Apresentação/Introdução:

Este trabalho foi desenvolvido junto às equipes de Saúde da Família da Atenção Primária (APS) do município de Manga/ MG, no intuito de apresentar discutir pactuar e organizar as ações e atividades desenvolvidas pelos profissionais na APS. Além disso, apresentar de forma sistemática a evolução dos indicadores ao longo dos anos 2021 e 2022. Construindo por meio da reorganização do processo de trabalho, a evolução e a melhoria tanto na quantidade quanto na qualidade das ações desenvolvidas, o que pode ser observado através do alcance das metas dos indicadores do Previne Brasil, configurando, assim, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde como politica pública ao logo dos dois anos no município.

Objetivos

1) Estruturar o modelo de financiamento dentro das equipes com foco na melhoria da qualidade dos serviços ofertados pela APS 2) Estruturar os serviços e as ações desenvolvidas pelas equipes, com foco nos indicadores do Previne Brasil, garantindo o direito à saúde 3) Fortalecer e melhorar o acesso dos usuários aos serviços de saúde da Atenção Primária (APS) 4) Fortalecer os vínculos entre a população e a equipe de saúde 5) Responsabilizar gestores e profissionais pela assistência prestada 6) Estimular e divulgar as ações desenvolvidas pelas equipes, visando o fortalecimento o SUS.

Metodologia

Trata-se de um estudo de campo desenvolvido em três etapas: Primeira etapa: Realizada revisão da literatura com leituras das notas técnicas e portarias do Ministério da Saúde reuniões com enfermeiros para discussão organização planejamento elaboração de plano de trabalho. Além disso, foi realizada uma programação com cronograma estabelecido de visitas nas unidades de saúde para discussão de um modelo de trabalho a ser desenvolvido por categoria profissional. Segunda etapa: Elaboração das ferramentas de orientação, registro e acompanhamento: 1) Documento orientador contendo as definições de critérios e metas para todas as categorias profissionais, tendo como base os indicadores do Previne Brasil. 2) Ficha de Registro de Produção Mensal para acompanhamento sistemático das ações a serem avaliadas, primeiramente, pela coordenação da unidade de saúde e, posteriormente, pela coordenação de Atenção Primária. 3) Planilha de acompanhamento e monitoramento de Gratificação do Previne Brasil, a ser preenchida e avaliada pela coordenadora da unidade de saúde. Terceira etapa: Realização de reuniões quadrimestrais com as equipes de saúde para apresentação dos resultados do Previne Brasil alcançados conforme dados extraídos da plataforma Egestor/SISAB. Esses dados são divulgados nas redes sociais. Pactuado o pagamento de incentivo mensal aos profissionais que atingissem as metas. E uma a premiação para a equipe que alcançasse o primeiro lugar conforme cálculo do índice sintético final

Resultados

Os resultados alcançados a cada quadrimestre são bastante favoráveis, observou-se que houve evolução ao longo dos anos 2021 e 2022, conforme dados extraídos do SISAB. O que pode ser verificado na planilha abaixo. Quadrimestre/ano IST 1º Q 2021 6,87 2º Q 2021 7,95 3º Q 2021 9,32 1º Q 2022 9,5 2º Q 2022 9,9 3º Q 2022 9,98

Conclusoes

Foram realizados encontros para planejamento, organização e estruturação do processo de trabalho das equipes da APS com participação ativa dos profissionais. Apesar dos vários momentos de discussão para planejamento e pactuação de metas, inicialmente houve resistências por parte de alguns profissionais, mas com o tempo isso foi sendo solucionado, à medida que todos foram compreendendo a importância do desenvolvimento das ações com a finalidade de prestar assistência mais qualificada, garantindo dessa forma, o acesso à saúde. Conclui-se, então que após compreender a mudança como um processo contínuo para a reorganização e estruturação dos processos de trabalho das equipes, houve fortalecimento do trabalho em equipe, do vínculo entre profissionais e usuários, da relação entre equipes de saúde e gestão municipal, além do fortalecimento do SUS como politica pública, o que pode ser observado com os alcances dos resultados do Previne Brasil ao logo destes últimos dois anos.