Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Capelinha

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

" O AMOR ALÉM DA DOR"

Apresentação/Introdução:

A gestação é um processo fisiológico no qual ocorrem profundas mudanças físicas, hormonais e emocionais, trazendo consigo uma série de dúvidas e angústias. Neste período de transformações e mudanças a atenção ao pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal, para sua humanização e qualificação, faz-se necessário construir um novo olhar sobre o processo saúde/doença, que compreenda a pessoa em sua totalidade corpo e mente e considere o ambiente social, econômico, cultural e físico no qual vive. É muito importante disseminar informações e estabelecer bases para o relacionamento dos diversos sujeitos envolvidos no processo, como profissionais de saúde, pacientes, familiares e gestores. Apesar das políticas e programas para melhoria da assistência integral a saúde da mulher, os índices de mortalidades maternas e infantis ainda constituem um problema nos países pobres e no Brasil não é diferente. Dai ressalta-se a relevância do acesso a ao pré-natal de qualidade, com ações que proporcionem escolhas seguras, esclarecendo dúvidas e anseios da futura mãe, tranquilizando-a para o momento do parto, o que faz importante a troca de conhecimentos durante a realização do pré-natal, não somente com o intuito de informar às gestantes, mas também como meio de interação entre o profissional e a cliente, possibilitando o esclarecimento de dúvidas, reduzindo assim a ansiedade das mulheres em relação ao momento do parto e ao período gestacional.

Objetivos

OBJETIVO Orientar a oferta de uma assistência pautada na humanização e nas boas práticas de atenção ao parto e nascimento, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, estimular o parto normal, e empoderar a mulher gestante a ter autonomia durante parto. OBJETIVO ESPECÍFICO Orientar a gestante para o parto vaginal, preparando a mulher para lidar com a dor na gestação, parto e puerpério Reduzir as altas taxas de cesarianas e também melhorar a experiência da maternidade para mães e bebes Orientar os profissionais de saúde quanto a realização de um atendimento pautado na humanização e boas práticas de atenção ao parto e nascimento Favorecer a diminuição do período de internação Favorecer o vinculo do binômio mãe/filho

Metodologia

O Ministério da Saúde (2001) preconizou que o preparo da gestante para o parto abrange a incorporação de um conjunto de cuidados, medidas e atividades objetivando oferecer à mulher a possibilidade de vivenciar a experiência do parto como processo fisiológico, fazendo-a sentir-se como protagonista. Diante dessa premissa é de se esperar que as instituições que assistem à mulher promovam um atendimento saudável com informes pertinentes ao processo da evolução da gravidez, parto e nascimento. Este projeto se faz através da secretaria de saúde de Capelinha MG por meio de pré-natal coletivo e dinâmicas de grupo nos ESFs e com a equipe da maternidade onde serão capacitados profissionais de saúde, familiares e gestantes, disseminando informações sobre atenção ao parto e nascimento que favoreçam qualidade dos serviços, valorizem o parto normal e contribuam para a redução dos riscos decorrentes de cesarianas desnecessárias. Com isso, busca-se melhorar a segurança do paciente e a experiência do cuidado para mães e bebês. A Metodologia aplicada é através de palestras com gestantes e rede de apoio com temas que abordam a saúde da mulher na gestação, parto e puerpério, com utilização de material didático e áudio visual e visitação à maternidade. Com o desenvolvimento deste projeto mostramos que o parto vaginal deve ser defendido e que ações devem ser realizadas para as gestantes e isso atingirá também as mulheres que desejam engravidar.

Resultados

Após 6 meses da execução do projeto “O amor além da dor”, percebe se que as gestantes que participaram do projeto, estão chegando na maternidade já na fase ativa do trabalho de parto, demonstrando autonomia nas escolhas, aceitando melhor a dor do parto, aplicando as técnicas naturais de alívio de dor que são demonstradas durante os encontros. Nota se maior participação do acompanhante na figura paterna, de forma ativa durante o processo de parturição e nascimento, demonstrando prazer em fazer parte de pequenos gestos como cortar o cordão umbilical. Depoimentos de primíparas que tiveram seu parto na posição escolhida por ela, mulheres com cesárea anterior encorajadas a ter um parto vaginal. Essa iniciativa tem levado informações que libertam, empoderam, quebram tabus, medos irracionais do parto, incentivando a participação do parceiro e rede de apoia na gestação parto e pós-parto, mudando o nascer que vai refletir no adulto do futuro. Este projeto se faz após verificar a necessidade de introduzir na prática atividades para serem desenvolvidas em grupo ou individual de maneira a sobrepor as consultas, com a proposta de democratizar o saber em saúde desenvolvendo atividades de comunicação e informação em saúde, na assistência ao pré-natal, parto e puerpério, com vistas a gerar mudanças de comportamentos e auxiliar essas mulheres durante este período. Seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde e os princípios e objetivos da Rede Cegonha.

Conclusoes

A gestante se bem informada e acompanhada por especialista é capaz de fazer escolhas conscientes, Cesáreas são importantes, mas quando há necessidade clinica. O nome do projeto se deu por acreditar que a vida é um sopro do Amor de Deus que lançado no ventre de uma mulher toma forma, movimento e aos poucos vai crescendo, De repente uma explosão de sentimentos vai se manifestando, dúvidas, medos e nostalgia se misturam com anseios, alegria, cuidado que só o AMOR explica Não somos mais duas vidas distintas, mas uma intrínseca na outra. O mundo se torna pequeno diante da grandeza de um amor tão inexplicável. Aí vale lembrar que o amor vai além da dor e que o PARTO de uma mulher é a certeza que a OBRA DIVINA vai além do que a ciência explica. Quando um grande amor está em questão, não há dor que ofusque a beleza e a ternura do primeiro encontro.

Banner