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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

São Gotardo

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ARTICULAÇÃO DA REDE DE ASSISTÊNCIA NO CUIDADO A SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DO HOSPITAL MUNICIPAL

Apresentação/Introdução:

Neste contexto, o Hospital Municipal de São Gotardo em parceria com a Coordenação Municipal de Atenção Básica formularam como proposta de intervenção, o atendimento psicológico executado pela equipe Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), em caráter intra hospitalar destinado a funcionários de todos os setores do hospital.

Objetivos

O projeto tem como principal objetivo intervir no processo de adoecimento mental apresentado pela equipe de saúde da instituição hospitalar do município de São Gotardo, através da identificação dos principais profissionais afetados, formulação do plano de ação de forma intersetorial, buscando alternativas para garantir aos funcionários do hospital acesso ao atendimento psicológico de forma oportuna, gratuita e em seu local de trabalho.

Metodologia

O Hospital Municipal de São Gotardo, em Minas Gerais, conta 43 leitos hospitalares, onde 133 funcionários atuam em escalas que garantem o atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Assim, foi disponibilizado na recepção do hospital uma agenda com horários consultas com o profissional de psicologia do NASF-AB. A informação sobre o início dos atendimentos foi amplamente divulgada pelos coordenadores setoriais e em grupos de whatsapp institucionais. A unidade hospitalar viabilizou uma sala adequada dentro do hospital, para as consultas de psicologia, a fim de garantir o sigilo e privacidade durante os atendimentos. Todos os profissionais , independente do setor de trabalho e categoria profissional(aqui consideramos equipe assistencial e equipes de apoio, como serviços gerais, administrativos, entre outros), caso tivessem interesse, poderiam solicitar o agendamento na recepção, o atendimento pôde ser agendado tanto no turno de trabalho, quanto no dia de folga do funcionário. As agendas foram divididas em dois turnos, na terça-feira pela manha e na quinta-feira a tarde. O profissional interessado no atendimento realizaria o agendamento na recepção de forma direta. Iniciado o projeto, os profissionais que agendaram horário na recepção, comunicavam no setor de trabalho e o coordenador setorial organizava a rotina para que na ausência do funcionário não houvesse prejuízo no atendimento e antamento das rotinas do setor.

Resultados

Durante as consultas foram identificados entre as queixas e demandas: o luto e processo de ressignificação ansiedade e processo emocionais envolvidos mediações e resoluções de conflitos adoecimento de parentes, semelhante associando as lembrança e angustias com quadro clínico de pacientes internados perda da auto estima dificuldade de enfrentar situações que demanda resolutividade estresse problemas familiares e relacionamentos amorosos rejeição maternaacompanhamento pós e pré-cirúrgico dificuldade com alimentação dificuldade com amamentação, instabilidade emocional puerperal estresse pós traumático (após acidente com perdas familiares ). De maio de 2022 a março de 2023, foram 253 atendimentos a funcionários, que através da escuta clinica especializada trabalharam como aceitabilidade aos tratamentos, melhorias nos manejos clínicos, a criação de habilidades para o enfrentamento de conflitos, execício da proatividade e resolutividade, além de questões éticas e de sigilo, assim como a conceitualização sobre a humanização e sobre tudo o aumento da corresponsabilidade na produção da saúde que gera mudança significativa na cultura da atenção e acolhimento do servidor (aquele que presta toda assistência e cuidado) e também ao usuário (aquele que necessita dos cuidados prestados pelo servidor).

Conclusoes

Tendo em vista, os impactos negativos do adoecimento mental dos profissionais de saúde, assim como o riscos assistenciais associados ao problema , a experiência proporcionada pela parceria de forma articulada, entre a rede assistencial do município de São Gotardo, garantiu acesso e atendimento em saúde mental aos funcionários do hospital do município em seu local de trabalho. Foi observada evolução positiva dos profissionais que se interessaram pelo tratamento, maior envolvimento nas propostas da gestão hospitalar, redução do absenteísmo e redução dos conflitos entre equipes. Para além do descrito, em um contexto gerencial, foi possível observar entre a equipe uma melhor percepção da cultura organizacional do serviço de saúde, redução das queixas associadas a processos de trabalho com melhora nas relações interpessoais, assim como maior sensação de pertencimento dentro do contexto multidisciplinar institucional.

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