Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Rio Casca

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ITINERANTE: PRIORIZANDO A SAÚDE MENTAL

Apresentação/Introdução:

O impacto da disseminação do coronavírus para as doenças psíquicas ainda está sendo mensurado, já apresentando indícios preocupantes como, o aumento do sofrimento psicológico, dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais. Frente a isso, em 2021, em meio ao cenário epidemiológico vivenciado pelo novo coronavírus, implantou-se o Centro de Convivência Itinerante. Este dispositivo compõe a rede de atenção substitutiva em saúde mental e oferece às pessoas com sofrimento mental espaços de sociabilidade, produção cultural e intervenção no município de Rio Casca. O cuidado ao paciente com transtorno mental deve ser visto dentro de uma rede de atenção à saúde mental universal e integral, garantindo aos pacientes um atendimento humanizado e equânime. Para tanto, suas atividades são realizadas em 5 localidades, incluindo comunidades rurais e urbanas. Ações são programadas para o período da manhã e da tarde. O público alvo é composto por pessoas com sofrimento mental, indivíduos com dependência de substâncias ilícitas, com ansiedade generalizada, depressão, dentre outros, sendo ofertado para pessoas de todas as faixas etárias. O Centro de Convivência é um dos equipamentos da rede de atenção psicossocial, sendo uma unidade que tem um papel estratégico e importante para o cuidado da saúde mental. Trabalhamos esse cuidado através das oficinas em várias linguagens artísticas, músicas, artesanatos, pinturas e rodas de conversas.

Objetivos

Promover saúde mental aos usuários portadores de transtornos mentais e/ou sofrimento psíquico. Propiciar ao usuário portador de sofrimento mental uma maior interação com a comunidade, com diferentes grupos sociais através de atividades de lazer, artísticas e culturais Reinserir o usuário à comunidade Proporcionar aos usuários momentos de integração social, motivando-os saírem de suas casas para participar de lazer e diversão, evitando a solidão, a ansiedade, depressão e ociosidade Acolher e possibilitar transformações das necessidades humanas afetivas, sociais, culturais em ações construtivas e participativas, diminuindo e integrando as diferenças Mobilizar a expressão do seu sofrimento para, então, intervir em seu processo de exclusão e contribuir para a reabilitação dele.

Metodologia

Os usuários envolvidos no projeto realizam diversas atividades que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida e permitir sua interação com a comunidade e com o grupo. As atividades são realizadas através de oficinas terapêuticas temáticas, aula de arte corporal, aulas de músicas, artesanato, roda de conversa, aulas expositivas e/ou atividades lúdicas, semanalmente. A equipe de trabalho é composta por uma psicóloga coordenadora, um musicoterapeuta e dois oficineiros. As ações ofertadas são programadas através de reuniões com as equipes de toda a rede de atenção à saúde. Mensalmente é realizado reunião com a equipe do projeto para discussão, análise do processo de trabalho, avaliação e monitoramento das ações. Para potencializar os recursos existente a atuação é em parceria e corresponsabilidade com a Estratégia de Saúde da Família e ações intersetoriais no intuito de melhorar a abordagem no acolhimento, tratamento e encaminhamento a essa clientela. Assim o atendimento é qualificado, evitando internações desnecessárias e respeitando desta forma os princípios da universalidade, integralidade e equidade. É importante lembrar que os Centros de Convivência não são equipamentos assistenciais, mas espaços de articulação com a vida cotidiana, e a nossa presença serve como um elo que liga os usuários à comunidade através de diferentes ações realizadas pelo coordenador e professores. É compartilhado com outros programas e serviços.

Resultados

A melhora na saúde psicoemocional é constantemente relatada pelos usuários durante as reuniões realizadas como rotina no centro de convivência, com isso podemos observar o quanto é importante esse tipo de assistência à saúde mental. Uma vez que melhorando o psicoemocional dos usuários podemos contribuir para uma melhor inserção destes na comunidade. A implantação desse tipo de espaço contribui para uma desmistificação dos preconceitos com relação ao adoecimento mental, além de prevenir uma ocorrência de novas crises. É relevante lembrar que o trabalho nas oficinas se torna positivo para a assistência em saúde mental à medida que uma de suas finalidades seja promover o exercício da cidadania dos sujeitos. Os resultados são efetivos e positivos, uma vez que as atividades terapêuticas que são ofertadas nas oficinas contribuem para a redução e alívio dos sintomas de ansiedade, depressão, ociosidade, etc. Mais de 100 usuários foram contemplados com as ações do Centro de Convivência. Observa-se ainda, com o decorrer do tempo e a convivência com os usuários, o resgate da autonomia, da auto estima e a reinserção destes indivíduos às atividades de vida diária. Tornando o cidadão protagonista de sua caminhada e propiciando a construção de um novo lugar social. Evidencia-se desta forma, o importante papel dos centros de convivência para romper o isolamento social e de fato reintegrá-los à sociedade.

Conclusoes

Diante do exposto, o Centro de Convivência Itinerante, tem sido, de fato, um dispositivo de fundamental importância para o fortalecimento do processo de desinstitucionalização e promoção dos direitos sociais, sempre baseando as ações nos princípios da humanização, uma vez que privilegia a acessibilidade indo até as comunidades e garante a inclusão dos portadores de sofrimento mental. Inúmeros têm sido os benefícios para os usuários acompanhados, estando diretamente ligado a melhora significativa dos sinais e sintomas dos problemas de ordem mental e psicológica, promoção da qualidade de vida e resgate da autoestima.

Banner