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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Carrancas

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CARRANCAS/MG

Apresentação/Introdução:

A Atenção Primária à Saúde (APS) é definida como o primeiro contato do usuário com a rede assistencial do sistema de saúde, na qual dispõe de intervenções e estratégias que buscam efeitos positivos e que permitem uma ampliação do acesso e qualificação do serviço, assim promovendo integralidade da atenção à saúde da população e qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde dispõe de políticas de financiamento à APS através de programas pactuados de saúde pública individual e coletiva, com o propósito de fortalecer e inovar a organização do serviço de saúde, e preservar os princípios e diretrizes que regem o SUS e a APS. No início do ano de 2022, as Equipes da Atenção Primária à Saúde do município de Carrancas/MG, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Manoel Moreira da Silva Júnior, e das Estratégias de Saúde da Família (ESF) “Saúde para Todos” e “Atenção e Cuidado Integral à Saúde Rural” da UBS Adriano Moreira de Andrade, na qual abrangem 100% de cobertura populacional, observaram a necessidade de adequar estratégias organizacionais em busca de aperfeiçoar o serviço ofertado à população geral, planejando e monitorando o desenvolvimento de ações em saúde, a fim de melhorar o desempenho para o alcance dos indicadores propostos nos programas aderidos, visando também que os usuários do sistema de saúde possam se beneficiar com a melhoria da qualidade de vida.

Objetivos

O principal objetivo foi buscar conjunto de estratégias de organização, planejamento e monitoramento do serviço ofertado à população dentro da atenção primária à saúde do município de Carrancas/MG, com intuito de inovar a assistência, fortalecer a união da rede de atenção básica à saúde e saúde da família e o desempenho das equipes, proporcionar qualidade do serviço de saúde e acesso a população, diminuir as incidências de morbidade e mortalidade e alcançar as metas propostas dos indicadores de acordo com cada programa pactuado no Ministério da Saúde. Com isso, contribuir na integralidade e equidade, promover a qualidade de vida e resolubilidade na atenção à saúde individual e coletiva, e reduzir os custos de tratamentos terapêuticos de agravos que podem ser prevenidos e eliminados.

Metodologia

Após observar a necessidade de adequar estratégias organizacionais, a equipe elaborou uma planilha própria das ações com todos os programas pactuados, entre eles o Previne Brasil. Esta planilha foi divida em células contendo as seguintes denominações: nome do programa indicador quantidade e tipo de ações a serem desempenhadas profissionais responsáveis cronologia materiais e instruções necessárias validação, porcentagem e peso do indicador checagem de realização e checagem no sistema de informação. Em seguida foi realizada educação permanente e continuada com os profissionais, com intuito de fortalecer as orientações e informar as instruções para alcançar as metas estabelecidas de cada indicador, garantindo assim que os profissionais mantenham os cadastros individuais atualizados e registrem os atendimentos individuais e coletivos no sistema de informação de saúde e-SUS, sendo este importante para comprovação, planejamento, monitoramento e avaliação das ações e indicadores que são ofertados nos serviços do SUS. Para análise e monitoramento dos dados quantitativos o município possui um Software terceirizado, o qual possibilita a pesquisa de um banco de dados atualizados para fins de avaliação das metas, além da confecção de pastas arquivos com listas de presenças e fotos das ações realizadas para comprovação, permitindo assim a equipe elaborar novas estratégias e planos de contingências para o alcance das metas propostas dentro do quadrimestre vigente.

Resultados

Com a organização, planejamento, monitoramento e equipe desempenhada, podemos analisar através de dados quantitativos extraídos dos relatórios do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB) do Ministério da Saúde, os seguintes valores absolutos dos Indicadores Sintético Final (ISF) alcançados no ano de 2022 do Programa Previne Brasil: 7,78 no primeiro quadrimestre, 8,67 no segundo e 10 no terceiro quadrimestre, além de demais metas almejadas de outros programas pactuados. Obtivemos também resultados não mensuráveis no sistema de saúde como: melhoria na qualidade de vida da população acesso e satisfação a atenção básica de saúde, dados obtidos através de questionários aplicados do Programa Saúde em Rede estreitamento de laços com as equipes de saúde e população promoção e prevenção por meio de conscientização populacional do processo saúde-doença-cuidado, com educação em saúde diminuição do índice de internação e consulta hospitalar, informação relatada pela administração do hospital local e fortalecimento dos princípios da integralidade e equidade no serviço de saúde. “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define e não se define o que não se entende, ou seja, não há sucesso no que não se monitora, avalia, intervém e gerencia” (William Edwards Deming).

Conclusoes

Diante do exposto no trabalho realizado, afirmar-se sobre a importância da organização, planejamento e monitoramento das estratégias implementadas no serviço de saúde dentro da Atenção Primária do município de Carrancas/MG, e o comprometimento e desempenho dos profissionais de saúde em manter os cadastros e registros de informações atualizados, na busca da melhoria na assistência e no alcance das metas. Percebe-se também que através do rastreamento precoce e atualizado dos resultados dos indicadores pelo Software terceirizado, facilitou a análise do banco de dados e assim possibilitou traçar novas estratégias, como: realizar vigilância ativa, criar fluxo de monitoramento aos usuários de doenças crônicas evitando complicações de saúde, facilitar o acesso do usuário ao sistema de saúde, manter agenda flexível e horários estendidos, fortalecer os indicadores com maior risco e vulnerabilidade eminente, proporcionar o acompanhamento adequado e almejar as metas estabelecidas. Porém, ainda esperamos com essa nova estratégia melhorar na busca ativa dos usuários faltosos e diminuir os custos em medicamentos, exames e tratamento prolongado de saúde.

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