Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Minas Gerais

Cidade

Porteirinha

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ESTRATÉGIAS PARA A MELHORIA DOS RESULTADOS DOS INDICADORES DO PROGRAMA PREVINE BRASIL.

Apresentação/Introdução:

O município de Porteirinha-MG, atingiu no 3º quadrimestre de 2022, no Programa Previne Brasil um Indicador Sintético Final – ISF 10, com 100% do incentivo financeiro. Em março de 2023, apresenta uma população cadastrada pelas Equipes de Saúde da Família de 40.030 pessoas, 105,8% capitação pondera. Atualmente, o sistema de saúde do município encontra-se distribuído da seguinte maneira: 14 Unidades Básicas de Saúde, com 17 Equipes de Saúde da Família, 15 Equipes de Saúde Bucal, 1 Hospital Filantrópico, 1 Centro de Saúde com atendimento médico os 7 dias da semana, 1 Sala de Vacina, 1 Centro de Atenção Psicossosial I, 1 Farmácia de Minas, 1 Laboratório Municipal de Análises Clínicas, 01 Centro Especializado Odontológico, 1 Unidade de Suporte Básico-SAMU, 1 Equipe de Serviço de Atendimento Domiciliar - SAD, 2 Academias da Saúde, 1 Centro de Fisioterapia, 1 Unidade Básica de Saúde funcionando com o Programa Saúde na Hora.

Objetivos

Objetivo geral: Melhorar o acesso da população de Porteirinha/MG quanto aos serviços prestados na Atenção Primária à Saúde. Objetivos específicos: • Garantir um melhor acesso à assistência prestada à população. • Promover a qualificação dos profissionais voltadas à assistência e ao registro no sistema de informação. • Alcançar as metas propostas pelo Programa Previne Brasil, visando receber 100 % do incentivo financeiro para garantir o funcionamento do serviço.

Metodologia

Realizado capacitação de todos os profissionais das Equipes de Saúde da Família e equipe multidisciplinar quanto ao registro correto dos atendimentos, a atualização e unificação dos cadastros duplicados realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e manutenção da educação permanente com relação aos indicadores. Aumentamos o quadro de profissionais em algumas unidades, as equipes receberam o suporte para a informatização, foi disponibilizado transporte para todos os profissionais, para facilitar o acesso até a população, foi ampliado a oferta de exames para diabéticos, hipertensos e gestantes. Todas as unidades tiveram acesso aos testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis e teste de gravidez. Ocorreu a ampliação do horário de funcionamento da sala de vacina, onde fica aberta alguns sábados do mês. A coordenadora da APS realizou o monitoramento mensal do desempenho de todas as equipes, com feedback as equipes que precisavam ter maior atenção em alguns indicadores. Foi realizado um plano de ação para melhoria dos resultados por cada equipe e posteriormente consolidado um para o município. A cada quadrimestre a coordenação reúne com os enfermeiros para avaliar os resultados das equipes, verificar as estratégias e experiências utilizadas pelas equipes com melhores resultados para implementação de todos no quadrimestre seguinte. As equipes que atingiram todos os indicadores, receberam uma certificação para exposição na recepção da UBS.

Resultados

Através das estratégias utilizadas pela coordenação da Atenção Primária à Saúde, o município de Porteirinha conseguiu atingir nota 10 no ISF dos indicadores do Programa Previne Brasil, no 3º quadrimestre de 2022. Consequentemente, tem ofertado à população uma atenção à saúde mais resolutiva e de qualidade, com um pré-natal mais qualificado, o que reduz os riscos para a mortalidade materno-infantil, acesso ao diagnóstico precoce de lesões precursores para o câncer de colo do útero, prevenindo a sua evolução, ampliação da cobertura vacinal das crianças menores de um ano, evitando as doenças imunopreveníveis e melhor assistência aos hipertensos e diabéticos, reduzindo o risco para as complicações, como o infarto agudo do miocárdio, AVC, entre outras.

Conclusoes

A organização dos processos de trabalho tem grande relevância para o cumprimento de todas as metas. O trabalho em equipe, a responsabilização de todos, esclarecimento das competências de cada membro da equipe, planejamento contínuo, educação permanente, monitoramento mensal das metas e resultados de cada equipe, suporte aos profissionais e reconhecimento do trabalho através de certificação, contribuiu para o alcance da nota 10 no ISF do Programa Previne Brasil.