Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Minas Gerais

Cidade

Sacramento

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

EQUIPE COMPLEMENTAR EM SAÚDE MENTAL: UM CUIDADO AO PROFISSIONAL DE SAÚDE

Apresentação/Introdução:

Visando o monitoramento e manejo das condições pós-covid no país, por meio da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), foi publicada a Resolução SES/MG n° 7303, de 18 de novembro de 2020 que estabelecia e previa a contratação de Equipe Complementar em Saúde Mental (ECSM) para atendimento aos profissionais de saúde da Rede de Atenção à Saúde, que ofertaram ou estão ofertando assistência aos pacientes com suspeita ou confirmação da COVID-19, no período de seis meses, podendo haver continuidade. Assim, os gestores da cidade de Sacramento-MG, visando ofertar um cuidado excepcional aos seus profissionais, submeteu-se à Resolução e conseguiu a verba destinada a contratação da Equipe Complementar em Saúde Mental, sendo a equipe composta por uma assistente social, uma enfermeira e uma psicóloga e que foram nomeadas como Comissão de Recursos Humanos em Saúde (CRHS). A prática principal dessa equipe ampliou-se para outras práticas que abarcou os Recursos Humanos em Saúde, por isso, a nomeação de CRHS. Assim, foram desenvolvidas ações participativas e coletivas, durante os seis meses de vigência da Resolução, buscando transformações da saúde e dos determinantes sociais inicialmente junto aos profissionais de saúde que estiveram na “linha de frente” no enfrentamento à pandemia de COVID-19 e posteriormente, o público foi ampliado para ações junto a todos os profissionais de saúde vinculados a Prefeitura Municipal de Sacramento -MG.

Objetivos

Desenvolver ações interventivas em Saúde, junto aos profissionais de saúde, vinculados a prefeitura municipal da cidade de Sacramento -MG que suprissem as necessidades apresentadas em diagnóstico. E os específicos assim foram estabelecidos: • Identificar e manejar processos aversivos oriundos do processo de trabalho a fim de minimizar sofrimento emocional, entre outros sofrimentos oriundos de outros determinantes sociais nos profissionais de saúde • Identificar e promover ações estratégicas com o objetivo de evitar o adoecimento futuro e favorecer o fortalecimento de vínculos entre equipes • Atendimento aos profissionais de saúde da Rede de Atenção à Saúde que tem ofertado assistência aos pacientes com suspeita ou confirmação da COVID- 19 e, • Realizar articulações e estratégias com os serviços da rede de atenção à saúde para a oferta de acolhimento aos profissionais de saúde que necessitarem de apoio.

Metodologia

O método foi dividido em fase diagnóstica e interventiva realizadas pelas profissionais da ECSM. Na fase diagnóstica o formulário semiestruturado, foi desenvolvido online, através do aplicativo Google Forms, contendo 26 perguntas, e aplicado durante visitas em 19 unidades de saúde, durante o período do mês de julho de 2022. A análise dos dados se deu a partir da análise de conteúdo de Bardin (1995), definida como um conjunto de técnicas de análise das comunicações (ROCHA DEUSDARÁ, 2006). Assim, foram elencadas categorias, norteadoras das ações interventivas: cuidando dos profissionais, as demandas de cuidado foram acolhidas através do suporte, acolhimento, escuta e resolução da problemática, ou ainda, através do encaminhamento para o órgão ou unidade adequado à resolução dela. Aprimoramento do profissional de saúde, relativa à sua prática de trabalho, foram desenvolvidas ações de capacitação/reciclagem e treinamentos. Retorno humanizado, em que foi realizado o acompanhamento de profissionais de saúde que apresentavam afastamento, licenças e/ou atestados em que houve atestado médico comprovando o afastamento do local de trabalho por mais de três dias. E, celebrar a formação e o profissional de saúde, sendo realizado a confecção de lembranças e entregues como reconhecimento da importância da data de aniversário, os reconhecimentos do dia das profissões em Saúde. E, o reconhecimento do profissional que desenvolveu/desenvolve um trabalho diferencial nas equipes de saúde.

Resultados

Dos questionários aplicados, foram obtidas 131 respostas. Assim, propomos as ações, descritas em metodologia: Fase interventiva - cuidando dos profissionais, foram realizados encaminhamentos para profissionais específicos da ECSM, ofertando o serviço de atendimento psicológico, o atendimento social e o atendimento em enfermagem, totalizando 257 atendimentos. Na fase interventiva: aperfeiçoamento dos profissionais de saúde, desenvolvemos as seguintes capacitações, a saber: Lei Geral de Proteção de Dados e a Segurança da Informação Treinamento referente a Campanha Setembro Amarelo: A vida é a melhor escolha Aprimoramento das Habilidades Sociais Campanha Outubro Rosa e a Campanha Novembro Azul. No retorno humanizado, realizamos 114 acompanhamentos, via ligação telefônica, via whatsapp e visita domiciliar, buscando avaliar a possibilidade de promover um retorno acolhedor ao funcionário, considerando sempre a especificidade do motivo do afastamento (nojo, adoecimentos diversos, cirurgias, maternidade, entre outros). Fase interventiva: celebrar a formação e o profissional de saúde, foi possível organizar cumprimentos de celebração da formação, o dia do aniversário de profissionais de saúde (172) e o reconhecimento do trabalho diferencial que profissionais desenvolveram durante o período de vigência da Resolução (6). As formações foram comemoradas, considerando todas as profissões em saúde, nesse período de jul/2022 à dez/2022, com a entrega de reconhecimentos simbólicos (214).

Conclusoes

Foi inegável a importância em se prestar um cuidado ao profissional de saúde, principalmente nesse período de pandemia/pós pandemia vivenciados. A cidade de Sacramento-MG, através de seus gestores, aderiu à Resolução SES/MG n° 7303, de 18 de novembro de 2020, podendo realizar a contratação de uma assistente social, uma enfermeira e uma psicóloga para a execução de uma prática junto aos profissionais de saúde. Foram desenvolvidas ações que puderam cuidar, aperfeiçoar e valorizar os profissionais que tanto fizeram e fazem no Sistema Único de Saúde no município de Sacramento- MG, além de despertar o olhar para o cuidado com a saúde mental de forma a sensibilizar a busca pelo assistência logo ao identificar sinais e sintomas, o que pode ser verificado a partir da análise de CIDs em atestados médicos. Tal apontamento se faz importante para que possamos identificar e mapear os principais transtornos psiquiátricos e/ou emocionais, o que facilita a terapêutica adequada, minimizando repetição de afastamentos por outras causas até então não identificadas. A perspectiva é de continuidade desse trabalho, num continuum, considerando a importância da qualidade de vida desses profissionais de saúde e o impacto da mesma na atuação profissional.

Banner