Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Crisólita

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE TESTAGEM RÁPIDA PARA A SÍFILIS, EM 100% DAS UBS, NO MUNICÍPIO DE CRISÓLITA

Apresentação/Introdução:

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, pode apresentar várias manifestações Clínicas e diferentes estágios. A transmissão ocorre por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou transmissão vertical durante a gestação e parto (mãe – filho), podendo apresentar graves consequências. A detecção da doença através do diagnóstico por meio de testagem rápida é uma importante ferramenta para quebrar o ciclo da doença, pois permite o tratamento em tempo oportuno do paciente e até mesmo a busca do parceiro sexual. Ofertar o teste rápido para sífilis em todas as unidades de saúde do município de Crisólita, melhorou o acesso dos usuários, bem como aumentou a detecção dos casos, tratamento oportuno e a busca ativa de contatos.

Objetivos

Objetivos Objetivo Geral: Ofertar a testagem rápida para Sífilis em 100% das Unidades Básicas de Saúde do Município de Crisólita Objetivos Específicos: Melhorar o acesso do usuário a testagem rápida para Sífilis Garantir tratamento imediato e oportuno Reduzir o risco de complicações causas pela Sífilis

Metodologia

Para a descentralização da testagem rápida para sífilis em 100% das Unidades, foi ofertado aos profissionais de saúde o curso da TELELAB (Diagnóstico e Monitoramento), online, 15 horas de curso, os profissionais tiveram aula pratica, com apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Águas Formosas MG, após esse processo estavam aptos para iniciar as testagens rápidas nas unidades. O município equipou as unidades de Saúde com geladeiras para armazenamento dos insumos, investiu na estrutura das salas de procedimento instalando ar condicionado, para melhorar a qualidade do ambiente e garantiu os insumos, através da informação mensal no sistema de informação SISLOGLAB, necessários para a testagem.

Resultados

O município de Crisólita possui uma população de 6.047 habitantes (CENSO 2010), conta com 3 Equipes de Saúde da Família, totalizando 100% de cobertura da Atenção Primária, todas as unidades de saúde a partir do ano de 2022, ofertam a testagem rápida para detectar sífilis, contando com profissionais treinados e preparados para realizar o procedimento. De acordo com os boletins informativos elaborado pelo serviço de vigilância em saúde municipal, houve um aumento na detecção de casos no ano de 2022, após implantação da testagem rápida em 100% das UBS, uma vez que no período de dezembro a janeiro do ano de 2021, foram diagnosticados somente 2 casos de sífilis adquirida, já no mesmo período no ano de 2022, foram diagnosticados 07 casos de sífilis adquirida, 01 casos de sífilis em gestante.

Conclusoes

O Brasil, assim como muitos países, apresenta uma reemergência da doença. Diante disso o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno e adequado da sífilis adquirida, sífilis em gestantes e sífilis congênita, são determinantes para impactar na redução da morbimortalidade.

Banner