Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

São Gonçalo do Abaeté

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

INDICADORES PREVINE BRASIL: UM MARCO HISTÓRICO PARA O MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO ABAETÉ - MG

Apresentação/Introdução:

São Gonçalo do Abaeté, município do Noroeste mineiro cuja população estimada é de 8527 habitantes (IBGE). Em 2022, partindo do princípio de que era necessário levar o SUS a cada habitante através da atenção primária como porta de entrada para o sistema, focou no conhecimento dos parâmetros para a contemplação dos indicadores seguindo as diretrizes do programa Previne Brasil pelos trabalhadores envolvidos para alcançar as metas estabelecidas no município de São Gonçalo do Abaeté. Para que os trabalhadores pudessem ter um norte a seguir, foi implantado e implementado sistemas de monitoramento de todos os cidadãos do município, capacitação sobre cada indicador, reuniões semanais com toda a equipe para definição de estratégias e entrega de metas cumpridas.

Objetivos

Integrar todas as equipes de saúde e unidades de saúde do município com o intuito de levar o SUS a todos os cidadãos, até os cantos mais remotos do município. Demonstrar as ações e os resultados alcançados pelas Equipe de Saúde da Família de São Gonçalo do Abaeté para atingir os resultados perante o Programa Previne Brasil em 2022.

Metodologia

Ações e estratégias adotadas: treinamento para todos os profissionais da APS, aquisição de veículo mais potente para transportar a equipe de saúde até as comunidades rurais mais distantes da sede do município, informatização de todas as unidades de saúde. Diversas campanhas e ações foram realizadas para toda a população e trabalhadores como: vacinação, saúde nas escolas, mutirões, capacitações e treinamentos. Ampla divulgação em redes sociais, especialmente Instagram e Whatsapp. Sendo assim, houve uma melhoria significativa das informações que antes eram feitas em papel e passou a ser feitas via sistema. Com as unidades de saúde integradas, o cuidado continuado do paciente passou a ser de fato um acompanhamento contínuo onde podemos perceber um tratamento mais eficaz, rápido e de excelente qualidade, sendo reconhecido pelos maiores municípios Brasileiros.

Resultados

Diante de todas as estratégias adotadas, o município obteve uma melhor avaliação da população e alcançou condicionalidades que antes passavam despercebidas. Com isso, adotamos um cuidado continuado mais próximo das famílias e os pacientes que necessitavam de mais cuidados. Hoje podemos saber a real situação de nossa população montando estratégias para cada tipo de condição de saúde e elevando os indicadores com um contato mais direto com o paciente. Desta forma, atingimos a nota máxima no ISF (ISF: 10), saindo de uma colocação de 5155º nível Brasil e 792º nível Estadual para 46º em nível Brasil, 7º em nível estadual e 1º em nível regional.

Conclusoes

Em 2022 com o envolvimento de toda a equipe de saúde do município foi possível cuidar melhor de toda a população, com o objetivo de alcançar melhores índices de saúde, através de várias capacitações/ treinamentos, ações e campanhas realizadas em todo o território municipal, e assim alcançar nota máxima do ISF.