Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Arinos

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLANTAÇÃO DA CASA DE PARTO HUMANIZADO EM ARINOS. “ARINOS SAÚDE EM DIA”

Apresentação/Introdução:

Após 15 anos sem realização de parto no município de Arinos, estado de Minas Gerais (MG), no qual as mulheres eram submetidas a ganharem seus bebês nas estradas sem estrutura nenhuma e com profissionais inadequados, muitas vezes correndo risco de perderem seus bebês e até mesmo sua própria vida, no dia 22 de março de 2022 foi realizado a inauguração da Casa de Parto de Arinos com foco no parto humanizado. Vale ressaltar que é a primeira Casa de Parto pública na região do Noroeste de Minas. Essa unidade é uma referência de atendimento humanizado em Arinos-região e possui fluxo de clientela por atendimento de demanda espontânea e referenciada, oferecendo atendimento a gestantes da região de Arinos, Chapada Gaúcha, Riachinho e Uruana, que desejam e sejam eletivas a um parto humanizado na rede pública. Inaugurada em 2022, com o objetivo de assistir e conduzir o parto normal e cesárea com o foco na parturiente e na criança, realiza em média 30 (trinta) partos e mais de 120 atendimentos de gestantes por mês. O quadro de funcionários da Casa conta com 18 (dezoito) profissionais de saúde, sendo 5 (cinco) enfermeiras obstetras, 08 (oito) técnicas de enfermagem, 03 (três) médicos obstetras, 01 (um) anestesista, 01 (um) fonoaudiólogo, 01 (um) assistente social, 01 (um) psicóloga e 01 (um) nutricionista. Nossa CPA conta com 03 (três) quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) com banheiros anexos. Todos os quartos são equipados com métodos não farmacológicos para o alivio da dor.

Objetivos

Proporcionar uma assistência humanizada e adequada durante a gestação, parto e puerpério e um nascimento seguro ao binômio mãe-filho.

Metodologia

Relato de experiência com intuito de descrever o trabalho que vem sendo desenvolvido na casa de parto de Arinos e seu impacto para a população mediante análise do livro de registros da unidade.

Resultados

O estudo dos livros de registros da Casa de Parto de Arinos evidenciou que em um ano de funcionamento da CPA já foram realizados mais de 300 partos e 1500 atendimentos a gestantes. Dos mais de 300 partos, 78% foram normais e 22% cesáreas, 99% tinham acompanhantes e 89% das gestantes que tiveram o parto normal referiram ter utilizado algum tipo de método não farmacológico para o alívio da dor durante o trabalho de parto. Vale ressaltar que com a implantação da CPA obtivemos uma diminuição dos encaminhamentos para outros municípios em mais de 70% na totalização de todas as gestantes e em 98% de gestantes de baixo risco. Além disso, 95% das gestantes conheceram a CPA antes do seu parto. Em relação ao parto normal 51,8% das gestantes tiveram seus filhos na posição semi-sentada, 24,7% sentada na banqueta de parto, 8,6% em posição verticalizada no chão, 6,4% de cócoras, 6,1% de quatro apoios e 2,4% na posição decúbito lateral esquerdo. Quanto à pesquisa de satisfação, ao serem questionadas sobre o atendimento na CPA 72% referiram que é excelente, 20% bom e 8% preferiram não responder.

Conclusoes

Com a implantação da Casa de Parto houve diminuição significativa nos encaminhamentos das gestantes, proporcionando um lugar seguro e acolhedor para as mesmas terem seus filhos de maneira humanizada na região. Um dos principais intuitos da implantação da CPA foi proporcionar um local seguro e acolhedor para que as mulheres de Arinos região possam ter os seus bebês de forma segura e acolhedora, diminuir as remoções e desafogar os municípios de referência, oferecer a humanização desde a recepção até a alta dessa mulher, conceder o parto humanizado e um cuidado especializado à gestante e ao recém-nascido. Ademais, a assistência prestada por profissionais habilitados com condutas baseadas em evidências científicas proporciona a redução do risco de mortalidade materna e neonatal, a qual faz parte do rol de objetivos da implantação da CPA, que conta com zero morte materno-neonatal até o momento. Dessa forma, mediante os bons resultados alcançados em um ano e a satisfação dos usuários fica claro que os serviços prestados pela unidade (CPA) tem cumprido com objetivo proposto e segue buscando melhorias a cada dia, em prol do atendimento cada vez mais completo, atingindo um público cada vez maior e beneficiando a região.

Banner