Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Patos de Minas

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

AMBULATÓRIO MUNICIPAL DE OBESIDADE

Apresentação/Introdução:

O Ambulatório da Obesidade surgiu com o foco de acompanhar os encaminhamentos de pacientes do município de Patos de Minas para realização de cirurgia bariátrica via Tratamento Fora do Domicílio (TFD), cujo agendamento é referenciado em Belo Horizonte e geralmente, conseguimos 01 vaga por ano para atendimento aos pacientes. Com solicitações aguardando desde 2014, formamos uma equipe multiprofissional, que conta com profissionais de áreas distintas, médicos clínico geral, endocrinologista, pneumologista, psiquiatra, cardiologista, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social e enfermeiro para acompanhamento de pacientes pré e pós procedimento cirúrgico seguindo os critérios do Ministério da Saúde. Os atendimentos pela equipe multiprofissional são realizados na Clínica Municipal de Especialidades Médicas, de segunda-feira a sexta-feira por meio de agendamento pela Central de Marcação de Consultas.

Objetivos

*Proporcionar qualidade de vida, bem-estar e saúde aos pacientes que apresentam obesidade mórbida, com dificuldades na realização das atividades de vida diária e comorbidades relacionadas ao ganho de peso excessivo *Orientar e preparar os pacientes que se enquadram nos critérios para realização de procedimento cirúrgico – cirurgia bariátrica

Metodologia

Iniciamos os atendimentos do Ambulatório com uma média de 56 pessoas que aguardavam realização do procedimento cirúrgico desde 2014, por meio da busca ativa realizada pela psicóloga do ambulatório. A primeira consulta é realizada pela médica clínica por meio da avaliação do paciente e posteriormente, este paciente é encaminhado aos demais profissionais da equipe para acompanhamento multidisciplinar. Os critérios para acompanhamento no Ambulatório de Obesidade são: 1. Pacientes acima de 16 anos 2. Pacientes com IMC ≥ 50kg/m2 3. Pacientes com IMC ≥ 40kg/m2 com ou sem comorbidades sem sucesso no tratamento clínico longitudinal por no mínimo 02 anos 4. Pacientes com IMC ≥ 35kg/m2 com comorbidades (DM, HAS de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas) sem sucesso no tratamento clínico longitudinal por no mínimo 02 anos. É obrigatório o acompanhamento do paciente pela equipe multiprofissional por no mínimo 02 anos, para que possa ser emitido laudo/relatório autorizando, do ponto de vista e avaliação de cada profissional, a realização da cirurgia bariátrica por cada paciente. Ressalta-se que, pelo Ministério da Saúde, determinados critérios possibilitam os pacientes a realizar a cirurgia de forma mais rápida, entretanto, os relatórios da equipe devem ser emitidos. A conduta de autorizar ou não o procedimento cirúrgico é realizada pelo Médico Cirurgião, que avaliará todos os pareceres e o paciente. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar.

Resultados

Atualmente 62 pacientes já estão sendo acompanhados pela Equipe Multiprofissional desde o início de Janeiro/2023, e destes, aproximadamente 10 pacientes já podem realizar o procedimento cirúrgico segundo os critérios do Ministério da Saúde e parecer dos profissionais. O Ambulatório da Obesidade, atualmente, atende pacientes já encaminhados pelas Unidades de Saúde, por meio da Central de Marcação de Consultas do município e já está organizando a realização da primeiras Cirurgias Bariátricas, que serão feitas no próprio município, através da parceria com o Consórcio Intermunicipal Cisalp.

Conclusoes

O Ambulatório de Obesidade visa promover saúde para as pessoas, não somente com foco na realização do procedimento cirúrgico, mas sim, em proporcionar qualidade de vida, por meio de uma alimentação saudável e balanceada, prática de atividade física, bem estar psicológico e social.

Banner