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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 17 - Pequi

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Belo Horizonte

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

MELHORIA NA COMUNICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM UMA UNIDADE DE URGÊNCIA DE BELO HORIZONTE-MG

Apresentação/Introdução:

Em setembro de 2022 foi feito um diagnóstico situacional da assistência farmacêutica em uma Unidade de Pronto Atendimento no Distrito Sanitário Barreiro, a qual faz parte da rede de urgência de Belo Horizonte -MG. A partir dessa ação foram verificados problemas na efetividade do repasse de informações de grande impacto na tomada de decisão da equipe, tais como disponibilidade de medicamentos e materiais médico-hospitalares, estratégias de gestão de itens críticos, protocolos clínicos, fluxos, procedimentos operacionais padrão e demais diretrizes de interface com a assistência farmacêutica. Como produto do plano de ação foi proposto a implementação institucional de um documento, em formato de boletim, com divulgação impressa e virtual em periodicidade definida, para atualização e consulta por parte de toda a equipe de colaboradores da unidade. O boletim técnico da assistência farmacêutica está na publicação de número 8 em 2023 e consolidou-se como um compilado técnico, claro, objetivo e atualizado, que contribui para o alinhamento dos profissionais em prol do uso racional de medicamentos, materiais médico-hospitalares e a segurança do paciente.

Objetivos

Apresentar um boletim técnico periódico da assistência farmacêutica, elaborado pelo farmacêutico responsável e sua equipe, para todos os colaboradores da unidade, por meio de ampla divulgação. Contribuir para o uso racional de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Contribuir para a cultura de segurança do paciente. Consolidar a assistência farmacêutica como um serviço essencial e de impacto positivo nas unidades de saúde.

Metodologia

O boletim técnico da assistência farmacêutica é elaborado pelo farmacêutico responsável, aprovado pelo gerente da unidade e validado pelo colegiado gestor. Constitui um documento institucional em formato de boletim de ampla divulgação, em periodicidade definida, de informações da assistência farmacêutica de alto impacto na tomada de decisão das equipes técnico-assistenciais. O boletim é elaborado observando-se a dinâmica das demandas apresentadas pelos profissionais médicos, enfermeiros, técnicos, entre outros, bem como pela necessidade de informar e atualizar toda a equipe sobre informações técnicas do escopo da assistência farmacêutica, tais como Índice de Abastecimento (IDA), Procedimentos Operacionais Padrão (POP), padronização de medicamentos, fluxos, entre outros. Para tanto, utiliza-se textos curtos, tabelas, listas, fluxogramas, esquemas, referências a protocolos, informes e notas técnicas. A versão impressa é afixada em mural na farmácia central da unidade e a versão virtual é compartilhada nos grupos dos profissionais em aplicativo de comunicação de amplo uso.

Resultados

A publicação do boletim técnico da assistência farmacêutica teve início em outubro de 2022 está na edição de número 7 em 2023. Já foram publicadas informações que não eram de amplo domínio da equipe de profissionais, tais como protocolos de dispensação de medicamentos antirretrovirais para profilaxia pós-exposição (PEP), dispensação de antimicrobianos, fornecimento de notificações de receitas, recomendações para prescrição segura na alta do paciente, índice geral de abastecimento de medicamentos na unidade (IDA), medicamentos e materiais médico-hospitalares com estoque crítico e recomendações de substituições quando possíveis, inclusão de medicamentos na padronização da unidade, entre outros. A estratégia apresentada consolidou-se como um produto da assistência farmacêutica local que contribui para a melhoria da dinâmica interna da unidade, a saber: uso racional de medicamentos, materiais médico-hospitalares e segurança do paciente. Além disso, espera-se que resultados positivos também sejam alcançados por meio da divulgação de fluxos que impactam na eficiência do cuidado em rede, por meio das interfaces entre serviços de urgência, atenção primária e secundária, serviços de atenção psicossocial, entre outros.

Conclusoes

O Boletim Técnico da Assistência Farmacêutica da Unidade de Pronto Atendimento Barreiro, em Belo Horizonte, representa uma ferramenta estratégica para a comunicação assertiva entre a equipe com impacto positivo na assistência em saúde oferecida aos pacientes. Por essa razão, a gestão atual planeja a expansão para outras áreas técnico-assistenciais, como por exemplo o laboratório de análises clínicas da unidade.

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