Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Manhuaçu

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

SERVIÇO DE DOR CRÔNICA: UM PROJETO INTEGRADOR DO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU/MG.

Apresentação/Introdução:

O serviço é destinado ao tratamento multiprofissional de pessoas com Dor Crônica, com diagnóstico de fibromialgia, que apresentam limitações em suas funções diárias e prejuízo em sua qualidade de vida como resultado de suas dores. São realizados atendimentos individuais que compreendem anamnese e triagens clínicas, psicoterapia, prescrição de atividade física, assistência farmacêutica, consultas médicas e orientações iniciais sobre a doença e seus cuidados. Tal ação é desenvolvida tendo em vista o aumento do percentual dos casos de Fibromialgia no município de Manhuaçu/MG, visando a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas a esta temática. O desenvolvimento de ações de saúde para este público se faz necessário pela alta demanda e características dos pacientes, buscando ofertar ações e serviços que visem reduzir as dores e os demais sintomas, além de promover melhoria e qualidade de vida aos pacientes. O atendimento é voltado para ações de caráter biológicas, psicológicas, educativas e sociais bem como a melhoria dos sintomas e atenção ao paciente que tem suas funções de saúde reduzidas pelo quadro de dor crônica.

Objetivos

O Serviço objetiva ofertar atendimento especializado por uma equipe multidisciplinar a pacientes com diagnóstico de fibromialgia, promovendo ações de saúde pública para minimizar os danos acarretados pela doença. Para isso elaboramos planos de ação que visem a disseminação de informações relativa à dores crônicas, orientação em relação a Psicoeducação de pacientes com o diagnóstico de fibromialgia além da instauração de um programa de autocuidado orientado para os pacientes como estratégias de educação em saúde e estímulo ao autocuidado.

Metodologia

Para isso utilizamos de anamnese e intervenções que compõem o protocolo de intervenções do serviço de dor crônica, um processo terapêutico composto de recursos como entrevistas, escalas e/ou solicitação de exames para aprimorar a orientação recebida e o acompanhamento do paciente. Após a avaliação o paciente é orientado sobre o tratamento e as propostas que serão adotadas, de modo que o acompanhamento será descentralizado na rede de saúde do município e articulada com a atenção primária. Além das abordagens individuais, o serviço oferece o “Curso de Autocuidado e Manejo de Dores Crônicas”, no qual são abordadas e apresentadas diferentes estratégias de ação e ferramentas de autocuidado para que os alunos e as alunas alcancem maiores índices de autonomia e qualidade de vida, bem como tenham minimizados os efeitos das dores cotidianas da doença, que vão desde hábitos posturais, alimentação ideal, vida social e emocional, autocontrole e relaxamento, uso racional de medicamentos, exercícios físicos e outras temáticas que influenciam positivamente a saúde da pessoa com Dores Crônicas.

Resultados

Atualmente mais 450 pacientes já utilizaram do serviço no município de Manhuaçu/MG, com realização de consultas e atendimentos individualizados bem como a participação no curso de autocuidado e na oferta de serviços de atenção farmacêutica. Um ponto primordial como fruto da execução dessas ações, são o empoderamento e a ressocialização dos pacientes que chegam ao setor segregados por diversos sintomas, que causam baixa autoestima, problemas sociais e familiares, os quais muitas vezes se isolam em função da patologia e percebem o quão importante são as ações de cuidado para uma melhor qualidade de vida. Sem o referenciamento ao serviço, o paciente permeava as Unidades Básicas de Saúde e os serviços de Urgência e Emergência procurando alívio aos sintomas, que muitas vezes não era resolutivo. A centralização de um espaço destinado aos pacientes reduz a demanda da atenção primária e promove um atendimento generalista ao paciente e isso permite o desafogamento dos serviços emergenciais. O projeto está em ascensão e em constante desenvolvimento, como a implementação de recursos para avaliação de satisfação pelo próprio paciente, escalas para avaliação da dor outros instrumentos avaliativos e grupos terapêuticos, visto que, muitos pacientes diagnosticados com Fibromialgia apresentavam diagnósticos associados a outras patologias o que de forma direta nos obriga a evoluir como equipe e projeto, visando sempre a saúde dos pacientes por nós atendidos.

Conclusoes

O setor encontra-se em pleno desenvolvimento, visto que, o serviço foi desenvolvido para atender a demandas de pacientes com diagnóstico de Fibromialgia, contudo vem sendo reestruturado pois muitos diagnósticos estavam associados a outras patologias e para atender os objetivos de melhoria do paciente torna-se necessário a reestruturação do mesmo. Estima-se que o serviço auxilie os pacientes e permita que tenham melhoria em suas atividades de vida diária, além de redução de sintomas físicos, psicológicos e sociais, bem como acesso a orientação em relação aos aspectos relacionados a sua patologia. Com a promoção de melhorias em aspectos biológicos, psicológicos e sociais desde a inserção no serviço contribuímos assim para a qualidade de vida dos pacientes e melhoria dos quadros álgicos de dor. Em conclusão, nosso projeto tem por objetivo auxiliar e melhorar qualidade de vida desses pacientes, suas atividades de vida diária, saúde física e mental, socialização bem como acesso a toda orientação e informação acerca de sua doença, formando assim pessoas com coragem e preparadas para enfrentar sua condição.

Banner