Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Minas Gerais

Cidade

São Gonçalo do Rio Abaixo

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA PARA REDUÇÃO DA INCIDÊNCIA DAS DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS.

Apresentação/Introdução:

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) são uma das principais causas de mortes prematuras em escala global e são responsáveis por cerca de 60% das mortes no mundo, representando uma ameaça significativa à saúde e ao desenvolvimento humano. A menos que sejam combatidas, a incidência destas doenças continuará a aumentar. Contudo, a maioria das DCNTs pode ser evitada com a melhoria dos hábitos alimentares, o aumento do nível de atividade física, a desistência do ato de fumar e a redução do abuso do álcool. O Grupo MEV – Mudança de Estilo de Vida – teve início em abril 2022 e foi desenvolvido para a população adstrita da ESF Guanabara, em São Gonçalo do Rio Abaixo-MG, com potencial risco de desenvolver estas doenças. Através do trabalho multiprofissional vem incentivando a melhoria do estilo de vida e consequentemente evitando o surgimento de novos casos de DCNTs, especialmente Diabetes e Hipertensão. Objetivos: Conscientizar e estimular a população adstrita da ESF Guanabara a aderir à mudanças no estilo de vida como proposta de tratamento inicial para doenças de base e evitar o surgimento de novos casos de DCNTs.

Objetivos

Conscientizar e estimular a população adstrita da ESF Guanabara a aderir à mudanças no estilo de vida como proposta de tratamento inicial para doenças de base e evitar o surgimento de novos casos de DCNTs.

Metodologia

O processo tem início com a solicitação de exames laboratoriais durante consultas agendadas e/ou programadas. A partir do recebimento dos resultados dos exames laboratoriais o profissional solicitante analisa e classifica os pacientes baseados nos resultados dos exames. Os pacientes cujos resultados apresentaram discretas alterações, especialmente da glicemia e perfil lipídico, são encaminhados ao Grupo Mudança de Estilo de Vida (Grupo MEV) onde serão acolhidos e orientados pela Nutricionista, Médico e/ou Enfermeira com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem. Em grupo ou até individualmente os pacientes são estimulados a melhorar seus hábitos alimentares, iniciar ou aumentar os níveis de prática de atividade física, a participar de grupos para cessação do tabagismo e a reduzir ou cessar o uso do álcool. Ressalta-se que os pacientes tem autonomia para realizar uso efetivo de seus recursos para aplicar a mudança de estilo de vida de acordo com a realidade em que se encontram. Neste encontro os pacientes recebem as guias para que realizem novos exames laboratoriais no final de quatro meses. Transcorridos este período, os pacientes são convidados para novo encontro e avaliação dos resultados. É um momento de grande expectativa para todos, pois é gratificante participar da conquista da melhoria do estado de saúde.

Resultados

Com a participação e responsabilização ativa do paciente no processo de cuidado com sua saúde, após a revisão laboratorial, constatou-se melhoria significativa dos resultados de exames, especialmente os níveis glicêmicos e do perfil lipídico dos pacientes que participaram do grupo MEV. Em 10 meses de atividade 252 pacientes receberam a proposta do grupo MEV. Após 4 meses de adesão à mudança de estilo de vida, 90% destes pacientes (227 pacientes) retornaram com os resultados de glicemia e perfil lipídico dentro da normalidade. Dentre as principais mudanças foram: início de prática de atividade física, especialmente a caminhada e diminuição do consumo dé carboidratos. Destaca-se que 5 pacientes cessaram o tabagismo com o apoio extra do grupo de Cessação do Tabagismo conduzido pela Terapeuta Ocupacional. Como consequência observou-se o resgate da autoestima, melhoria da qualidade de vida e bem estar geral dos participantes do grupo.

Conclusoes

Observamos que através da proposta de adesão ao Grupo MEV – Mudança de Estilo de Vida – e apesar de inúmeros obstáculos para desenvolvimento de ações de prevenção na Atenção Primária, os resultados obtidos puderam ser evidenciados através da melhoria dos exames laboratoriais. Esperamos que este estudo possa subsidiar outras equipes à uma prática simples e eficaz capaz de prevenir e reduzir o agravo das DCNTs, além de promover qualidade de vida, bem estar físico e mental, resgate da autonomia e autoestima. Palavras-Chave: Estilo de vida, DCNTs, hábitos alimentares, atividade física, tabagismo, abuso do álcool, qualidade de vida.

Banner